opipoco1@gmail.com

opipoco1@gmail.com

A COMPLICADA TAREFA DE ESCOLHER UM CANDIDATO A VEREADOR EM MONTEIRO.

OPIPOCO MONTEIRO | quinta-feira, junho 07, 2012 | 9 comentários

Algo importantíssimo em um vereador é o seu caráter. O seu candidato deve ser extremamente honesto, e o seu currículo não deve ter sequer um arranhão com relação a isso. Na câmara, ele receberá inúmeras tentativas de suborno, e para resistir a isso, deve ter uma honestidade inabalavel, um vereador deve ser alguém extremamente preparado intelectualmente, pois se não for assim, não saberá o que fazer na câmara. Para legislar bem, é preciso conhecimento e preparo, coisas que um analfabeto não tem. Portanto, se você pretendia votar num conhecido que é analfabeto ou quase isso, mas é boa pessoa, pode esquecer. No mínimo um curso superior, o vereador deve ter. Dê preferência aos formados,  que possuem um conhecimento mais especifico para a função. Não se preocupe se o candidato nunca ocupou um cargo público, o que o povo costuma dizer de “nunca ganhou pra nada”. Para ser um bom vereador não é preciso ter experiencia.

Um candidato a vereador não pode ver a  função como  um modo  de sobrevivência que  a  política proporciona inclusive para aqueles sem conhecimento no estilo " Tiririca". Nesse caso seus trabalhos serão direcionados na compra  da sua “ambulância” distribuição de títulos, empregos aos seus cabos eleitorais, enfim um "círco" vicioso.  É evidente que essa forma equivocada do papel do vereador encontra respaldo junto a muitos moradores locais e aí o círculo vicioso se fecha. Vereador  que não tem propostas para mudar a cidade e as condições básicas do povo, dedica-se na compra de remédios quando falta no pronto socorro , mesmo  que para isso reparta o salário de seus assessores, raramente irão cobrar o secretário de obras, mas só quando este tirar uma máquina de determinado serviço para atender a determinado vereador a pedido do gabinete. Porém diz o ditado da sobrevivência " Quem não “amarra o rabo” com o executivo não consegue tapar um buraco sequer na porta da casa da sua casa". O vereador de verdade deve atuar mais nas tarefas básicas do Legislativo. Em primeiro lugar, deve ela­borar leis que estabeleçam diretrizes para as políticas públicas , e na  Câmara Municipal votar leis verdadeiramente signi­ficativas para a população. Outro papel importante é a de fiscal da execu­ção orçamentaria pelo Executivo, garantindo que os recursos sejam executados de acordo com as prioridades estabelecidas. Os próximos vereadores não poderão  ter medo de contrariar o executivo , não ter medo de perder a chamada " boquinha"  ocupada por parentes, cabos eleitorais que venham a exercer cargos de  comissionados. "O mandato do vereador tem de ser construído em conjunto com os setores organizados da comunidade que tenham interesses legí­timos nas intervenções que o poder pú­blico vai realizar. Esse compartilhamento do mandato pode representar uma fonte de propostas e idéias de atuação no Legis­lativo".

O PIPOCO

:

POSTE UM COMENTÁRIO:
Não serão aceitos comentários de cunho pejorativo, obsceno, racista e ofensivo. Comentários abusivos, odiosos ou difamadores de qualquer pessoa ou instituição serão igualmente desconsiderados.

9 comentários

  1. Anônimo says:

    Bosco vc como se acha muito aconselhador eu te desafio para se candidatar a vereador e aposto que tu não terá 20 votos.

  2. Anônimo says:

    votei no filho de dona socorro e valeu até de mais o meu voto,pois moro no feliz retiro e através de seus requerimentos e pedidos pessoais a prefeita foi calçado 100%. obg, vereador lito.

  3. Anônimo says:

    bosco convida batinga pra vier ser vereador ai sim possa ser que ele ganhe. kkkkkkkkkkk.

  4. monteiro verdade says:

    esses vereadores que estão nessa legislação não tem nada do que foi citado pois mostre uma ação em beneficio do povo nunca levantaram a voz para defender o povo é vereador recebendo bolsa familia, vereador com onibus locado em nome de terceiro o povo não é besta essa prefeita que não tem compromisso com nossa cidade derrubando o que estar feito colocando no lixo dinheiro já gasto em outras administrações passadas e não conhece a história de monteiro portanto temos monteiro tirar essa cambada do poder para colocarmos sangue novo e sangue que corra em nossas veias isso sim podemos ser felizes e nossa cidade vai respirar felicidade

  5. Anônimo says:

    Pelo amor de Deus, caiam na real uma pessoa com esses atributos jamais entrará na política. infelizmente eles entram para se dar bem. aumentar seus patrimonios, arranjar empregos para parentes, receber subornos de prefeitos e etc. e nós eleitores somos os maiores culpados por isso. pois a grande maioria troca o voto por pneu de moto, saco de cimento, milheiro de tijolo e outra cosita mais. enquanto o voto for obrigatório teremos que conviver com essas duas mazelas. vereadores e eleitores corruptos.

  6. Anônimo says:

    Á GRANDE MAIORIA SÃO FARINHA DO MESMO SACO.

  7. Anônimo says:

    O segundo comentário deve ser de uma dessa que recebem penssão alimenticia do Vereador que ela se refere poque menino é o que sabe fazer.

  8. Anônimo says:

    Esta foi a Camara mais imoral,suja venal,que já se viu na história de MONTEIRO. Vamos tentar melhorar com os novos se não der certo daqui a 4 anos rua denovo.

  9. Anônimo says:

    OOOOOOOOOOOOOOOOO GOSTARIA COM TODO RESPEITO AO POVO DE MONTEIRO,QUE ESSA LEGISLATURA QUE AINDA SE ARASTA,FOSSE COM O PROXIMO PREFEITO ,QUE SEJA CONRADO COM PUNHO FORTE,QUE SEJA UMA PAGINA VIRADA NA (HI)SE FOSSE POSITIVA MAS,ESTÓRIA DE MONTEIRO,MONTEIRO E O POVO DE MONTEIRO SÓ TEVE PREJUIZO E DOS GRANDES,DEPOIS A JUSTIÇA MOSTRARÁ,SIM O MESMO ACOTEÇA COM ESSA CÂMARA CHEIA DE NEGOCIATAS AS ESCURAS,VAMOS APAGAR ESSE MANDATO MAU DA HISTÓRIA DE MONTEIRO.