Prefeitos do Cariri declaram apoio à reeleição de Ricardo

Os prefeitos do Cariri Ocidental mostraram que realmente estão fechados com o projeto de reeleição de Ricardo Coutinho (PSB). Eles participaram, ao lado do governador, do Encontro de Lideranças da “Força do Trabalho”, realizado neste domingo (27), em Monteiro. O evento, que reuniu centenas de líderes políticos da região, contou também com as presenças da candidata à vice-governadora, Lígia Feliciano (PDT), e do candidato a senador, Lucélio Cartaxo (PT).

Participaram do encontro com os candidatos da “Força do Trabalho”, os prefeitos de São João do Tigre, Célio Barbosa (PMN); de Serra Branca, Eduardo Torreão (PMDB); de Camalaú, Jacinto Bezerra (DEM); de Livramento, Carmelita Ventura (PR); de Prata, Júnior Nôta (PMDB); de Barra de São Miguel, Lucy Lopes (PMDB); de São José dos Cordeiros, Fernando Queiroz (PSDB); de São Sebastião do Umbuzeiro, Chico Neves (DEM); de São João do Cariri, Marconi Medeiros (PR); de Parari, José Josemar (PSB); e o vice-prefeito de Sumé, Éden Duarte (PMDB), representando o prefeito Neto Duarte (PMDB), que se recupera de uma cirurgia.

A prefeita Luci Lopes, de Barra de São Miguel, afirmou que Ricardo será lembrado como o governador que mais fez pelo Cariri e citou as estradas do Anel do Cariri e as obras de abastecimento de água na região. Ela lembrou também da recuperação das escolas e do respeito da gestão do socialista a todos os municípios, independentemente do número de eleitores. “Os prefeitos que respeitam seu povo, com certeza, votam em Ricardo Coutinho”, enfatizou.

O prefeito da Prata, Júnior de Nôta, revelou ter gratidão e reconhecimento à gestão de Ricardo Coutinho que, segundo ele, implantou um importante programa de política pública para os municípios, através do Pacto Social. “Esse é o modelo que deve ser seguido para desenvolver a Paraíba com equilíbrio. E é justamente por isso que no nosso município, eu, o vice-prefeito Adenilson e os nossos vereadores estão fechados com Ricardo”.

Já o prefeito de São João do Tigre, Célio Barbosa, ressaltou que a região do Cariri tem uma dívida muito grande com Ricardo, já que foi tão esquecida ao longo do tempo pelos governadores que passaram. “Quem acreditava que Ricardo iria construir mais de 200 km de asfalto do Anel do Cariri?”, indagou o gestor, para em seguida enumerar algumas das ações do Governo do Estado em seu município: “com Ricardo, São João do Tigre saiu do isolamento e ganhou água da adutora do Cariri. Além disso, nosso município foi contemplado com ônibus escolares e financiamento para arranjos produtivos. É por isso que o povo do Cariri reconhece em Ricardo aquele gestor que não promete, faz!”
          

Faleceu aos 59 anos o radialista Ferraz Júnior, vítima de um infarto fulminante, em João Pessoa. Ferraz ficou conhecido por fazer polêmicos programas jornalísticos aos quais abordava a política na região do Cariri com várias denúncias contra gestores públicos.

Ferraz já foi diretor da Rádio Tabajara, além de ter apresentado programas em rádios de Monteiro, Sumé, Serra Branca e outras aonde discutia assuntos polêmicos da política da região.

Recentemente o jornalista havia anunciado aposentadoria do jornalismo, e desde então estava sumido da sociedade, isolando-se dos amigos e passando a ficar praticamente incomunicável.



Acidente com ônibus de prefeitura deixa 30 estudantes da Universidade Federal de Campina Grande feridos no Sertão
Motorista do ônibus tentou desviar de um veículo, mas coletivo tombou na pista
Ônibus tombou na BR 230 (Foto: Diário do Sertão)

Um acidente envolvendo um ônibus que transportava estudantes da Universidade de Campina Grande, Campus de Cajazeiras para cidade de Cachoeira dos Índios deixou 31 pessoas feridas. O ônibus pertence a prefeitura de Cachoeira dos Índios.

O acidente foi registrado na BR 230, nas proximidades do Posto da Polícia Rodoviária de Cajazeiras, na tarde desta segunda-feira (28).

Segundo a polícia, o motorista do ônibus tentou desviar de um veículo tipo Classic, de cor cinza, que freou bruscamente. O motorista do carro de passeio acreditava que estava passando por uma lombada eletrônica.

Com o choque entre os veículos, 29 estudantes e o motorista tiveram escoriações leves pelo corpo. As vítimas foram socorridas pelo Samu e Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional de Cajazeiras. O motorista do carro nada sofreu.

 Diário do Sertão
 
 A Gerência de Assuntos Estudantis do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (Campus Sumé) e a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Campina Grande, através da Coordenação de Apoio Estudantil, estará com inscrições abertas até hoje 28 de julho, para a seleção no Programa de Restaurante Universitário referente ao período letivo 2014.1.

Estão sendo disponibilizadas 50 vagas para o Programa. O candidato deverá ficar atento aos documentos que são exigidos no edital da seleção. É importante que os interessados em participar da seleção leiam atentamente o edital.
A seleção dos estudantes se dará através de análise socioeconômica realizada pela assistente social do campus de Sumé e priorizará os estudantes que atendam aos seguintes critérios: estar regularmente matriculado em no mínimo 12 créditos, em curso de graduação na modalidade presencial da UFCG, Campus Sumé; apresentar renda familiar per capita não superior a um salário mínimo e meio e ter concluído o ensino médio em escolas públicas.
Acesse o edital.
(Rosenato Barreto)
 
 
Estarão abertas desta segunda-feira (28 de julho) até o próximo dia 15 de agosto, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, Campus de Sumé, as inscrições para o Pré-Vestibular Solidário. As inscrições acontecem na Gerência de Assuntos Estudantis (GAE), no bloco da Direção do Centro. Podem se inscrever os jovens e adultos que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Médio na rede pública de Sumé e região.

Para a inscrição, os jovens e adultos interessados devem levar os seguintes documentos: Ficha de Inscrição preenchida; cópia do RG e do CPF; comprovante de residência atualizado, em seu nome ou do responsável e, cópia do histórico escolar de conclusão do Ensino Médio ou atestado de frequência do terceiro ano do Ensino Médio.

O início das atividades será já no dia 18 de agosto com o término previsto para o dia 7 de novembro. Ao todo, serão 40 vagas destinadas aos jovens e adultos. As aulas serão ministradas no espaço físico do CDSA, no turno da noite, de segunda-feira a sexta-feira, no horário de 19h às 22h.

O Pré-Vestibular Solidário Campus Sumé faz parte do programa de extensão “Programa Olímpico para o Cariri Paraibano- PROLCARIRI”, vinculado ao Núcleo de Didática do Conteúdo Específico (NUDCE), do CDSA.

Acesse aqui a ficha de inscrição.
cacada as ribacas 2014
“Caçada as Ribaçãs” Homem são presos em flagrante por crime ambiental no Cariri.

Foram presos na noite deste domingo (27) os senhores Givnildo, 36 anos, da cidade de São Sebastião do Umbuzeiro e João Cely, 31 anos, da cidade de Amparo por crime ambiental.

Os policiais se depararam com os indivíduos em uma motocicleta portando uma espingarda de pressão, ao aborda-los foi encontrado 45 aves Ribaçãs e 2 rolinhas, os mesmos afirmaram ter passado o dia caçando na fazenda de Manoel, a abordagem foi na cidade de Camalaú.

Logo pós a abordagem os indivíduos foram conduzidos ate a DP de Monteiro por Crime Ambiental.

OPIPOCO
Portal TV Cariri
Em Monteiro:Comunidade Rural pede Socorro a gestão municipal

A comunidade de Boa Esperança Localizada na Zona Rural de Monteiro, está indignada com a gestão municipal, segundo email chegou a nossa redação a seca vem castigando os moradores da região e a falta de assistência do município faz com quer o sertanejo sofra ainda mais.

Segundo os moradores da comunidade as estradas estão esburacadase quase intransitáveis e a muito tempo não se refaz, as cacimbas que existem na localidades em sua grande maioria estão todas aterradas e a prefeitura não disponibiliza maquinas para que o serviços de limpeza das cacimbas sejam realizados.

A situação ficou ainda mais caótica depois que a prefeitura utilizou um poço que tinha uma vasão de agua de mais de 600 mil litros e era utilizado pela comunidade para tentar amenizar os efeitos da seca, para um projeto que levaria água encanada para casas da comunidade, depois projeto tem residências que chega a passar mais de 60 dias sem água e quando chega dura menos de um hora. Para completar a situação a mais de 20 dias um veiculo bateu no poste que levava energia para o poço e ate o momento nada foi feito.

A saúde da comunidade se encontra na (UTI) segundo o moradores falta medicamentos sempre.Um verdadeiro descaso com uma das maiores comunidade da zonal rural Monteirenses, os moradores de Boa esperança pede medidas urgentes. E que a gestora municipal Edancé Henrique compareça que a comunidade está esperando ansiosa por sua visita.
OPIPOCO
Poluição sonora será tema de debate em Monteiro
A Promotoria de Justiça de Monteiro vai promover uma audiência pública no plenário da Casa José Ferreira Tomé, com o intuito de debater a poluição sonora. Poluição Sonora se caracteriza pelo uso abusivo de aparelhos sonoros e acústicos por parte de pessoas físicas e jurídicas do município.

Para o evento estão sendo convidados representantes dos poderes constituídos do município, executivo e legislativo, além de proprietários de bares, pousadas, supermercados, comerciantes em geral e proprietários de veículos automotores em geral que possuem aparelhos sonoros ou acústicos.

A audiência acontece a partir das 08h:30 do dia 15 de Agosto, e está sendo convocada pela Promotora de Justiça, Cláudia de Souza Cavalcanti Viegas.

O Presidente da Câmara Municipal Bero de Bertino já se colocou, assim com todo o legislativo monteirense, à disposição para colaborar com as ações neste sentido.
cariri ligado
Paraibanos ainda não sabem em quem votar para deputado federal e nem estadual

Consulta é a primeira a ser divulgada após o registro de candidaturas e início da propaganda de rua para as eleições deste ano.

Enviar notíciaReprodução/Internet
ALPB
Comunicação revela que 83,5% dos paraibanos ainda não sabe em quem votar para deputado federal, e 80% não tem candidato para uma das 36 cadeiras da Assembleia Legislativa. A consulta é a primeira a ser divulgada após o registro de candidaturas e início da propaganda de rua para as eleições deste ano.

A maior proporção de indefinidos está no universo feminino – 88,1% não sabem em quem votariam para deputado federal, e 84,6% para estadual. Entre os homens, 78,4% ainda não escolheram o representante na Câmara, enquanto 74,9% não têm o nome para a Assembleia.

Entre os que definiram seus candidatos, 13,2% dos homens já sabem em quem votariam para federal e 16,8%, para estadual. No universo feminino da pesquisa, 6,3% já sabem em quem votar para deputado federal e o mesmo ocorre com 9,7%, para estadual. 
Portalcorreio

IFPB abre vagas para professores do Pronatec em três campi

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) abriu inscrições para professor do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em três campi. São eles os campi de Princesa Isabel, Guarabira e João Pessoa. Os editais estão com inscrição aberta para professores de fora do quadro do IFPB.

Em Princesa Isabel, a inscrição foi aberta na última quinta e vai até dia 1º de agosto. Em Guarabira e João Pessoa, a inscrição prossegue até 28 de julho. Não são aceitas inscrições via Correios.

Em Princesa Isabel, são 13 disciplinas, nove voltadas a profissionais da Costura e Moda, três para Cabeleireiro e um para Computação-Informática. Em Guarabira, a inscrição é para seis disciplinas, envolvendo áreas de Administração, Contabilidade, Economia, Computação e Informática. No campus João Pessoa, são 34 vagas com oportunidades para professores de Letras (Espanhol e Inglês) e de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O pagamento é de R$ 50 hora-aula e o interessado deve conferir a carga horária de sua disciplina. O pagamento é por bolsa com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para todos os candidatos, a pontuação é por avaliação curricular. Quem não tiver um ano de experiência docente e não possuir título de licenciatura pode se inscrever, mas será submetido à prova de desempenho didático pedagógico, de cunho apenas eliminatório. Para profissionais dos cursos de Cabeleireiro e Costura, a seleção é apenas curricular.
Pai enfurecido, apoiado pelo fanatismo religioso mata e decepa a cabeça da própria filha

A razão pelo qual estamos repassando esta notícia é para alertar o povo sobre a maldição do fanatismo religioso. O Brasil está caminhando para isso. A lei da intolerância religiosa que obriga o cidadão a se tornar um boneco nas mãos de um povo enlouquecido, guiado por um governo hipócrita que insiste em não perceber que o mundo não tem mais tempo para isso.

Esse crime brutal aconteceu na cidade de Rajsamand, no estado de Rajasthan, na Índia ocidental. O Pai com o nome de Augad Singh tinha uma filha de 19 anos, casada. O homem ficou enfurecido ao descobrir a infidelidade de sua filha. A jovem estava traindo o marido com seu próprio vizinho e toda a aldeia já sabia sobre isso.

Incapaz de suportar as críticas das pessoas que diziam se sentirem envergonhadas por um cidadão trazer para a convivência da aldeia uma prostituta, o pai já com a cabeça cheia de conversas resolveu restaurar a honra da família. Com instinto cruel o homem matou e decapitou a própria filha na presença de todos.
Após a decapitação, o pai foi direto para a polícia e se entregou, confessando o assassinato de sua filha (identificada apenas como Mina K.). O pai monstro foi condenado a 10 anos de prisão e disse que valeu a pena para ele fazer esse sacrifício, sabendo que a honra de sua família foi restaurada.

Na Índia, assim como em alguns países do oriente médio, existem tradições ligadas à religiões que tornam o cidadão vítima de uma sociedade opressora, de costumes atrozes e brutais, onde o fanatismo a todo momento acaba ceifando vidas de inocentes ou não, em crimes brutais como esse. Só pra se ter uma ideia, ainda existe em algumas regiões desse mesmo país uma tradição de queimar viva a viúva, quando o marido morre. Outra tradição esquisita é a de enrolar os corpos dos mortos e jogar num rio considerado sagrado, tornando-o extremamente poluído.

O fanatismo religioso em alguns outros países ainda persiste em enterrar a mulher que trai, deixando só a cabeça de fora para ser apedrejada até a morte.

trabuco noticias


Cássio rebate denúncia (sobre compra de prefeito): 'É uma farsa de baixo nível'


O senador Cássio Cunha Lima, candidato ao Governo do Estado pelo PSDB, considerou “patética” a denúncia formulada por advogados do candidato Ricardo Coutinho (PSB), de que ele estaria “comprando” prefeitos para aderir à sua campanha: “Não fosse algo tão grave como foi, seria mesmo motivo de risos”.

Cássio criticou “a farsa montada, de forma ridícula e patética, utilizando um ex-secretário (Sales Dantas – Pesca), que tem uma reputação bem conhecida na Paraíba”. Segundo o tucano, a postura de baixo nível utilizada pelos “adversários só revelam o desespero em que se encontra, valendo-se desse tipo de expediente, repito, de uma farsa”.

“Temos plena confiança de que a Polícia Federal e a Justiça Eleitoral irão investigar esse delito, cometido com fins claramente eleitoreiros. Eu lamento, porque enquanto estamos nos propondo a realizar um debate sobre temas que interessam aos paraibanos, os adversários se apresentam com uma atitude dessa natureza”, arrematou o tucano.

Ricardo falou – Após as declarações do senador Cássio, o governador Ricardo Coutinho chegou a se pronunciar sobre o assunto, e disse ser “preciso ter postura na vida pública, ter respeito pelo cidadão, pelo dinheiro do povo”. E concluiu: “Nosso Governo teve essa postura de decência com o erário, e as obras estão ai para comprovar.
SHARE
Helder Moura
Dilma nomeia Breno Wanderley para compor o TRE

Advogado Breno Wanderley volta a compor o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.
Lenilson GuedesDivulgação
A composição do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba agora está completa. A presidente da República, Dilma Rousseff (PT), nomeou o advogado Breno Wanderley César Segundo para compor a Corte como membro efetivo, na categoria jurista. O ato foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (28). Ele entra na vaga do advogado Márcio Accioly.

"Recebi a notícia com humildade e ao mesmo tempo com satisfação, porque vou ter a oportunidade de mais uma vez prestar serviço a Pátria. Vou lutar para que no âmbito eleitoral se busque fazer aquilo que melhor represente o estado democrático", afirmou Breno Wanderley, que toma posse ainda hoje durante a sessão do TRE.

Breno já havia atuado no TRE como juiz suplente. Ele nasceu na cidade de Patos, sertão da Paraíba, em 1973. É filho de Breno Wanderley César e Irinete Galvão Wanderley César; cursou 1º e 2º graus no colégio Cristo Rei, da Congregação Filhas do Amor Divino, em Patos; graduou em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1996, campos VI (Sousa); é advogado criminalista, Mestre em Educação pela Universidade Técnica de Lisboa (2002) e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2011).

Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Campina Grande e professor titular da Fundação Francisco Mascarenhas. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, criminologia e Processo Penal. Também em Sociologia e Antropologia criminal.
Jornal da Paraiba
Prazo para prestação de contas de campanha começa nesta segunda28 de Julho de 2014 - 11h06Da Redação com TSE


As prestações de contas finais de todos os candidatos deverão ser enviadas até 30 dias depois da realização das eleições. A publicidade destas informações se dará à medida que as prestações de contas forem sendo recepcionadas pela Justiça Eleitoral. No caso da não prestação de contas nos prazos fixados, a Justiça Eleitoral notificará os candidatos, partidos políticos e comitês financeiros, no prazo de cinco dias, para prestá-las em até 72 horas, sob pena de tê-las julgadas como não prestadas. Situações de ausência de movimentação de recursos de campanha, financeiros ou estimáveis em dinheiro não isenta do dever de prestar contas.

A prestação de contas dos diretórios nacionais e estaduais, conjuntamente a dos seus comitês financeiros constituídos, deverá ser encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), respectivamente.

Os vices e os suplentes não prestam contas isolada­mente e suas documentações devem ser entregues aos respectivos titulares. No caso de estes não respeitarem o prazo legal, a informação pode ser prestada separadamente, contada da notificação, no prazo de 72 horas. Caso contrário, os processos podem ser julgados como não prestados e, como consequência, os candidatos eleitos podem não ser diplomados.

Em casos de situação de renúncia, quando o candidato for substituído ou tiver o registro indeferido pela Justiça Eleitoral, a prestação de contas deverá ser correspondente ao período em que participou do processo eleitoral, mesmo que não tenha realizado campanha. Já se o candidato falecer, a obrigação de prestar contas, referente ao período em que realizou campanha, será de seu administrador financeiro ou, na sua ausência, da respectiva direção partidária.

Sistema de Prestação de Contas (SPCE)

As prestações de contas devem ser elaboradas e assinadas pelo candidato em conjunto com um profissional de contabilidade por ele designado. As informações devem ser enviadas à Justiça Eleitoral por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), disponibilizado na página de internet do TSE.

Todas as prestações devem ser gravadas em arquivo gerado pelo SPCE e encaminhadas à JE pelo módulo de envio do próprio sistema. No caso da prestação de contas final, deve-se ainda imprimir e assinar o Extrato da Prestação de Contas, que será emitido pelo programa, e protocolizá-lo no TSE ou TRE competente, juntamente com os documentos exigidos no inciso II do Art. 40 daResolução TSE nº 23.406.

De acordo com Eron Pessoa, assessor-chefe da Assessoria de Exames de Contas Eleitorais (Asesp) do TSE, a prestação de contas agrega um vasto conjunto de informações, “que vão desde a qualificação - ou seja, quem é obrigado a prestar contas -, passa pela arrecadação de recursos, emissão de recibos eleitorais, o detalhamento dos gastos de campanha, registro dos eventos de promoção de candidatura e finaliza com a geração e transmissão do arquivo da prestação de contas à Justiça Eleitoral, mediante a utilização do SPCE”.

As informações referentes às prestações de contas de campanha encaminhadas à Justiça Eleitoral poderão ser retificadas em cumprimento às decisões que alterarem peças inicialmente apresentadas ou, voluntariamente, quando verificados erros materiais. As retificações devem ser enviadas também por meio do SPCE e protocolizadas na Justiça Eleitoral com as justificativas e os documentos que comprovem a alteração realizada.
                             
O Goiás havia conquistado apenas três dos últimos 12 pontos conquistados. Não marcava gols há quatro partidas. A reação sonhada pela torcida teve início neste domingo com a justa vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo que, mesmo com a estreia de Kaká, cometeu muitas falhas defensivas e sofreu seu segundo tropeço consecutivo no Brasileirão. O camisa 8 teve boa estreia, atuou os 90 minutos e, de pé esquerdo, fez o único do gol do time comandado por Muricy Ramalho.

Amaral e Bruno Mineiro foram os autores dos tentos esmeraldinos, que voltaram a subir na tabela de classificação do nacional. Com 20 pontos, o Goiás é o sétimo colocado, duas posições à frente do São Paulo, que vinha de derrota para o Chapecoense no Morumbi.

Pelo Campeonato Brasileiro, as duas equipes voltarão a campo no próximo final de semana. No sábado, o São Paulo receberá a visita do Criciúma, às 18h30m, no estádio do Morumbi. No dia seguinte, o Goiás vai ao Rio de Janeiro para enfrentar o Fluminense, no estádio do Maracanã. A equipe paulista, no entanto, voltará a campo na quarta-feira, para enfrentar o Bragantino, pela Copa do Brasil, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.

Kaká busca jogo, mas Goiás é quem abre o placar

O primeiro tempo foi ruim tecnicamente. Nem São Paulo, nem Goiás tiveram criatividade. O Tricolor teve a iniciativa, viu Kaká se movimentar bastante, mas contou com uma atuação ruim dos principais jogadores. Nem mesmo os gritos do técnico Muricy Ramalho fizeram a equipe melhorar. O Esmeraldino, que começou a partida preocupado apenas com a marcação, começou a adiantar seu meio-campo e, na única chance que teve, abriu o marcador, com Amaral, de cabeça, após cruzamento de David. O São Paulo teve na sua única oportunidade um chute de Kaká que saiu à direita de Renan.

No segundo tempo, o Goiás aumentou sua vantagem logo no seu primeiro ataque. Desta vez, foi Bruno Mineiro que aproveitou vacilo de Rafael Toloi e fez 2 a 0. Muricy tentou de tudo. Colocou mais atacantes, mexeu no meio-campo, orientou, gritou, reclamou. Nada adiantou. Kaká, aos 31, diminuiu a vantagem da equipe que só teve mais uma chance com Alan Kardec, que exigiu boa defesa de Renan. No fim, o Goiás soube se defender e saiu de campo comemorando a justa vitória.
                              

Cada vez mais acostumado à nova casa, o Corinthians joga em sua Arena com maior naturalidade. Nem mesmo o maior rival causa temor à consciente equipe treinada por Mano Menezes. No primeiro clássico da história do estádio alvinegro, o Timão venceu o Palmeiras por 2 a 0, neste domingo, retomou a vice-liderança do Campeonato Brasileiro e prejudicou um pouco mais o rival na tabela, que esta em 12º. Guerrero e Petros, ambos no segundo tempo, foram os responsáveis pelos gols.

Foi a terceira vitória seguida no Corinthians em sua Arena, onde está 100% depois da Copa do Mundo. Com mais recursos técnicos do que o Palmeiras, o time de Mano tomou as rédeas do jogo, superou um primeiro tempo truncado e deslanchou no segundo graças a Elias, autor das duas assistências que originaram os gols corintianos. Com 23 pontos, o Timão está a cinco do líder Cruzeiro.

O Palmeiras de Ricardo Gareca é organizado taticamente, mas seus jogadores têm deficiências. Quando levou o primeiro gol, o time não soube reagir. Do banco, Gareca propôs soluções, abriu seus atacantes, mas as chances não apareceram. O time alviverde continua com 13 pontos na tabela, mais longe dos primeiros colocados, mais perto dos últimos.

Duro de ver

O clássico que prometia ser quente acabou proporcionando, provavelmente, os 45 minutos mais chatos na breve história da Arena Corinthians. O Dérbi teve paz antes do jogo, com chegadas tranquilas dos torcedores do Palmeiras - maior preocupação do dia. Em campo, porém, os times não corresponderam às expectativas. O Timão tocou, tocou, tocou e não conseguiu achar brechas na defesa do Verdão, que se limitou a explorar os contra-ataques.

A escalação proposta por Ricardo Gareca indicava um Palmeiras mais ofensivo, mas Felipe Menezes, Mendieta, Mouche e Henrique viraram mais quatro defensores, que voltavam para dobrar a marcação nos principais corintianos – Renato Augusto, Romero e Guerrero tiveram pouquíssimo espaço. As laterais ficaram abertas, mas Fagner e Fábio Santos erraram muito. Do outro lado, Cássio era mero espectador. O Palmeiras teve apenas uma finalização no primeiro tempo.

O Corinthians tentou propor o jogo e trocou mais passes. Chances, mesmo, só criou no fim. Um chute de Renato Augusto, outro de Guerrero e uma cabeçada de Gil assustaram o goleiro Fábio. O árbitro Sandro Meira Ricci colaborou para amarrar a partida: foram 25 faltas marcadas, grande parte delas em lances leves. O jogo travado irritou os dois lados. A torcida, também ressabiada, não reclamou do fim da primeira etapa.


O encontro com liderança politicas marcado para a tarde deste domingo (27) no Cariri Paraibano com candidatos majoritários da Força do Trabalho, que teve como primeira parada do governador Ricardo Coutinho (PSB), da candidata a vice Lígia Feliciano (PDT), do candidato ao senado Lucélio Cartaxo (PT) , do Governado e candidato Ricardo Coutinho, em Monteiro, deixou a deseja, marcado para começar de 13:00hrs o encontro teve um atraso de mais de 3:00hrs, as pessoas que estavam presente já não aguentavam mais esperar, foi que quando por volta das 16:00hrs o Governador apareceu. 


O colégio Nossa Senhora de Lourdes que estava pronto para receber a comitiva do candidato e lideranças da região o colégio estava praticamente vazio, as arquibancadas sem mínguem e as cadeiras foram empilhadas umas sobre as outras já que faltava pessoas para sentar. O evento parece não ter empolgado os Monteirenses.

OPIPOCO
  Imagens exclusivas site opipoco
 Imagens exclusivas site opipoco
  Imagens exclusivas site opipoco

Homicídio no Congo

Mais um homicídio foi registrado na manhã deste domingo (27) no município do Congo no cariri. Segundo informações, foi assassinado agora a poucos minutos Zeca sem camisa.Ele chegava no seu sitio conhecido como Prado quando foi surpreendido com tiros.Ele morreu na hora.Há quatro meses ele tinha sofrido um atentado a faca.A Policia Militar comandada pelo Sgto Célio já está no local.

OPIPOCO Informações Jaqueline Oliveira
                     Exclusivo: Mais um acidente fatal no Cariri na Br-412

Mais um acidente fatal ocorreu no fim da tarde deste sábado (26) na BR 412, o motociclista estava em uma  Moto Honda Titan ano 1995, de placa KIC 2271  que colidiu  com um ônibus (caminho da escola) do município de Amparo, próximo ao parque de vaquejada José Galvão em Monteiro, o motociclista que é do município de Sumé, Segundo informações  o motociclista invadiu a pista contrária e colidiu de frente com o ônibus, sua cabeça foi esmagada com o impacto.

Após a colisão o corpo da vitima  foi arremessado para longe dos veículos, e a moto ficou em baixo do ônibus. O motorista do ônibus foi levado para o Hospital de Monteiro e estava passando mal, mas teve apenas ferimentos leves, segundo informações.

No local também  estava um amigo da vitima, o mesmo relatou que veio a Monteiro para comprar motos, e já estavam voltando para Sumé quando aconteceu a tragédia.

A policia Militar esteve presente no local para primeiras providencias . Parte da BR 412 foi interditada e uma unidade do SAMU 192 estava presente.

 OPIPOCO
FOTOS: EXCLUSIVAS DO PIPOCO






 FOTOS: EXCLUSIVAS DO PIPOCO

OPIPOCO

A meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, informou nessa quarta-feira (23) que as previsões apontam escassez de chuvas, com índices abaixo da média histórica na Paraíba, nos próximos meses.

Apesar da situação meteorológica pessimista, ela adiantou que há possibilidade de mudança. As colocações foram feitas pela especialista durante uma reunião com a diretoria da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), na sede da entidade, em João Pessoa.



“No período de agosto a outubro, não há indícios de maior quantidade de chuva, porque as águas do Atlântico continuam frias e por isso não há muita formação de nuvens e, consequentemente, há pouca expectativa de precipitações”, explicou a meteorologista, lembrando que mesmo em anos atípicos a maior concentração de chuva ocorre entre os meses de abril e julho. Embora em menor volume, ela frisa, no entanto, que nem sempre as chuvas escassas e abaixo da média significam secas.

Os dirigentes do setor canavieiro paraibano que, no momento, está em período de plantio, receberam com apreensão a notícia de que haverá poucas chuvas nos próximos 90 dias. “Já sofremos demais em 2012/13 e, justamente, quando estamos preparando nossos canaviais para a próxima safra vem uma notícia dessa que nos preocupa porque já temos produtores, em pleno mês de julho, precisando irrigar suas lavouras em função das poucas chuvas, numa situação extremamente adversa”, afirma o presidente da Asplan, Murilo Paraíso.


Segundo o coordenador do Departamento Técnico da Asplan (DETEC), Vamberto Rocha, o objetivo da palestra foi fazer uma projeção das condições climáticas nos próximos meses, para nortear as ações no campo neste período. “A escassez de chuvas já está prejudicando o plantio e essa previsão de que teremos poucas chuvas nos próximos meses nos deixa ainda mais apreensivos”, finalizou.
 http://www.maispb.com.br/ew3press/conteudo/2014/20140726142934/20140726142934_03.jpg

Líder na pesquisa Correio/Souza Lopes com 31,3% das intenções de voto para o Senado da República, o ex-governador José Maranhão (PMDB), comentou os números divulgados na noite desta sexta-feira (25) pelo Jornal da Correio, que é apresentado pelos jornalistas Alessandra Torres e Heron Cid.

Maranhão disse receber os números com humildade e afastou qualquer tipo de favoritismo ao reconhecer “que não pode calçar sapato alto”. “Isso Isso é mais um estímulo para que a gente continue trabalhando e produzindo na campanha”, avaliou.

 Imagem Ilustrativa

 Os 429 anos da terceira cidade mais antiga do Brasil vão ser comemorados em quatro marcos inaugurais da fundação e desenvolvimento de João Pessoa. O Ponto de Cem Réis e as Praças Rio Branco, Anthenor Navarro e Dom Adauto (a Praça do Bispo) serão palcos do evento mais popular do calendário festivo da cidade – que não por acaso, leva o nome da sua padroeira, a santa que um dia lhe deu nome.

A depender do local em que será realizada, a programação “profana” da Festa das Neves será destinada a adultos e crianças. As atrações principais, o número teatral “Palavra Cantada” e a Banda 5 de Agosto (comemorando 50 anos de criação), se apresentarão no domingo (3) e terça (5), respectivamente, no Ponto de Cem Réis. O poeta e cantador Oliveira de Panelas também se apresenta no dia 5, ocasião em que dividirá com o público causos e histórias dos três anos de vivência com o escritor paraibano Ariano Suassuna, em merecida homenagem póstuma. (Confira a programação abaixo).

Já na Praça Rio Branco, de 3 a 5 de agosto, espetáculos infantis movimentarão a cena a partir das 17h. A Praça Dom Adauto será o largo das expressões da cultura popular, com apresentações diárias de cordelistas, coco de roda, repente, teatro de babaus e emboladores no Pavilhão dos Brincantes, dos dias 2 a 5. Por último, a Praça Anthenor Navarro será o centro fervilhante do rock, rap, dance e ritmos latinos no chamado Palco Alternativo, dos dias 1º a 3.

Estrutura

Um estudado esquema de segurança envolvendo Guarda Civil Municipal (GCM), Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros funcionará durante os dias de Festa das Neves, a partir do domingo (27), quando começam as celebrações religiosas, com novenas, missas e procissões saindo da Basílica de Nossa Senhora das Neves.

“A Festa das Neves deste ano é plural, com atrações para crianças, regionalismo, cultores do rock e dos ritmos alternativos e a riqueza do nosso teatro. Vai ser uma festa segura, com a cara da nossa cidade e, principalmente, reverenciar a banda que é patrimônio de João Pessoa: a 5 de Agosto: todos estão convidados”, incita o diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity.

Uma novidade para aliviar os pais é que os Bombeiros distribuirão pulseirinhas de identificação para as crianças na entrada do Ponto de Cem Réis, no dia 3, antes do espetáculo “Aventuras Musicais”, do selo Palavra Cantada. “Essas pulseirinhas conterão nome, idade e o telefone dos pais para evitar de os pequenos se perderem”, informa o Tenente Cavalcanti, da 3ª Seção de Planejamento do Estado Maior. Além disso, a corporação também disponibilizará um caminhão de combate a incêndio, ambulância, duas motos-resgate e uma viatura de busca e salvamento para apoio.

De acordo com o plano operacional definido pela Polícia Militar e Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) da PMJP, 160 homens ficarão divididos no patrulhamento a pé e motorizado. A Semusb disponibilizará dez motos e cinco viaturas no apoio. “Este somatório de forças entre Guarda Civil Metropolitana e a Polícia faz com que reduzamos o número de ocorrências na cobertura dos grandes eventos”, declarou o Cel. Jefferson, comandante do Policiamento da Região Metropolitana (CPRM).

A volta da Monga

Como não existe Festa das Neves sem parquinho de diversões, o entretenimento da garotada (e dos grandinhos nostálgicos) está garantido de 1º a 5 de agosto, com brinquedos tradicionais (carrossel, samba, carrinhos bate-bate) instalados na Praça Dom Adauto e na Avenida Odon Bezerra, mais barraquinhas de guloseimas e a esperada volta da Monga, a mulher-macaco.

“Preparamos um evento com uma excelente infraestrutura, muita segurança e organização para os 429 de anos da nossa cidade. Neste ano, a Festa das Neves se reencontra com a sua tradição: voltada para as crianças e para a família”, reforça André Coelho, diretor-adjunto.

Programação da Festa das Neves 2014:

Palco principal (Ponto de Cem Réis):

03/08 (domingo):

16h30 – O show do Palhaço Pipi

17h – Palavra Cantada apresenta espetáculo “Aventuras Musicais”

05/05 (terça-feira):

18h30 – Oliveira de Panelas homenageia Ariano Suassuna

20h – Banda 5 de Agosto completa 50 anos

Cultura popular (Pavilhão dos Brincantes – Pça. Dom Adauto):

02/08 (sábado):

19h – Babau da PB de Mestre Clóvis

20h – Cordelista Janduí

20h – Repentistas Biu Salvino e Tindara

21h – Coco de Roda Caiana dos Criolos

22h – Ciranda de Vó Mera

23h – Banda de Pífano Pife Perfumado – Monteiro

03/08 (domingo):

19h – Ventríloquo Mestre Toba de Sapé

20h – Cordelista Costa Leite

20h – Lapinha Jesus de Nazaré

21h – Repentistas Luzia dos Anjos e Santinha Maurício

22h – Grupo Eita de Projeções Folclóricas

23h – Coco de roda e Ciranda do Mestre Benedito (Cabedelo) – Mestre Dona Têca

04/08 (segunda-feira):

19h – Emboladores Frank e Nazar

20h – Reizado de Zabelê

20h – Cordelista José Pedro de Lima (Conde)

21h – Chico do Canolino

22h – Nau Catarineta de Cabedelo – Mestre Tadeu

23h – Tambores do Forte

05/08 (terça-feira):

19h – Mestre Brawn

20h – Cordelista Vicente Campos Filho

20h – Cavalo Marinho Semente João do Boi

21h – Grupo Jacoca (Conde)

22h – Grupo Ajamulher

23h – Grupo Amantes da Rabeca (Sapé)

Tenda do Cordel (de 02/08 a 05/08, de 17h a 0h, na Pça. Dom Adauto)

Tenda Arte e Cena (Praça Rio Branco):

03/08 (domingo):

17h – “O show não pode parar”, da Cia. Alegria de Espetáculo

18h – “Scooby Doo – Fim de Jogo”, da Cara Dupla Cia. de Teatro

04/08 (segunda-feira):

17h – “Carnaval em Veneza”, com Maria Luiza Pires e Rodolfo Pereira

18h – “Donzela Guerreira”, da Cia. Mundu Rodá de Teatro Físico e Dança

05/08 (terça-feira):

15h – Aula-espetáculo “Chã de Dois – Corporeidades Brasileiras: da Tradição à Cena Contemporânea”, da Companhia Geca

17h – “A Saga de Daluz”, da Geca, Grupo Experimental Cena Aberta

18h – “Confraria de Malagrida – Apresentação do Maracatu Nação Pé de Elefante”. Compondo a programação da Acraa (Associação Cultural Recreativa Anjo Azul), no Beco da antiga Faculdade de Direito.

- Exposição “A Parede Poética do Sesc”

- Performance de Anayde Beiriz (atriz Raquel Ferreira)

Palco alternativo (Pça. Anthenor Navarro):

1º/08 (sexta-feira):

19h – Banda Abrad’Zoio

20h – Yuri&Will

21h – Dj Cris L.

02/08 (sábado):

19h – Banda Licenciosa

20h – Mira Maya

21h – Banda Macumbia

03/08 (domingo):

19h – Banda Meio Free

20h – Escurinho

21h – Dj Kylt

Confira a programação religiosa, divulgada pela Arquidiocese da Paraíba:

Dia 27/07 (Domingo): abertura.

18h30: breve celebração de abertura com hasteamento dos pavilhões, recepção das autoridades e execução dos Hinos Nacional, do Estado e da paróquia.
19h: abertura solene dos festejos da Padroeira com a Santa Missa e Novena.
Celebrantes: Côn. Rui da Silva Braga e Mons. Robson Bezerra.
Devoção do dia: Nossa Senhora de Guadalupe (padroeira das Américas).

Dia 28/07 (Segunda-feira):

19h: Santa Missa e Novena.
Devoção do dia: Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil).
Celebrante: Pe. Cláudio Euzébio de Amorim.

Dia 29/07 (Terça-feira):

19h: Santa Missa e Novena.
Devoção do dia: Nossa Senhora de Lourdes.
Celebrante: Pe. Irapuan Ramos da Silva.

Dia 30/07 (Quarta-feira):

19h: Santa Missa e Novena.
Devoção do dia: Nossa Senhora de Fátima.
Celebrante: Mons. Virgílio Bezerra de Almeida.

Dia 31/07 (Quinta-feira):

19h: Santa Missa e Novena.
Devoção do dia: Nossa Senhora da Piedade (padroeira da Diocese de Cajazeiras-PB).
Celebrante: Pe. José Alves de Oliveira.

Dia 01/08 (Sexta-feira):

19h: Santa Missa e Novena.
Devoção do dia: Nossa Senhora da Guia (padroeira da Diocese de Patos-PB).
Celebrante: Côn. Mons. Ednaldo Araújo dos Santos.
(Noite do Apostolado da Oração)

Dia 02/08 (Sábado):

19h: Santa Missa e Novena.
Devoção do dia: Nossa Senhora da Conceição (padroeira da Diocese de Campina Grande-PB).
Celebrante: Pe. Severino da Silva Souza.
(Noite do Setor Família)

Dia 03/08 (Domingo):

6h: Missa Dominical.
9h: Missa e Primeira Eucaristia.
19h: Santa Missa e Novena.
Devoção do dia: Nossa Senhora da Luz (padroeira da Diocese de Guarabira-PB).
Celebrante: Pe. Marcelo Monte de Sousa.

Dia 04/08 (Segunda-feira):

19h: Santa Missa e Novena.
Devoção do dia: Nossa Senhora da Penha.
Celebrante: Pe. Mário Costa Silva.
Convidados: Côn. Germano Santana Lima, Pe. Elvis Feliciano da Silva, Pe. Reynaldo Segundo e seminaristas.

Dia 05/08 (Terça-feira): Encerramento.

8h30: Vestimenta dos celebrantes.
9h: Santa Missa.
15h: Recitação do Santo Terço (Terço dos Homens Arquidiocesano).
16h: Solenes Procissão e Missa de Encerramento.

Colisão entre carro de passeio e Van mata mulher e deixa cinco feridos na BR 230
Uma colisão entre um carro de passeio e uma Van, na manhã deste sábado, no km 48 da BR-230, deixou uma mulher morta e pelo menos cinco pessoas feridas.

O choque foi registrado nas proximidades do município de Santa Rita, quando o motorista do carro popular seguia para a feira do município e parou na rodovia para verificar qual sentido deveria seguir para chegar aodestino.

O motorista da Van, que seguia na velocidade normal da via em direção ao município de Patos, não conseguiu desviar e acabou se chocando na traseira do carro de passeio. As quatro pessoas que estavam no carro ficaram feridas e uma delas morreu no local. As vítimas foram resgatadas para o Hospital de Emergência e Trauma da Capital pelo Samu. O Corpo de Bombeiros auxliou na retirada das vítimas, que ficaram presas às ferragens.

Dos passageiros da Van, apenas dois tiveram ferimentos leves, os outros cinco não sofreram nada, apenas o susto.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no ponto onde ocorreu o acidente para reorganizar o tráfego e ajudar as vítimas.
PB Agora
PM e mais dois são presos acusados de explosão a banco

Suspeitos foram presos após cerco realizado em um sítio, localizado na zona rural de Livramento

Alexsandra Tavares DivulgaçãoCom o trio foram apreendidas pistolas, parte do dinheiro roubado, grampos e uma alavanca de ferro
Um cabo da Polícia Militar (PM) de Campina Grande e outros dois homens suspeitos de explodir um caixa eletrônico do Banco Bradesco na cidade de Livramento, no Cariri, foram presos pela PM. Com eles foram apreendidas quatro pistolas, parte do dinheiro roubado - um total de R$ 70 mil, uma lata com mais de 60 grampos e uma alavanca de ferro – itens utilizados no ataque contra a agência bancária.

O cabo da PM Clodeildo da Silva Moreira, Erinaldo José da Silva e Ricardo Pereira do Nascimento, foram presos após um cerco realizado em um sítio, localizado na zona rural do município no fim da tarde da última sexta-feira, horas depois da explosão ao caixa, que ocorreu na madrugada do mesmo dia.

De acordo com o tenente José de Arimatea, uma viatura realizava rondas em Livramento, distante 130 km de Campina Grande, quando recebeu a informação da Polícia Civil de que seis suspeitos de terem praticado de terem explodido o caixa eletrônico estavam acampados em um sítio da zona rural do município.

“Com apoio das viaturas de Taperoá e Assunção, foi realizado um cerco a uma residência no local, onde já de início os policiais encontraram cédulas queimadas, grampos e restos de comida, conseguindo prender dentro da casa o policial Militar e mais dois suspeitos. Um quarto acusado que estava com eles conseguiu fugir quando percebeu a chegada das guarnições policiais”, contou o tenente.

O trio suspeito foi levado para a delegacia na cidade e autuado por furto qualificado. A Polícia Militar vai abrir um procedimento para apurar o envolvimento do cabo no crime.

A ação praticada por oito homens fortemente armados aconteceu por volta das 3h. A explosão das dinamites foi tão forte que o prédio da agência e parte das paredes das casas vizinhas ficaram destruídos.

De acordo com os dados do Sindicato dos Bancários da Paraíba, esta foi a 29ª explosão de caixa eletrônico este ano no Estado. Ao todo, já foram registradas 71 ocorrências de ataques a bancos.
Jornal da Paraiba

Cássio: “pesquisa mostra que Paraíba quer respeito e tolerância”
Tucano disse que população paraibana está comparando estilos de governar dos candidatos

O candidato da coligação “A Vontade do Povo” ao governo da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), avaliou o resultado da pesquisa eleitoral do Instituto Souza Lopes, divulgada pelo Sistema Correio na noite desta sexta-feira (25).

O tucano disse receber os números com humildade e ressaltou que a pesquisa revela que a Paraíba está comparando os estilos de governar de cada candidato. Para Cássio, a campanha começa a permitir que a população comece a fazer a comparação entre as duas formas de governar o Estado.

Na pesquisa Correio/Souza Lopes, o tucano aparece com 45,5% das intenções de voto.

MaisPB




Polícia prende três envolvidos no assalto a agência bancária de Livramento; um deles é Cabo da PM
A polícia militar prendeu, na noite desta sexta-feira (25), na zona rural de Livramento três envolvidos no roubo a agência bancária da cidade. 

De acordo com informações colhidas pelo DE OLHO NO CARIRI, um dos acusados é o Cabo da PM Clodeildo da Silva Moreira que prestava serviços ao estado desde 2002. Durante a ação, os policias conseguiram recuperar parte do dinheiro. 

Na foto ao lado, estão os dois suspeitos que não tiveram o nome revelado pela PM.
Junto com os suspeitos também foram encontrados um carro e uma motocicleta que foram roubados, várias armas, munição, grampos e dentro da mala do veículo Corsa Classic de placa NQB-7194 Sapé-PB ainda havia uma cobra morta. 

Os presos foram levados para a Delegacia de Taperoá onde vão prestar depoimento. Policiais estão fechando o cerco na região de Livramento a fim de capturar os outros envolvidos no crime.

Esta é a segunda explosão ao caixa eletrônico de Livramento e que a polícia consegue elucidar e prender os envolvidos. A prefeita Carmelita Ventura parabenizou a ação da polícia e lembrou que a partir de sua gestão, mobiliou uma casa para os policiais que atuam no município, fornece alimentação e conseguiu uma viatura 0Km.

DE OLHO NO CARIRI
Bode: de escravo no mato a rei na rua

Por Simorion Matos
Um dos maiores símbolos da resistência e da força no semi árido nordestino é o bode.

Antes criado sem qualquer cuidado, na caatinga, se alimentando apenas do que a natureza lhe proporcionava, hoje o caprino tem merecidamente reconhecido o seu valor econômico e social.

Na região do Cariri Paraibano, o segmento da caprinocultura tem se destacado. A atividade produtiva estimula a realização de grandes eventos com forte chamamento turístico. Em Monteiro, foi escolhida a Miss Cabra. Em Cabaceiras, reverencia-se o Bode Rei. Em Gurjão, o povo aclama a importância do Bode na Rua.

Após longos anos teimando em combater a seca, entidades governamentais, associações de produtores e órgãos técnicos se convenceram que, em vez de tentar combater a seca, era melhor conviver com o fenômeno histórico, buscando alternativas. Aí então, quase 500 anos depois que os portugueses descobriram o Brasil, os nordestinos descobriram o potencial econômico do bode.

A agricultura familiar passou a ser valorizada e foi iniciado um trabalho com o objetivo de identificar as potencialidades e os entraves tecnológicos, econômicos e políticos que limitavam o desenvolvimento do agronegócio da caprino-ovinocultura.

Hoje, já existe uma consciência sobre a importância que a atividade tem na ocupação de mão-de-obra familiar e o reconhecimento que os criadores têm no seu potencial econômico.

No Nordeste existem em torno de 6 milhões de caprinos e 7 milhões de ovinos, representando 93% e 48%, respectivamente, do rebanho nacional.

A pecuária de cabras e ovelhas do Nordeste brasileiro foi considerada durante muito tempo como uma atividade destinada principalmente a alimentação das populações rurais por constituir-se numa fonte barata de proteína animal para as famílias de baixo poder aquisitivo e pela capacidade que têm os caprinos e os ovinos de produzir em terras que, muitas vezes, não se prestam para a exploração agrícola e onde outras espécies animais enfrentam dificuldade em produzir.

Essa “fama” impedia que a maioria dos empresários rurais investisse na pecuária desses animais, mesmo ela sendo economicamente mais viável que a dos bovinos, principalmente na região semi-árida.

Entretanto, nos últimos anos, a caprino-ovinocultura vem ganhando destaque, seja pela busca de carne com menor teor de gordura, seja pelo maior retorno que a atividade traz quando comparada a outras espécies de explorações, principalmente à bovinocultura de corte.

A caprinocultura, além de apresentar animais adaptados às condições agroecológicas da região e à cultura do nosso povo, é geradora de renda das propriedades.

Para que possamos obter os resultados que poderemos atingir, muita coisa ainda precisa ser feita. É necessária uma visão econômica mais intensa para que, sendo o preço pago pelo quilo do caprino maior em relação ao bovino, por conta do excelente valor de proteínas da carne de cabritos e borregos, essa carne possa chegar em maior volume à mesa da população das grandes cidades do Nordeste e do Brasil.

A atividade carece de maior atenção por parte daqueles que fazem políticas públicas, vindo a inserí-la como uma atividade econômica importante para o desenvolvimento regional.

Um fator de convencimento para o aquecimento desse mercado é que cresce a demanda pelos chamados produtos limpos, que pouco utilizam, em sua produção, os insumos modernos, à base de produtos químicos. E a criação de caprinos não utiliza praticamente nenhum componente químico.

Entre os avanços, já podemos observar na Paraíba casos isolados de gestão de propriedades rurais de maneira empresarial, preocupação com a qualidade da genética dos rebanhos, alimentação, sanidade e registros dos custos e receitas. O que sempre foi considerado como fonte de subsistência, hoje é encarado como atividade econômica.

O bode está fortalecido. Passou de escravo no mato a rei na rua.
Polícia Militar apreende Carro de transporte clandestino e aplica multa de R$ 25 mil a Motorista. Apreensão foi próxima a Santa Cruz
Na manhã desta quinta-feira (24), contorno da Rodovia que dá acesso ao Município de Santa Cruz, Sertão da Paraíba, a Polícia Militar apreendeu uma Veraneio, placa CBL 0428, conduzida por Simplício Ferreira Filho, 44 anos, que residente em Alexandria/RN.

O Motorista é acusado de transporte irregular de passageiro, inclusive reincidente, haja vista já responder pelo crime de desobediência na Comarca de Sousa.
A queixa fora formulada pela Empresa Viação Santa Cruz, detentora da concessão do transporte coletivo para a Cidade de Sousa.

Simplício Ferreira Filho, já respondia processo, acusado de transporte clandestino do Município de Alexandria/RN a Cidade Sorriso na Paraíba.

Incidente no crime de desobediência, o Motorista foi flagrado pela Guarnição da Polícia Militar do Destacamento de Santa Cruz na manhã desta quinta-feira (24), encaminhado ao Pátio do 14º Batalhão em Sousa. Simplício Ferreira Filho, ainda recebeu multa de R$ 25 mil.

Redação
@folhadosertao
Para o senado Maranhão tem 31,3%, Santiago 16,5% e Lucélio 7% diz pesquisa Correio26 de Julho de Redação com TV Correio

A primeira rodada de pesquisa para o Senado da República, após o registro das candidaturas no Tribunal Regional da Eleitoral (TRE- PB), realizada pelo Instituto Souza Lopes, traz o candidato da coligação ‘Renovação de Verdade’, o ex-governador José Maranhão (PMDB) à frente da disputa com 31,3%, na consulta estimulada. Em seguida, aparece o ex-senador Wilson Santiago (PTB), que integra a coligação ‘A Vontade do Povo’, com 16,5%. O petista Lucélio Cartaxo, que integra a coligação ‘A Força do Trabalho’, está em terceiro com 7% das intenções de voto.

A pesquisa, realizada em parceria com o Sistema Correio de Comunicação, mostra ainda que o ex-deputado Walter Brito Filho, que concorre pelo PTC, aparece em quarto lugar com 2,7%. Leila Fonseca, do Pros, tem 0,5%; Nelson Júnior, concorrendo pelo Psol, está com 0,3%. Já o candidato do PCO, Gilson Ferreira, último a registrar candidatura, e Rama Dantas, do PSTU, aparecem com 0,1%. Votos brancos e nulos para o Senado, segundo o Instituto Souza Lopes, seriam 16,7%. Outros 24,7% não souberam ou não quiseram responder à consulta estimulada para o Senado.

Espontânea José Maranhão, que já ocupou uma cadeira no Senado, também lidera na consulta espontânea com 12,4% das intenções de voto, seguido de Wilson Santiago (6,8%), Lucélio Cartaxo (3,8%), Walter Brito Filho (0,3%), Vitalzinho (0,1%), Nelson Júnior (0,1%). Com também 0,1% aparecem ainda os nomes de Adriano, Arthur Cunha Lima Filho, Cássio Cunha Lima, Cícero Lucena, José Paulo, Luiz Couto, Pedro Cunha Lima e Rômulo Gouveia. Os votos brancos e nulos somaram 11,9% e 64% não sabem em quem votar ou não quiseram responder.
Mulher é reprovada 110 vezes no exame para tirar habilitação

Ela ainda quebrou o recorde de vezes em que uma pessoa é reprovada na avaliação que somavam ‘apenas’ 86 fracassos

Você já se sentiu mal por reprovar no teste para tirar habilitação? Pois não fique, de verdade. Uma mulher de 28 anos ‘conseguiu’ o feito de reprovar no exame nada menos que 110 vezes. Para repetir o teste todas as vezes, ela gastou uma quantia de 3 mil libras esterlinas, o equivalente a R$ 11 mil.

O nome da inglesa, moradora da cidade de Southwark, não foi divulgado.

Na região o teste de teoria tem duas etapas: uma composta de questões de múltipla escolha e a outra uma seção de percepção de risco.

De acordo com o departamento de transportes do Reino Unido, apenas metade das pessoas que fizeram as provas práticas e teóricas durante o primeiro trimestre deste ano foram aprovadas. No Brasil, os números de reprovação dependem dos estados e variam de 24% em São Paulo a 61% no Rio Grande do Sul.

Fonte: Estadão

Na Paraíba é assim: 71 assaltos a bancos em sete meses de 2014

Eram 70 ocorrências contra bancos até a manhã desta sexta-feira, 25. Foi quando bandidos armados decidiram engrossar as estatísticas. Eles invadiram a agência do Banco Itaú, localizada dentro da Unimed, em João Pessoa, tomaram um segurança com refém e fizeram um rapa no banco. Com isso, o número de ocorrência na Paraíba saltou para 71 casos em 2014.

Foi a oitava ocorrência contra bancos no Estado, neste mês de julho. A penúltima foi a explosão de caixas eletrônicos da agência do Bradesco, em Livramento (Cariri). Conforme levantamento realizado pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba, esses números representam uma média de 10 assaltos a bancos por mês, ou uma a cada três dias.

A Paraíba tem se apresentado com o um dos Estados onde mais se registram assaltos a bancos. Em 2011, foram registradas 62 ocorrências. No ano seguinte, em 2012, foram 63. Mas, no ano passado, em 2013, foram 129 registros.
Helder Moura -JP