O servidor do Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba Manoel Anizio Ferreira de Sá produziu um folheto escrito em literatura de cordel, intitulado “Direito Eleitoral em Verso”, como forma de trabalho educativo e conscientização do eleitorado acerca da relevância do exercício consciente do direito ao voto, em relação ao pleito 2014.

O material, que está dividido em duas partes (eleições e carreatas), lembra o eleitor da importância de exercer seu direito de votar para decidir o destino do país e ressalta que, apesar de permitidas, as carreatas devem respeitar normas para não violar outros direitos. Manoel Anizio conta que escreveu o cordel após uma solicitação da assessora de comunicação Íris Porto, que queria incluir o texto do servidor numa peça publicitária. “A partir da leitura, peguei os argumentos, a ideia para fazer os versos”, conta Manoel se referindo à notícia publicada pela Assessoria de Comunicação (Ascom) do MPF na Paraíba sobre representação contra partidos e coligações para adequação de carreatas.

Além do “Direito Eleitoral em Verso”, Manoel Anizio já produziu dois outros dois cordéis: “Direito Penal Rimado” e “O Cordel do Futebol”. Sem a ajuda de ninguém, ele mesmo escreve, imprime, corta e grampeia o material. “É uma coisa divina. Não é só a pessoa querer, ela tem que ter argumentação e conhecimento”, declarou.


Íntegra do cordel “ Direito Eleitoral em Verso” (http://issuu.com/ascommpfpb/docs/cordel_dir_eleitoral_em_verso)

Gislayne Rodrigues / Iris Porto

Assessoria de Comunicação

Procuradoria da República na Paraíba
Fone Fixo: (83)3044-6258
Celular: (83) 9132-6751

No twitter: MPF_PB


Antônio Radical (PSTU):

- A assessoria não divulgou a agenda do candidatoaté o presente horário;

Cássio Cunha Lima (PSDB):

- Manhã: Gravação para o guia eleitoral;

- Tarde: Reunião com coordenação de campanha;

- Noite: 22h00 - Debate com candidatos ao Governo do Estado na TV Cabo Branco.

Major Fábio (PROS):

- A assessoria não divulgou a agenda do candidato até o presente horário;

Ricardo Coutinho (PSB):

- Noite: 22h - Debate na TV Cabo Branco - João Pessoa.

Tárcio Teixeira (PSOL):

- Manhã e Tarde: Preparativos para o debate da TV Cabo Branco/Globo;

- Noite: Participa de debate entre candidatos ao Governo da Paraíba na TV Cabo Branco/Globo.

Vital do Rêgo Filho (PMDB):

- Manhã: Visita comerciantes da Empasa, em João Pessoa, a partir das 7h;

- Tarde: Faz reunião com a coordenação de campanha;

- Noite: Participa de debate nas TVs Paraíba e Cabo Branco, transmitido do estúdio da TV Cabo Branco, em João Pessoa.


A Escola Instituto Educacional José Pereira do Nascimento, localizada na cidade de Monteiro, foi furtada na madrugada desta segunda-feira (29). De acordo com informações repassadas pela polícia, o vigilante  Josemário da Silva, identificou que os portões da escola estavam abertos por volta da 00h30.

Os acusados arrombaram o portão e subtraíram do instituto dois computadores, duas impressoras e dois botijões de gás. A polícia relatou ainda que os acusados utilizaram um veículo para praticar o assalto, pois havia marcas de pneus nas proximidades da escola.
O caso foi levado até a delegacia para ser investigado.
com De Olho No Cariri

A Prefeitura Municipal de São Sebastião do Umbuzeiro, através da Secretaria do Trabalho e Ação Social, CRAS e em parceria com a Secretária de saúde, realizou na noite desta segunda feira (29), uma grande festa em comemoração ao dia do  Idoso.

Os idosos tiveram a oportunidade de comemorar o seu dia com diversões variadas, tais como apresentação da Dança do Pau de Fita, com as crianças do Serviço De Convivência e Fortalecimento de Vínculo SCFV- antigo Peti, atividades físicas aferição de pressão e aeróbicas e distribuição de brindes; na ocasião foi servido ainda um lanche para os presentes.

A animação da festa ficou por conta de Daniel Medeiros  e Herues Tavares. O Prefeito Chico Neve,  parabenizou a todos os idosos umbuzeirense,  por este dia tão especial para eles e, principalmente para nós, pois temos a oportunidade única de estarmos juntamente ao lado de cada um deles neste dia tão maravilhoso.

“Parabéns Idosos! Que Deus esteja ao lado de cada um de vocês lhes abençoando com Saúde, Paz, Felicidades, Harmonia e Grandes Realizações”!


http://discoverymulher.uol.com.br/shared_content/uploads/2012/05/Buena-salud-para-tu-corazon-620x360.jpg
Do total de óbitos registrados, 100 foram em pessoas com quadros de hipertensão arterial

Estresse constante, má controle da alimentação e falta de exercícios físicos. Esses são alguns dos fatores que podem causar complicações à saúde humana, a exemplo do desenvolvimento de doenças cardiovasculares e, em alguns casos, levar o paciente a situação de óbito. Segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), da Secretaria de Saúde de Campina Grande, 447 pessoas morreram do período de janeiro a agosto deste ano, vítimas de doenças cardiovasculares.

Do total de óbitos registrados em consequências das doenças cardiovasculares em Campina Grande, 100 foram em pessoas com problemas de hipertensão que tiveram o quadro de saúde agravado, 148 vítimas de infarto agudo, 49 por insuficiência cardíaca, 27 por causa da miocardiopatia, doença que afeta o músculo do coração, três por aneurisma, que causa a dilatação dos vasos sanguíneos e duas por aterosclerose, conhecida pela inflamação crônica dentro dos vasos sanguíneos.

O médico cardiologista Mateus Veloso disse que o diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares e, também vasculares, já que futuramente pode afetar o coração, favorece o tratamento. “A identificação precoce e o primeiro passo que todos devem fazer em casos de sintomas, porém, de nada adianta o diagnóstico se não acontecer o tratamento”, disse.

Mateus Veloso alertou que o estilo de vida moderno não é favorável para a saúde. “O que temos hoje é uma realidade onde os jovens e os adolescentes permanecem cada vez mais acomodados. Se observarmos, por exemplo, o nosso dia dia, não costumamos mais levantar para mudar o canal da televisão; não vamos fazer compras na padaria da esquina caminhando; se vamos até outro bairro, pegamos o ônibus, ou seja, todos os nossos percursos hoje estão facilitados e isso, de certa forma, é um risco à saúde”, disse.

AÇÃO CONSCIENTIZA SOBRE PREVENÇÃO
Idosos, adultos e jovens que utilizam o espaço do Parque da Criança, localizado no Centro de Campina Grande, para fazer caminhadas e a prática de exercícios físicos, receberam na manhã de ontem orientações de cardiologistas que estiveram no local prestando atendimento à população em uma ação desenvolvida pelo programa Mexe Campina, em parceria com a clínica AngioCardio, em alusão ao Dia Mundial do Coração, comemorado no último domingo.

Com o tema “Se você pensa que o coração é de papel... Ele não é”, a ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prática de exercícios físicos como medida de prevenção do desenvolvimento de doenças. Segundo o cardiologista que participou da ação, Mirabeau Maranhão Leite, a prática de exercícios físicos e o controle da alimentação diminuem os riscos de futuras doenças. “A prática de atividades físicas e uma alimentação adequada contribuem bastante para uma vida mais saudável, o que diminui as possibilidades do desenvolvimento de doenças cardiovasculares”, disse.

O aposentado Joaquim Régis, 76 anos, sofre de hipertensão, mas faz diariamente a prática de caminhadas. Segundo ele, o cuidado com a saúde deve sempre estar como primeiro pensamento. “Eu costumo caminhar todos os dias, faço a aferição da pressão e obedeço às orientações médicas. O cuidado com a saúde é essencial, nunca devemos ter medo da doença ou deixar de ir ao médico. Este é o segredo”, comentou.

Os atendimentos tiveram início às 6h30 e encerraram-se às 9h. Além do Parque da Criança, o programa fará ações em outros 13 pontos da cidade, incluindo os distritos de Galante e São José da Mata. O desenvolvimento das ações do programa Mexe Campina Grande beneficia mensalmente o público de 43 mil pessoas.


Um policial militar suspeito de ter atirado na dançarina Diana Tavares, de 23 anos, se apresentou nesta segunda-feira (29) na Delegacia de Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. O suspeito é ex-namorado da vítima, que também trabalha como assistente de palco em um programa de televisão de Natal. A arma do PM também foi apreendida e será levada para perícia no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep). A jovem foi baleada na perna no dia 20 de setembro ao sair de uma academia de musculação em São Gonçalo do Amarante.

Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (29), o delegado Márcio Delgado explicou que o PM foi autuado por tentativa de homicídio e liberado para responder pelo crime em liberdade. “As testemunhas identificaram o PM e o próprio policial procurou a família da vítima para pedir desculpas por ter atirado”, afirma.

O delegado acrescenta que o crime foi motivado por ciúmes. De acordo com as testemunhas ouvidas pela Polícia Civil, o policial contou que viu a dançarina dentro de um carro com outro homem na saída da academia de musculação. “Apesar de ter relatado o crime para a família da vítima, ele se resguardou ao direito de permanecer calado e só falar diante de um juiz”, diz. O PM está lotado atualmente no 3º Batalhão da Polícia Militar, em Parnamirim, na Grande Natal.

A dançarina usou uma rede social na madrugada deste sábado (27) para relatar como está se sentindo após ter sido vítima de um atentado que quase lhe custou a perna direita. A jovem permanece internada na enfermaria do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, onde se recupera do tiro que levou. No Facebook, ela escreveu: ”Achei que tinha sido um sonho”.

Diana relata que, ao acordar no hospital, ficou assustada. “Saí arrancando tudo, gritando sem sentir minha perna, desesperada. Tiveram que me sedar porque não conseguiam me controlar. Quando acordei mais calma, fiquei sabendo que minha perna talvez seria amputada, e isso pra mim foi desesperador. Mas o médico falou: tenha fé e ore que tudo vai da certo”, diz.

A postagem, segundo ela, foi a primeira depois do acontecido. “É só um resumo de tudo que estou passando. Toda dor que estou sentindo, cada injeção na barriga que estou tomando, tudo isso só serve para agradecer e louvar muito ao senhor pela segunda chance de poder estar aqui contando minha história”.

Por fim, a dançarina diz que aos poucos está sentindo os movimentos da perna, assim como alegria também. “O sorriso está voltando ao meu rosto! Jesus Cristo e Deus pai todo poderoso estão me preparando para obras futuras”, finaliza.

G1
   

Bancários de bancos públicos e privados decidiram em assembleias realizadas nesta segunda-feira (29) entrar em greve a partir de terça (30), por tempo indeterminado, segundo informou em nota a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Até as 22h desta segunda, 20 estados confirmaram adesão à greve, além do Distrito Federal: Acre, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe.

O que para e o que funciona

Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT, informou que a greve será iniciada apenas em agências bancárias. Caixas eletrônicos, serviços de teleatendimento e centros administrativos continuam funcionando.

Porém, segundo Cordeiro, existe a possibilidade de estender a greve a outros setores se as negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) demorarem. "A nossa greve sempre começa pelas agências bancárias. A cada dia que passa que isso [acordo entre a categoria e os bancos] não ocorre, a greve tende a crescer e atingir setores mais estratégicos", diz Cordeiro.

Reivindicações dos bancários

Os trabalhadores que decidiram pela greve pedem reajuste salarial de 12,5%, além de piso salarial de R$ 2.979,25, PLR de três salários mais parcela adicional de R$ 6.247 e 14º salário. A categoria também pede aumento nos valores de benefícios como vale refeição, auxílio creche, gratificação de caixa, entre outros.

Além do aumento de salário e benefícios, os bancários também pedem melhores condições de trabalho com o fim de metas consideradas abusivas, combate ao assédio moral, igualdade de oportunidades, entre outras demandas.

No sábado (27), o Comando Nacional dos Bancários confirmou o indicativo de greve mesmo após uma nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). As instituições financeiras elevaram o reajuste de 7% a 7,35% para os salários, enquanto o aumento no piso da categoria foi de 7,5% para 8%. No entanto, os novos índices foram considerados insuficientes pelos bancários em reunião realizada em São Paulo.

Em 2013, os trabalhadores do setor promoveram uma greve de 23 dias, que foi encerrada após os bancos oferecerem reajuste de 8%, com ganho real de 1,82%. A duração da greve na época fez a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) pedir um acordo para o fim da paralisação, temendo perdas de até 30% nas vendas do varejo do início de outubro.

G1
“Cair para terceiro nas pesquisas deve ter perturbado Wilson”, diz José Maranhão
O presidente do PMDB no estado e candidato a senador pelo partido, José Maranhão, disse hoje no começo da noite que seu adversário Wilson Santiago teria perdido o bom senso ao contar como adesões lideranças que já o apoiavam: “Sempre respeitei Wilson Santiago, principalmente, porque já foi meu aliado. Mas ele está requentando apoios que sempre votaram nele. Deve ter perdido o bom senso. Isso só pode ser o resultado das últimas pesquisas, que agora o colocam em terceiro lugar, perde até pra Lucélio. Acho que cair pra terceiro deve tê-lo perturbado”, afirmou José Maranhão. 

O candidato do PMDB, que lidera todas as pesquisas de opinião divulgadas até agora, com mais que o dobro do percentual de qualquer um dos seus concorrentes, afirmou que os prefeitos Dudu de Brizola, de Rio Tinto; João Ribeiro, de Jacaraú; Domingos Neto, de São José de Piranhas; Adriana Andrade, de Pilões; Ailton Suassuna, de Tavares; Nael Rosa, de Malta; Marta Mousinho, de Sertãozinho e Danísio Mangueira, de Triunfo, sempre estiveram do lado de Wilson e não podem ser contabilizados como adesão, “adesão é quando a gente conquista o voto que não tinha. O que já tinha não conta”, ironizou. 

José Maranhão afirmou ainda que o partido, por enquanto, não estuda nenhuma medida contra prefeitos do PMDB que tenham anunciado apoio a outras candidaturas, “temos uma tradição democrática”, concluiu.
Ao lado de Assis Quintans, Batinga faz caminhada pela feira livre em Sumé
O deputado estadual e candidato a reeleição Carlos Batinga (PSC), participou na manhã desta segunda-feira (29), de uma caminhada na feira livre do município de Sumé. Batinga esteve acompanhado do deputado Assis Quintans, e várias lideranças políticas de Sumé, que apoiam sua reeleição.

Batinga e Assis Quintans caminharam juntos pela feira livre e avenida principal de Sumé, onde na oportunidade cumprimentaram e abraçaram os sumeenses.

Assis Quintans declarou que decidiu apoiar a candidatura de Batinga, devido ao seu compromisso e dedicação com Sumé e região, sendo a melhor opção para o Cariri.

Já o deputado Carlos Batinga, tem agradecido o carinho e apoio de Sumé e de todo o Cariri, e essa receptividade só aumenta sua responsabilidade de continuar defendendo os interesses da região.

Além de Carlos Batinga e Assis Quintans, participaram também, o vereador Sabugo, os ex-vereadores Vicente Lourenço e Jacquelline Oliveira, o líder político Magno Suetônio, entre outras lideranças locais.

O carinho recebido pelas pessoas durante a caminhada, não fica dúvidas, que o deputado Assis Quintans ainda é o maior líder político de Sumé.
Polícia Ambiental prende 11 em Sumé e Monteiro por caça à arribaçãs
Nos oito primeiros meses de 2014, a Polícia Ambiental da Paraíba já apreendeu 1.755 animais silvestres que foram capturados irregularmente. Desses, 508 foram descobertos só em agosto, sendo 80% deles aves da espécie ribaçã. Até o final do ano, a corporação promete intensificar fiscalização no Sertão, onde há mais incidência desse tipo de crime.

“As ribaçãs capturadas já estavam abatidas. Foi em uma operação à noite, em Sumé e Monteiro. Apreendemos os caçadores, armas e roupas camufladas. Foram 11 pessoas envolvidas”, contou o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, major Tibério Leite, que destacou o empenho da corporação em combater o tráfico e comércio de animais silvestres.

Major Tibério explicou que esse tipo de prática criminosa acontece principalmente em período de migração das aves. “Elas ficam vulneráveis. São aves consumidas na Paraíba, que vão para bares da região do Sertão e João Pessoa, além de feiras”, acrescentou.

A multa para esse tipo de crime é de R$ 500 por ave silvestre abatida. Só nas duas operações realizadas em Sumé e Monteiro, no Cariri Oriental, foram R$ 222 mil de prejuízo para os responsáveis.

Além da ribaçã, outro pássaro silvestre que é alvo de capturas irregulares é o galo de campina. A caça ilegal de aves em geral é comum em Campina Grande e no Sertão. “Por isso vamos intensificar a operação no Sertão”, garantiu major Tibério. “Há outras regiões onde há registros de outros tipos de crimes ambientais, como a extração de areia com incidência em Cruz do Espírito Santo (Zona da Mata) e Mogeiro (Agreste)”, exemplificou.

Somente em agosto, a Polícia Ambiental apreendeu 13 espingardas e duas carabinas que estavam sendo utilizadas para práticas criminosas contra animais silvestres, e uma ferramenta artesanal utilizada por caçadores, confeccionada com um tudo de plástico, espoletas, pólvora e chumbo. Esse aparato foi encontrado nos municípios de Mari, Santa Rita (ambos da Zona da Mata) e Frei Martinho (microrregião do Seridó Oriental).

Ações ostensivas de policiamento – A Polícia Ambiental é um setor especializado da Polícia Militar. Por isso, suas ações também se estendem à segurança pública na zona urbana, apoiando atividades ostensivas da PM em bairros.

Atualmente, o batalhão da Polícia Ambiental é responsável por comunidades como Santa Clara e São Rafael, em João Pessoa, combatendo tráfico, furto e assalto.
caririligado
 Durante roubo: Agricultor é ameaçado com arma na cabeça na zona rural de Monteiro

A polícia militar registrou mais um roubo na zona rural de Monteiro neste domingo (28). Trata-se do agricultor Cleidivaldo Cabral da Silva, 32 anos, residente no Sítio Tamanduá que foi ameaçado com uma arma na cabeça pelos bandidos que roubaram sua residência.

Segundo informações da PM, uma dupla armada num veículo Fiat Pálio prata ameaçaram a vítima e ainda roubaram a quantia de R$ 250,00. Na fuga, os bandidos travaram a motocicleta da vítima e levaram a chave.

Um dos acusados era moreno, alto, forte e usava cavanhaque o outro era mais baixo, magro e moreno. A polícia realizou buscas sem sucesso na tentativa de prender os bandidos.

DE OLHO NO CARIRI
Por volta das 16 horas e 40 minutos desta segunda-feira (29), na cidade de Serra Branca houve mais um acidente de moto envolvendo uma jovem. 

A vítima a jovem Adailda Maria da Silva, 22 anos, moradora do bairro dos Pereiros, em Serra Branca conduzia uma moto POP preta, placa OFF 1626, de Serra Branca/PB e acabou caído sozinha da moto nas proximidades da Praça Joaquim Gaudêncio, no centro da cidade. 

Segundo informações de pessoas que estavam no local, ela sofreu algumas escoriações e uma pancada na cabeça, perdendo sangue e deixando os seus familiares bastante preocupados. 
A vitima foi encaminhada para o Hospital Geral de Serra Branca e atendida pelo médico plantonista. A mulher passa bem.

Mais informações a qualquer momento.
CARIRI EM AÇÃO
OPIPOCO
Vaqueiro bate cabeça em árvore e morre durante "pega de boi no mato" em Caturité

O vaqueiro Edmilson Alves Monteiro, natural do município de Boa Vista, Cariri paraibano, morreu por volta das 11 horas do último domingo (28) durante um "pega de boi no mato", em Caturité.
Segundo informações obtidas pelo helenolima.com, Edmilson participava do "pega de boi no mato" quando bateu a cabeça numa árvore e veio a óbito.
O "pega de boi no mato" era realizado na Estância Vovó Bia, em Caturité, que também fica no Cariri.
Edmilson era bastante conhecido e querido em Boa Vista e, inclusive, participou das gravações de um documentário denominado "Quando eu vestia meu terno de couro triste", que fala sobre a profissão de vaqueiro.
O que é um "Pega de Boi no Mato"?
 
Nas fazendas de antigamente, o gado era criado solto na caatinga. A cada temporada ou fim de estação, os fazendeiros organizavam o que eles chamavam de “pega de boi”.
 Uma festa onde se reuniam todos os vaqueiros da região para pegar o gado que vivia na solta e que seria marcado a ferro, castrado e conduzido para áreas onde os pastos existissem em maior abundância.
Essa tarefa era difícil. Os animais viviam em áreas de mato fechado, cheias de espinhos e galhos secos.
O exercício de capturar o boi no mato exigia do vaqueiro extrema perícia e coragem. Depois acabou criando heróis e muitas lendas entre os homens rudes do campo.
Os melhores e mais corajosos eram reverenciados como ícones.
O “pega de boi” começou a ganhar nova roupagem e sair do meio do mato para chegar às cidades onde ganhou platéia e seguidores com a vaquejada.
Heleno Lima .com

 Os dias passam e cada vez mais a população monteirense  reclama da falta de chuva e consequentemente do calor infernal  registrado nos últimos dias. Essa sensação térmica é ainda maior nas áreas que abrangem a área Central da cidade, com a umidade do ar e velocidade dos ventos baixas, chegando a temperaturas que ultrapassam os 33°C.

 Nesta Segunda -feira 29, a cidade de Monteiro registrou 34°C, umidade relativa do ar de 22% e ventos que não chegaram a 17 KM/h.
 Com todo esse calor "A Senhora Cagepa" irresponsável como sempre, sem aviso prévio  ainda resolveu deixar a população da cidade sem água, por boa parte do dia.Tomara que a temperatura  baixe e a Cagepa não venha novamente cortar o fornecimento de água. Porque com um calor desse e  sem  água, só nos resta correr nu.


OPIPOCO
  

A Associação de Deficientes e Familiares (Asdef) está com vagas tanto para pessoas com necessidades especiais quanto para profissionais intérpretes de Libras, transcritores de Braile e cuidadores, com salários que chegam até R$ 2.166,95. Para participar da seleção, basta enviar currículo com foto para inclusao@asdef.com.br. Veja abaixo outras vagas para a Capital e outras cidades do estado.

 Em Monteiro, há vaga para intérprete de Libras com salário e auxílio alimentação no valor de R$ 2.166,95, com carga horária de 40h semanais. Outra vaga disponibilizada para a cidade é a de transcritor de braile, com salário e auxílio alimentação de R$ 1.086,20 e carga horária de 20h semanais.

 As vagas para intérpretes de Libras e transcritores de Braile são para o convênio da entidade com o IFPB em Monteiro, Patos e Guarabira. A seleção acontece apenas na próxima quinta (2), às 14h, na sede da Asdef, em João Pessoa.

Na cidade de Patos, é disponibilizada vaga de cuidador, com salário e auxílio alimentação de R$ 847,20 e carga horária de 20h semanais.

João Pessoa

Além das vagas acima, a Asdef faz o intermédio para oportunidades em outras empresas. Uma loja em João Pessoa seleciona pessoas com necessidades especiais para atuar como operador de vendas e serviços. Não é necessário ter experiência e o grau de escolaridade exigido é ensino médio completo.

O salário oferecido é o comercial acompanhado de benefícios como plano de saúde Unimed, refeição na loja, vale transporte, plano odontológico, convênio com farmácia e desconto em universidades. As principais atividades desenvolvidas serão a arrumação de cabides e reposição de mercadorias na área de vendas.

Outra vaga oferecida é para serviços gerais em uma faculdade de João Pessoa. A vaga, para pessoas com deficiência, também não tem exigência de experiência e a escolaridade exigida é ensino médio completo. A empresa oferece salário e vale transporte.

Os interessados nessas vagas podem comparecer à Asdef durante toda a semana para realizar o processo seletivo. Para concorrer às vagas, além do currículo, o candidato deve comparecer à seleção com o laudo da deficiência homologado.

Em todas as cidades divulgadas, além das vagas oferecidas, também será realizada seleção para cadastro reserva de intérpretes de Libras, transcritores de Braile e cuidadores, cuja seleção será realizada na mesma data e horário. A Asdef fica localizada em João Pessoa, na rua Manoel Paulino Júnior, 454, no bairro de Tambauzinho, por trás do Shopping Moriah.

OPIPOCO




 
Esta semana, a agenda de compromissos dos candidatos ao Governo do Estado se intensifica. Faltam apenas seis dias para o pleito deste ano.

Nesta segunda-feira, o candidato à reeleição pelo PSB, governador Ricardo Coutinho, fará uma caminhada na Comunidade Renascer em Cabedelo, às 16h. O local de concentração será na entrada da comunidade na BR-230, próximo à Projecta. Já, às 18h, Ricardo participa de carreata no bairro de Mandacaru e Alto do Céu em João Pessoa. A carreata se concentrará nas cinco bocas de Mandacaru. Às 20h o candidato estará em Caaporã onde fará uma caminhada. A concentração será na Rua Clemente Pereira, em seguida haverá um comício na Rua Presidente Costa e Silva.

O senador Cássio Cunha Lima, candidato ao Governo pelo PSDB fará nesta segunda-feira (29) um circuito final de visitas ao Sertão do Estado. Ele visitará as cidades de Bom Jesus, Cajazeiras, Aparecida, Pombal, Malta e Patos. Às 16h realizará um comício relâmpago no Centro de Cachoeira dos Índios. Em seguida, às 17h fará outro comício relâmpago no Centro de Bom Jesus, na Rua 5 de novembro. Às 18h, participará também de um comício na Rua Padre Rolim, centro de Cajazeiras. Já às 19h20 haverá uma saudação no centro de Aparecida, na Praça, no caminho para Pombal. Às 20h15, Cássio falará ao povo de Pombal em um comício no Centro da cidade. Às 21h30, o candidato saudará Malta no Centro da cidade. O candidato encerra o dia com um comício em Patos, na Rua Bossuet Wanderley, marcado para começar ás 22h15.

Tárcio Teixeira do PSOL divulgou a agenda da semana – Hoje (29) pela manhã, Tárcio concede entrevista coletiva à ABRAJET-PB. A tarde ele faz panfletagem na integração e no Centro de João Pessoa e a noite também faz panfletagem na UFPB. Na terça-feira (30), Tárcio se concentra nos preparativos para o debate da TV Cabo Branco/Globo e a noite participa de debate entre candidatos ao Governo da Paraíba na TV Cabo Branco/Globo.

Já na quarta-feira (01), o candidato se concentra nos preparativos e participação para o debate entre os candidatos na Rádio Correio. Às 19h acontecerá o “#Diálogo50: O que é ser candidato ao Governo da Paraíba?”, que será no comitê com transmissão online pelo @tarcioteixeira. Nos dias 02, 03 e 04 de outubro, Tárcio fará o #Meta50: Realização de panfletagem em 50 pontos da Grande João Pessoa.

No domingo pela manhã, o candidato votará na Central de Aulas da UFPB (Seção 135). A tarde, acompanhará alguns militantes do PSOL em votação na cidade de João Pessoa, entre eles/elas: Nelson Junior (candidato ao Senado); Marcos Dias (candidato a vice-governador); Avenzoar Arruda (Ex-deputado federal); Renan Palmeira (Ex-candidato a prefeito de João Pessoa e candidato a deputado federal); Ciço Filho/Seu Ciço (candidato a deputado estadual); Fátima Santos (candidata a deputada estadual); e Silvio Calaço (candidato a deputado federal). E a noite acompanhará a apuração com a militância (local a definir).

O candidato do PSTU, Antônio Radical (PSTU), participa nesta segunda-feira (29) pela manhã de sabatina na Escola Lourdinas, em Campina Grande. À tarde faz panfletagem na UEPB e à noite tem reunião com apoiadores também em Campina.

Até o momento, os candidatos Vital do Rêgo Filho e Major Fábio não divulgaram suas agendas.
foto facebook
Por volta das 18h de ontem  (28), a GT efetuava rondas na cidade quando foi informada pela CPM que no endereço supracitado havia ocorrido um acidente de trânsito envolvendo uma moto CG 150 Titan placa: KLB 1371, cor azul. Chegando ao local foi constatada a veracidade dos fatos. A vítima 01 já havia falecido e a vítima 02 tinha sido socorrida para o Hospital local e em seguida transferida para o Hospital Regional do Agreste em Caruaru, vindo esta a faleceu durante o deslocamento. Segundo testemunha, o veículo causador do acidente evadiu-se e trata-se de um Gol 1.6 placa: NKT 5637, cor cinza. O suspeito escondeu o veículo em sua própria residência, onde não havia  ninguém.  Diante dos fatos, a ocorrência foi passada a DP local para serem adotadas as medidas cabíveis.

FONTE: 3º BPM 


Uma criança de 3 anos de idade morreu depois se engasgar com uma uva, no sábado (27), em João Pessoa. O menino foi socorrido e levado para Hospital de Emergência e Trauma da Capital, mas já chegou na unidade sem respiração nem pulso, por volta das 17h30, segundo a enfermeira chefe do plantão, Fabiana Matos.

Ainda segundo Fabiana, na unidade hospitalar foram feitas várias manobras de ressuscitação, mas sem sucesso. “Nós passamos mais de 22 minutos só fazendo massagem cardíaca”, comentou a enfermeira chefe. Ela também explicou que por causa da complexidade do quadro, o menino foi atendido na área vermelha do hospital, que tem estrutura para fazer o entubamento de pacientes, entre outros recursos.

Quando a equipe médica entubou a criança, conseguiu retirar a uva, que, segundo Fabiana Matos, saiu inteira. A enfermeira chefe chamou atenção para esse fato porque, segundo ela, “caso houvesse algum parente ou vizinho que tivesse orientação sobre como prestar primeiros socorros em engasgos de criança, a morte poderia ter sido evitada”.

Segundo o relato feito pelos parentes à equipe do hospital, a família estava reunida para um habitual encontro de fim de semana. O avô do menino foi o primeiro a perceber o engasgo. O corpo da criança foi velado na tarde deste domingo (28) na Central de Velórios Rosa de Saron, no bairro de Jaguaribe. O enterro aconteceu no cemitério Parque das Acácias, no José Américo.

OPIPOCO
Com G1PB
RC centra fogo em Cássio e volta a detonar salário de “marajá” no valor de R$ 52mil

 O governador Ricardo Coutinho (PSB) voltou a acusar o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) de acumular uma pensão de ex-governador com o salário de senador da República somando um salário acima do teto constitucional que é de R$ 29 mil, o equivalente ao que recebe um ministro do Supremo Tribunal Federal.


O assunto foi lançado pelo socialista durante debate promovido pela TV Clube e provocou ampla repercussão na Paraíba, Cássio rebateu revelando que está separado da ex-primeira dama Silvia Cunha Lima e que ela que recebe sua pensão de ex-governador e revelou ainda que solicitou a Secretaria de Administração do Estado que a pensão fosse destinada a sua ex-esposa e que se há ilegalidade, o governo do estado é conivente.


Ao ser questionado durante entrevista a uma emissora de rádio em João Pessoa, Coutinho não perdeu a oportunidade de alfinetar o seu algoz:


“Eu não sabia que ele estava ganhando R$ 52 mil. Ele ainda tentou justificar e incluiu a ex-mulher dele na situação, dizendo que era para pagar pensão”, ironizou. Ricardo cobrou uma postura decente por parte do líder da família Cunha Lima:


“O povo não quer saber disso. O que ele faz com o dinheiro é problema dele. O problema é que o teto do servidor público é de R$ 29 mil e ele precisa dar retorno desse dinheiro à população”, cutucou.


ENTENDA: O assunto foi lançado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) ao trazer para o debate entre os candidatos a govenador promovido pela TV Clube, um tema pessoal da vida do senador Cássio Cunha Lima e acabou causando constrangimento ao programa. Na resposta, Cássio rebateu Ricardo e o chamou de oportunista por “usar as pessoas como aliadas e depois ataca-las”.


Ricardo acusou Cássio e acumular uma pensão de ex-governador com o salário de senador da República somando um salário acima do teto constitucional que é de R$ 29 mil, o equivalente ao que recebe um ministro do Supremo Tribunal Federal.


Cássio rebateu revelando que está separado da ex-primeira dama Silvia Cunha Lima e que ela que recebe sua pensão de ex-governador e revelou ainda que solicitou a Secretaria de Administração do Estado que a pensão fosse destinada a sua ex-esposa e que se há ilegalidade, o governo do estado é conivente.


“Ricardo tem uma característica que é ser oportunista. Quando uma pessoa lhe convém ele elogia, quando não lhe serve mais é ataca. Eu lamento que se traga para um debate uma questão pessoal”, destacou o tucano.


PB Agora

Pelo whatshap, irmão de Cássio Cunha Lima e vereador da bancada de Romero aliado de RC batem boca 
Com vários toques no aparelho celular, o vice-prefeito de Campina, Ronaldo Cunha Lima (PSDB) bateu boca com o vereador Murilo Galdino (PSB) da bandada do prefeito Romero Rodrigues (PSDB). Por meio de uma conversa em um dos grupos da redes sociais, Ronaldinho questionou o posicionamento de Murilo de não ter apoiado seu irmão Cássio Cunha Lima (PSDB) que disputa o cargo de governador. Murilo Galdino apoia a reeleição de Ricardo Coutinho (PSB).

Durante a conversa, RCL, disse em um dos grupos do whatshap que ambos estão denominado “noticias exclusivas” que Murillo é uma das maiores decepções do grupo Cunha Lima. Em 2012, o vereador socialista estava na chapa proporcional de Romero e Ronaldo (prefeito e vice) e foi eleito pela coligação. “Deixe de hipocrisia Murilo. Eu teria vergonha no seu lugar. Honre os votos que essa cidade lhe deu. Tenha vergonha!!!

Murilo que apoia o candidato a deputado estadual Adriano Galdino, defendeu o RC dos ataques do tucano e procurou mostrar que o socialista tem trabalhado por Campina.

Ainda na conversa, Ronaldinho chamou RC de um tirano e malfeitor, disse que Murilo era uma grande decepção e que Campina nunca iria perdoar o vereador por essa traição”.

Murilo rebateu pedindo respeito do irmão de Cássio, e que tivesse calma. “Respeite a opinião contraria e respeite a democracia. Tenha calma Ronaldinho só falta uma semana. Essa revolta tão grande são apenas interesses próprios contrariados. E nunca trai ninguém você me respeite. E nem vou falar em decepção é melhor calar”, falou Galdino.

Na treplica, Ronaldo Cunha Lima, disse que não o respeitava. “Eu não defendo bandido (numa referência a RC). Você vai me dar razão em algumas horas”.

Redação
O crime aconteceu por causa de uma discussão na Rua Adelaide Novais, no Bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.

                                  Jônata foi morto em via pública (Crédito: Aguinaldo Mota)

Um homem identificado por Eduardo foi preso na noite desse domingo, 28, apontado como autor dos disparos que mataram Jonata da Silva Lima. Uma mulher, Janaina Costa Leite, 24 anos também foi ferida pelos disparos numa das pernas.

Consta de informações colhidas pela polícia que, o crime aconteceu por causa de uma discussão na Rua Adelaide Novais, no Bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.

O acusado, Eduardo, que estava armado com uma pistola efetuou os disparos que atingiram o casal. Ele foi levado para a Central de Polícia para ser autuado em flagrante, enquanto que Janaína foi socorrida para o hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena onde se encontra internado e o quadro clínico dela é regular.


                                   Janaína fo baleada na frente de casa (Crédito: Aguinaldo Mota)

Também no Hospital de Trauma está internada Janaina Kelly Alves da Silva, 20 anos, moradora do Bairro do Grotao. Segundo informações da polícia, a mulher teria acompanhado o cunhado até a porta da residência, pois estava saindo para trabalhar.

Mas ele esqueceu o capacete e voltou. Nesse momento a jovem que havia ficado na frente da casa foi surpreendida por um homem em uma moto que efetuou vários disparos contra a jovem que foi atingida com um tiro nas costas. O próprio cunhado providenciou o socorro de Janaína, na moto, para o Trauma. O estado de saúde dela também é considerado regular.

Cardoso Filho
WSCOM Online


A ONG Pró-Crianças e Jovens Diabéticos – ONG Pró-Diabéticos, de Campinas (São Paulo) acaba de lançar o portal Direitos dos Diabéticos (www.direitosdosdiabeticos.org.br), voltado para o empoderamento dos portadores de diabetes por meio da conscientização dos seus direitos, que reúne mais de 4.700 leis de interesse desse público. Segmentadas por localidade e assunto, as leis estão organizadas para serem acessadas de modo fácil, rápido e intuitivo pelos usuários. O site faz parte do projeto “O Bom Combate – Mapeamento Digital dos Direitos dos Portadores de Diabetes”. Há informações sobre as Leis do Estado da Paraíba que beneficiam os portadores de diabetes.

O site também disponibiliza um Guia Prático de Defesa dos Direitos, que traz um passo a passo orientando os procedimentos necessários para que os portadores de diabetes possam saber como defender seus direitos. “O portal é um instrumento para que os diabéticos e seus familiares possam identificar e reivindicar seus direi tos. Nosso papel é defender os direitos, interesses e necessidades das crianças e jovens portadores de diabetes tipo 1 em todas as instâncias e o portal colabora ainda mais nessa missão de orientar as famílias”, afirma Claudia Filatro, fundadora e atual diretora da ONG Pró-Diabéticos.

O portal Direitos dos Diabéticos permite a busca da legislação em vigor por estado, município e também por assunto, além de trazer também as l eis federais do interesse de diabéticos e seus familiares. A lista de assuntos vai desde medicamentos e apoio psicológico a temas como gratuidade no transporte, merenda escolar específica e adoçante dietético gratuito.

O site ainda traz outras informações relevantes para os diabéticos, como endereços úteis, sites de referência para pesquisas sobre a doença, perguntas frequentes, notícias veiculadas na imprensa sobre o diabetes, jogos educativos e mobilização para campanhas de voluntariado. A ONG Pró- Diabéticos teve o projeto O Bom Combate – Mapeamento Digital dos Direitos dos Portadores de Diabetes apoiado pelo Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, na 8ª edição do programa Oi Novos Brasis, programa de sustentabilidade do Oi Futuro.

Além do Oi Futuro, a ONG Pró-Diabéticos obteve apoio de outros parceiros para criar o portal: Google Grants, ACL Networks, Economies Consultoria Econômica, Morato Advocacia e Lecom S/A.

Assuntos do portal
Saúde / medicamentos / alimentação/nutrição / apoio psicológico / atividade física / benefícios para pessoas carentes/ direitos dos usuários do SUS / planos de saúde / saúde na escola / merenda escolar / transporte gratuito / adoçante dietético gratuito / gestantes / recém-nascidos / celíacos / hipertensos / obesidade / obesos mórbidos / portadores de deficiência visual / portadores de necessidades especiais / portadores de deficiência / portadores de doença crônica /idosos / saúde da criança / saúde do adolescente / internações / saúde da população indígena / saúde da população ribeirinha / saúde da população rural.

O ex-prefeito de Assunção, Vogel (2005 - 2012), sofreu um grave acidente na quinta-feira (25) no Estado do Rio Grande do Norte e, por pouco, não perde a vida.

Ele seguia no seu veículo, um Toyota SW4, quando teria dado um chochilo e o autmóvel capotou cerca de 8 vezes, ficando completamente destruído.

O ex-prefeito sofreu lesão pulmonar, achatamento de 3 vértebras da coluna e fratura de 6 costelas.

De acordo com o médico, Geraldo Medeiros, diretor do Hospital de Emergência e Trauma da cidade de Campina Grande, por muito pouco Vogel poderia ter ficado em cadeira de rodas.


Vogel, que é empresário do ramo da construção civil, já deixou o hospital e, apartir de agora, vai se recuperar em sua casa, na cidade de Assunção.

De acordo com o médico, o ex-prefeito vai poder realizar suas atividades normais em pelo menos 3 meses.

O veículo de Vogel capotou 8 vezes e ficou completamente destruído em uma rodovia no Rio Grande do Norte.

O ex-prefeito já recebeu alta médica e vai se recuperar em sua casa na cidade de Assunção com o apoio da família e dos amigos.

Com Heleno Lima




A ex-prefeita de Monteiro, Lourdinha Aragão (PMDB), aderiu neste domingo (28) a candidatura à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB). Segundo ela, o apoio em vem reconhecimento das ações da administração de Ricardo, que tem mudado a realidade dos paraibanos, especialmente nos pequenos municípios.

“Como ex-prefeita da maior cidade do Cariri paraibano, eu tenho de reconhecer que ele foi o governador que mais fez pela nossa região. Com a polarização das eleições entre Ricardo e o candidato do PSDB, decidi anunciar meu apoio e de meu grupo político”, disse Lourdinha, aliada do deputado estadual e candidato à reeleição Carlos Batinga (PSC).

Ela explicou que o Cariri é uma região com municípios grandes, mas com baixo índice demográfico, com populações pequenas e, muitas vezes, distantes. “A política de Ricardo, entretanto, olhou para estes pequenos municípios com bons olhos, investindo e trazendo desenvolvimento para nosso povo”, finalizou.


A praga cochonilha-do-carmim, que já dizimou em torno de 150 mil hectares de plantações de palma em todo o Estado, instalou-se também nos solos do Seridó paraibano. As recentes cidades mais atingidas são Juazeirinho, Junco do Seridó, Santa Luzia, Soledade e Pocinhos, sendo estas últimas pertencentes às regiões do Curimataú e Cariri, respectivamente.

Há quatro anos a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) registra casos desta praga. No entanto, desde então agricultores têm perdido suas plantações por não saberem como evitar ou exterminar o inseto responsável por sugar a seiva da palma, deixando-a inutilizável. É o que acontece com o agricultor Armando Alves Rocha, na zona rural de Juazeirinho. "Já faz mais de dois anos que essa praga tem acabado com toda a plantação. Já coloquei veneno, óleo, mas nada funcionou", afirmou Armando.

O prejuízo na agricultura já soma R$ 500 milhões a 10 mil produtores rurais da Paraíba, segundo dados da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa). Os palmares extintos, somente este ano, se localizavam nas regiões do Cariri Ocidental e Oriental, Serra do Teixeira, Vale do Piancó e a Região do Sertão, entre as cidades de Bonito de Santa Fé até Cajazeiras.


Uma possível alternativa de combate é uma solução contendo óleo de algodão bruto e detergente neutro. "Essa solução possui 98% de eficácia. Agricultores da cidade de Caturité conseguiram combater o mal a partir da mistura que consiste em 5 litros de óleo de algodão bruto mais 5 litros de detergente neutro para cada 100 litros de água", explicou o pesquisador da Emepa, Dr. Edson Batista Lopes, acrescentando que se o método tivesse sido aplicado de imediato nas plantações atingidas, o prejuízo não teria sido tão grande.

Há quatro anos existem registros da cochonilha-do-carmim em plantações paraibanas. No entanto, uma vez que a praga é propagada e a plantação se deteriora, é necessário que seja feito um replantio com as espécies resistentes produzidas pela Emepa. "Não adianta replantar a mesma espécie. A Emepa tem quatro cultivares registrados no Ministério da Agricultura a partir de pesquisas. No momento estamos distribuindo os tipos Palmepa PB 1 e Palmepa PB 3", disse Edson.

Nas cidades em que os palmares foram extintos, já teve início o plantio de 2 milhões de raquetes das novas espécies de palma resistentes à praga. Os agricultores que tiverem suas plantações destruídas devem solicitar junto à Secretaria de Agricultura do Estado as sementes produzidas pela Emepa.

A Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária informou ainda que apenas uma parte da região do Seridó permanece sem registros da praga.

Com Jornal da Paraíba
Segundo Samuel Cruz, de 50 anos, ele ainda teria se oferecido para levar a auxiliar administrativo até a clínica.


Durante o velório de Jandira Magdalena dos Santos, que morreu após realizar um aborto numa clínica clandestina, o pai da jovem afirmou que foi avisado sobre a vontade da filha uma semana antes de sua morte. Segundo Samuel Cruz, de 50 anos, ele ainda teria se oferecido para levar a auxiliar administrativo até a clínica.

- Eu sou pai. Se minha filha decidiu por essa atitude, a única coisa que podia fazer é levá-la para proteger de algo pior. O que mais me revolta foi eles terem mutilado minha filha. Ela era uma pessoa incrível - lamentou o comerciante.

Jandira desapareceu, no último dia 26 de agosto, após realizar um aborto numa clínica clandestina na Zona Oeste do Rio. O corpo da jovem foi encontrado carbonizado, dentro de um carro, em um sítio em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste, com os braços e pernas cortados e sem a arcada dentária.

Dois suspeitos de participação no crime ainda são procurados. Um deles é Carlos Augusto Graça de Oliveira, suspeito de ter atuado como médico na cirurgia de Jandira. Ele já foi preso duas vezes por exercer ilegalmente a medicina.

- Foi um período de muito sofrimento. Acredito que a polícia está fazendo um ótimo trabalho e vai conseguir prender esse falso médico - afirmou Samuel.

Segundo o pai da jovem, a polícia acredita que, além do médico, outras pessoas também possam integrar o grupo que realiza abortos em clínicas clandestinas.

Até o momento, estão presos — além de Vanuza Vais Baldacine, mulher que levou Jandira para a clínica — Rosemere Aparecida Ferreira, suspeita de liderar a quadrilha, Marcelo Eduardo Medeiros, dono da casa que servia como clínica, e Mônica Gomes Teixeira, esposa de Marcelo e recepcionista da clínica clandestina. Todos os integrantes do bando identificados pela polícia vão responder por homicídio qualificado, aborto de terceiros, ocultação de cadáver e formação de quadrilha.

Corpo foi enterrado em Ricardo de Albuquerque
Cerca de 50 pessoas, entre amigos e familiares, acompanharam o velório da jovem. O enterro aconteceu às 14h deste domingo, no Cemitério de Ricardo de Albuquerque, em Deodoro, na Zona Norte do Rio. Antes, um pastor da igreja evangélica falou sobre os perigos do aborto em uma cerimônia que durou cerca de uma hora.

Uma equipe da BBC de Londres veio até o Brasil para acompanhar o enterro da jovem. O grupo irá fazer uma reportagem mostrando como é a situação da mulher brasileira que precisa enfrentar o aborto ilegal, em clínicas clandestinas, e a visão do país sobre isso. Na Inglaterra, o aborto é permitido até a 24ª semana por razões sociais, médicas ou econômicas e após a 24ª semana em casos de risco de vida e de doença para a mãe e o feto.

- Ela era uma irmã para mim. Fiz essa camisa para mostrar todo o meu amor por ela e guardo comigo um verso de uma música evangélica que diz "VOU TE LEVAR COMIGO PARA ONDE QUER QUE EU VÁ". Vou levá-la em meu coração - lamentou a amiga Alessandra Amaral.

Fotos de diversos momentos felizes da jovem com a família foram coladas nas paredes da capela onde o corpo foi velado.

- Ninguém tem o direito de julgar o que minha irmã fez. Ela já pagou com a própria vida. Agora o que a nossa família deseja é que as pessoas que fizeram isso com ela paguem em vida. Que se acertem com a Justiça - afirmou a irmã da jovem, Joyce dos Santos.

A mãe da jovem, Maria Ângela dos Santos, e seu ex-marido, Leandro Brito Reis, não tiveram condições de comparecer à cerimônia. Após o velório, um pastor da igreja evangélica irá realizar um culto em homenagem à jovem.

- Nossa família está muito triste com a situação. E queremos dizer para a sociedade que, por sermos evangélicos, sempre condenamos a vontade dela de querer abortar. A todo momento tentávamos conversar com ela para apoiá-la a ter o filho, mas infelizmente essa tragédia aconteceu - contou o cunhado, Jairo da Silva, de 38 anos.



Extra
Na última rodada, o Botafogo-PB enfrentará o Águia, fora de casa.

              Jogada na área do Fortaleza (Crédito: Veronilson Freire/www.tvtorcedor.com.br)

No dia em que comemorou 83 anos, o Botafogo-PB jogou contra o Fortaleza, pela Série C, no Almeidão. Para a torcida que compareceu em bom número, o maior presente seria a vitória e a classificação para as quartas-de-finais da competição. Um tropeço colocaria o Alvinegro em maus-lençóis na busca pela classificação e foi isso que aconteceu: em mais um jogo abaixo da média, o Belo não conseguiu vencer e dependerá da última rodada, quando joga contra o ameçado Águia fora de casa.

Para o jogo, Vilar sacou o lateral-direito Ferreira e o atacante Aidar, promovendo as entradas de Zé Leandro e Wanderley, respectivamente; o zagueiro Walter, o volante Pio e o meia Doda estavam indisponíveis por lesão, entrando André Lima, Hércules e Chapinha em seus lugares.

Precisando vencer, o Belo foi para cima. O time pressionou o líder Fortaleza durante a maior parte do primeiro tempo, mas não conseguiu finalizar com a precisão necessária para abrir o marcador. O Tricolor de Aço, por sua vez, chegou bem em várias jogadas, principalmente no fim da primeira etapa, proporcionando muito trabalho para o ‘paredão’ Genivaldo, que se saiu bem, realizando intervenções seguras.

O Botafogo-PB voltou pior na segunda etapa: durante os primeiros minutos, mesmo sem fazer muito esforço, o Fortaleza foi superior. Aos 14 minutos, Vilar tirou Lenílson e colocou Izaías, na tentativa de conseguir uma nova dinâmica para o meio campo do Belo; dois minutos depois, foi a vez de Zé Leandro dar lugar a Ferreira.

Com as alterações, o jogo ficou equilibrado. Na sequência do jogo, André Lima precisou sair aos 27 minutos: Vilar ousou e colocou Leomir no lugar, deixando o Belo mais ofensivo na escalação. O Belo fez uma blitz e pressionou nos últimos minutos, com o apoio da torcida. Porém, o time não conseguiu marcar e o jogo terminou empatado sem gols no Estádio José Américo de Almeida Filho.

Com o placar, o Botafogo-PB caiu para a 4ª posição, com 25 pontos. Logo atrás vem o CRB com 1 ponto a menos. Na última rodada, o Belo viaja até o Pará para o jogo decisivo contra o ameaçado Águia, no Zinho de Oliveira.

Feliphe Rojas


Recentemente, começou a ser divulgado um suposto vídeo de Viviane Araújo fazendo sexo em frente a um carro. Ela já até foi à delegacia para desmentir a história e jura de pés juntos que não está no vídeo. O R7 investigou e separou fatos que comprovam ou refutam a veracidade do vídeo.
 
 
A moça é a cara de Vivi. Até ela já ressaltou a semelhança física com a mulher. Além disso, conforme apontou o jornal Extra, uma mancha nas costas da mulher pode ser a tatuagem de Betty Boop que a atriz tem no lugar. Os dois estão em frente a uma Land Rover, carro que não é de Viviane Araújo nem do suposto moço. Horas antes, Viviane postou foto com um homem careca. No vídeo, o garanhão também não tem fios na cabeça. Além disso, Um amigo dela postou um clique em um restaurante próximo ao local às 4h59, 18 minutos antes do vídeo. A mulher está com um acessório no braço que não estava com Viviane no ensaio da Escola de Samba. 

 
Em entrevista à revista Sexy, em 1999, Vivi disse já ter feito sexo no carro. 
 
— Quando saio do ensaio, depois de beber um pouquinho, rola mesmo (sexo). Uma vez eu estava no Salgueiro e tinha um cara da comissão de frente. A gente já estava se paquerando um tempo e rolou. Foi até no carro do Kiko, um amigo meu... Foi de madrugada, o Kiko dirigindo e a gente no banco de trás. Não precisa ser numa cama. Gosto de lugares bem diferentes: numa escada, no elevador.
 
 
A lanchonete que Viviane foi após o ensaio, diz o jornal Extra, confirmou a presença dela no horário da gravação e ainda disse que vai disponibilizar as imagens da câmera de segurança para provar.


Em segundo lugar, ficou a Miss São Paulo Fernanda Leme. E, em terceiro, a Miss Rio Grande do Norte Deise Benício.

Agora, Melissa Gurgel, que recebeu a faixa das mãos de Jakelyne Oliveira, Miss Brasil 2013, vai representar o país no Miss Universo, que acontece em Miami, nos EUA. André Vasco e Renata Fan foram os responsáveis por apresentar a atração.

O júri, composto por 13 profissionais, contava com os apresentadores Ticiana Villas Boas e Nivaldo Prieto, o fotógrafo JR Duran, a miss Brasil Natália Guimarães, entre outros.

Além da coroa e do título, a grande vencedora levou um carro zero KM. Já as segunda e terceira colocadas faturaram uma viagem com acompanhante para o Caribe.

Fases

Depois do desfile inicial para se apresentar, as misses fizeram a apresentação dos trajes típicos, representando cada região. Por uma falha técnica, o trecho precisou ser repassado logo no início do segundo bloco e antes da reprise na íntegra, o nome da vencedora já havia sido anunciado. Assim, o prêmio de Melhor Traje Típico ficou para a Miss Espírito Santo, Amanda Recla, com o traje Nossa Senhora da Penha, do estilista Paulo Roberto Balbino.

Outro prêmio da noite foi o de Miss Simpatia entregue para a Miss Rondônia, Sinaira Machado.

A primeira eliminatória aconteceu após o ensaio geral, o desfile de biquíni realizado nas duas semanas antes da grande final e o desfile de trajes típicos. Após essa fase, 15 candidatas seguiram na disputa. Foram as representantes do Pará, Paraná, Amazonas, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Santa Catarina, Goiás, Maranhão, São Paulo, Acre, Amapá, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará e Espírito Santo, que foi eleita pelo voto popular.

Em seguida, veio o desfile de gala e o anúncio das dez que se mantinham na competição. As classificadas foram as representantes do Ceará, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Amapá, Amazonas, Goiás e Maranhão.

Cinco finalistas

Antes do anúncio das cinco finalistas, aconteceu o desfile de biquíni e o de maiô. Em seguida, cinco concorrentes seguiram na competição: as misses Ceará Melissa Gurgel, São Paulo Fernanda Leme, Rio Grande do Norte Deise Benício, Amapá Priscila Winny e Goiás Beatrice Fontoura.

O quinteto precisou responder as perguntas do júri. A Miss Ceará falou o que faria com a geração "nem-nem", como são chamados os jovens que nem estudam nem trabalham. "Eu criaria programas educacionais que atraísse os jovens que não querem estudar e as crianças que estão na rua para se formarem. E investiria em cursos profissionalizantes", respondeu Melissa Gurgel.

A Miss São Paulo respondeu qual seu livro favorito. "É 'O Segredo'. Gosto de ler o que me leva a pensar e a atrair coisas boas para minha vida. Tudo que você pensa, você atrai. Sempre penso o que quero, posso e consigo", afirmou Fernanda Leme.

Já a Miss Rio Grande do Norte enumerou seus três principais valores das mulheres na atualidade. "É ter, acima de tudo, respeito ao próximo, garra pra correr atrás dos objetivos e amor, muito amor", disse Deise Benício.

A Miss Amapá respondeu qual seria sua primeira medida, caso fosse eleita presidenta do Brasil. "Seria investir nas escolas, porque acho que ainda estamos muito precários", apontou Priscila Winny.

A Miss Goiás finalizou a série de perguntas declarando qual pergunta gostaria de fazer para uma Miss, caso fosse jurada. "Eu gostaria de perguntar o que a leva a se expor e estar aqui em um dia como esse. Como ela reage às criticas e aos elogios e como está o psicológico delas", declarou Beatrice Fontoura.

Último desfile

O último desfile, ainda trajando os tradicionais maiôs pretos, foi ao som do cantor Emin. Na ocasião, todas as candidatas voltaram ao palco para acompanhar a grande final.
Presidente da OAB colide com animal em estrada do Cariri
Neste sábado, o presidente em exercício da OAB, Dr. Vital Bezerra Lopes, foi vítima de um acidente na estrada próximo a Taperoá, no Cariri Paraibano. Dr. Vital vinha em seu carro quando foi surpreendido por um boi que atravessou a pista e não conseguindo desviá-lo colidiu com o animal.

Dr. Vital Bezerra vinha sozinho, mas foi logo socorrido por profissionais de saúde do município de Taperoá e levado ao hospital regional da cidade. Felizmente, ele teve apenas escoriações pelo corpo e passa bem.

De Olho no Cariri















Motorista perde o controle, capota e despenca na lateral da Via Oeste em João Pessoa
Bombeiros fizeram o resgate da vítima; BPTran não tinha nenhuma informação sobre a ocorrência
Vítima foi atendida no local
Um carro capotou na Via Oeste, que liga o Centro de João Pessoa à BR-230 e aos bairros da Zona Oeste, no fim da manhã deste sábado (27). Uma pessoa ficou ferida.
De acordo com Corpo de Bombeiros, a vítima seguia pela via quando perdeu o controle, saiu da pista e caiu despencou nos buracos que ficam nas laterais da pista, uma das mais movimentadas da Capital.

Os bombeiros foram chamados para fazer o resgate da vítima que, segundo a coordenação de plantão, teve ferimentos leves e foi atendida no local. O condutor estava sozinho no automóvel.

O Portal Correio entrou em contato com o Batalhão de Policiamento de Trânsito da Paraíba, para checar mais detalhes sobre a ocorrência e como o carro seria retirado da vala, mas ninguém tinha nenhuma informação da sobre a ocorrência.