A Jiripoca vai piar.

OPIPOCO MONTEIRO | segunda-feira, abril 30, 2012 |

Amigos da Rua do Arame, bom dia.

No São Joao de Monteiro, a Jiripoca vai piar.
Jiripoca é um peixe da Amazônia e do Pantanal. Mas no interior do sudeste, é uma gíria caipira, algo parecido com o bicho vai pegar. E o que danado uma gíria do sul cabe numa conversa de matuto, numa situação de nordestino? Cabe porque aquele cantor que não sabe dançar um xote tocado por Washington, mas que é bom pra animar rodeios tem seu maior sucesso parecido com os nossos justamente na catinga A JIRIPOCA VAI PIAR.
Se o governo municipal não deixar de inventar essa mania besta de trazer cantor ou duplas estranhas ao forró ou que imite o forró, a jiripoca vai piar. Principalmente nesse momento em que nossos agricultores estão de cuia na mão.
Não há nada contra o São João. Contrário sou a pagamentos exorbitantes que são destinados a esses bons profissionais  mas completamente fora do contextos de nossa tradição, esvaziando o bolso da secretaria de agricultura e transformando  a cidade em uma Finlândia Cariri , pela boca do secretario de turismo e eventos.
O gado morre e não berra. Mas a jiripoca  pia.
Segundo  um site de nossa cidade, nas festas juninas de 2009, 2010 e 2011 a prefeitura pagou algo muito  próximo a 540 mil reais por apresentações dos sertanejos, Leonardo, Zezé, Luciano, Bruno e Marrone que repito , não fazem  e nunca farão parte do cenário do nosso São João, fosse na Festa da padroeira ou aniversario da cidade... Mas, voltando aos valores. Pela média vamos supor que para ouvir a JIRAPOCA PIAR, ou a musica que pia com a jiripoca, a Prefeitura deverá gastar (não considero investimento) mais uns 180 mil reais. A prefeitura deveria passar a valorizar de verdade que é da terra. Não devemos louvar nem fazer apoteose para os bons sertanejos, mas investir e continuar a investindo em talentos como Fagundes, Nanado Alves, Vates e Violas, Alexandre Pé de Serra entre tantos que temos tão bons ou melhores que os famosos globais.
Em contrapartida a essa girandola de artistas devemos saber que a situação no sitio cachoeirinha é desoladora.
Segundo informações, metade do rebanho de gado de Monteiro ou morreu ou já foi vendido por falta de comida. Aqueles que ainda não morreram, estão sendo vendidos a preços muito baixos para que o produtor não perca o boi inteiro. Vendendo agora, ele evita um prejuízo maior.
O gado muge fraco, mas a jiripoca pia alto.
Pia a um valor de 180 mil reais.
Se fôssemos reverter o possível cachê de 180 mil reais em carradas de palmas, que ainda tem a venda em Serra Branca, Coxixola e outras cidades vizinhas, daria umas possíveis 90 mil carradas de palma. É que cada carrada de palma tem o valor de mercado de 200 reais.
A economia que move nossa cidade além da pecuária, é o funcionalismo publico e os aposentados. Com o gado morrendo, os aposentados em sua grande maioria enganchados em empréstimos consignados, restam os funcionários públicos. A prefeitura bem que poderia esquecer essa besteira de trazer gente que não faz parte de nossa cultura, do nosso cenário e fornecer transportes para a palma, gratuitamente, para todos os pecuaristas que não te condição de manter seu rebanho.
Segundo dizem, para o gado e seus criadores, já não há mais saída. Para eles a jiripoca piou antes do dia 28 de Junho.
***
E não será amanhã o anuncio do concorrente de Edna. No programa das 8, Carlos Batinga disse que a prorrogação para o próximo sábado seria por conta de uns ajustes que estavam sendo feito. Um desses ajustes já aconteceu ontem mesmo, quando o PT decidiu que não terá candidatura própria e apoiará o candidato escolhido pela oposição. Na reunião que aconteceu no escritório do vereador Paulo Sérgio e que foi decidido a prorrogação do prazo e também apresentação da pesquisa, foi também percebido que além do PT não sair sozinho, terá a companhia do PHS, PSC,PTB,PMDB,PC do B e PPL. PP e PR decidirão ainda essa semana.
Por aquilo que me foi dito, a oposição vem disposta a fazer valer seu projeto de retomar o governo municipal. A certeza que temos é que aqui, nesse assunto também, a jiripoca vai piar, mesmo depois do São João.
Amanhã é outro feriado. É dia de quem trabalha não trabalhar. Não todos. Fica aqui o meu abraço aos policiais em serviço amanhã, os vigilantes, os médicos, enfermeiros e radialistas de plantão.
Voltamos na quinta.
Bom dia Monteiro.
O PIPOCO

: