Tucano e socialista frente a frente. A quatro dias do segundo turno das eleições para governador da Paraíba, o candidato à reeleição Ricardo Coutinho (PSB), e o senador Cássio Cunha Lima, postulante ao Palácio da Redenção pelo PSDB, se enfrentam no último e decisivo debate eleitoral. Aguardado com muita expectativa, o debate promovido pelas TVs Branco e Paraíba, promete ser tenso, e acirrar ainda mais a corrida pelo governo do Estado, na reta final da campanha. O confronto acontece na noite de hoje, ao vivo, após a novela “Império”, e também será transmitido pela rádio CBN João Pessoa. Como no encontro realizado pelas emissoras no primeiro turno, o debate desta quinta será mediado pelo jornalista da Rede Globo José Raimundo.


Esta será a última oportunidade para os candidatos apresentarem as suas idéias e propostas e convencerem os eleitores ainda indecisos, do voto, a quatro dias do pleito.

As regras do debate foram previamente apresentadas para as equipes dos candidatos. Ele contará com três blocos, sendo um com tema livre, outro com tema determinado e o último voltado para considerações finais. Ricardo e Cássio farão perguntas entre si. Eles terão 30 segundos para o questionamento, um minuto e meio para respostas, um minuto de réplica e mais um de tréplica.

Devido ao horário de verão, o confronto entre os candidatos será exibido mais cedo, a partir das 21h30. Devido o acirramento da disputa, a expectativa é que o debate seja tenso, porém de alto nível. Cássio e Ricardo garantem que vão aproveitar o espaço da Rede Paraíba de Televisão para apresentarem propostas. O primeiro debate do segundo turno entre o tucano e o socialista, promovido pela TV Correio, foi marcado por denúncias, acusações, troca de farpas, e poucas propostas.


A acusação de Lula, comparando a campanha dos tucanos com o regime de Hitler, mostra a que nível chegou a apelação do ex-presidente para tentar manter o PT no poder

É estarrecedor, para usar a palavra preferida pela presidente Dilma Roussef na campanha eleitoral, a comparação dos tucanos com os nazistas, feita ontem por Lula, durante um comício em Recife. No mesmo tom raivoso com que vem destilando suas críticas a Aécio, Lula afirmou, para surpresa e indignação não apenas de seus adversários, mas principalmente dos que viveram os horrores do regime de Hitler, nos anos 1930 e 1940: “De vez em quando, parece que estão agredindo a gente como os nazistas agrediam no tempo da 2ª Guerra Mundial”.

Num sinal de que perdeu completamente a noção dos limites estabelecidos pelo jogo eleitoral, Lula ainda comparou os líderes do PSDB a Herodes e Dilma, a Jesus: “Outro dia eu dizia para eles: vocês são mais intolerantes que Herodes, que mandou matar Jesus Cristo quando ele nasceu, com medo de ele virar o homem que virou. E vocês querem acabar com o PT, com a nossa presidente, querem achincalhar ela, chamar ela de leviana”.

É inacreditável que um ex-presidente chegue a esse nível de apelação para angariar votos para sua candidata numa eleição que deverá ser decidida voto a voto até o final da apuração. Com a história não se brinca, mesmo que se admita “fazer o diabo para vencer uma eleição”, como chegou a afirmar Dilma no início da campanha. Mesmo que se aceitasse que a palavra “leviana” fosse mesmo um xingamento, que até hoje não constava dos dicionários do gênero, e mesmo que Lula tivesse razão sobre a intensidade dos ataques desferidos pela oposição contra Dilma – o que, como se sabe, não é verdade -, isso não justificaria a comparação feita com um dos regimes mais sanguinários e autoritários de toda a história. Nada, absolutamente nada, nas atitudes de Aécio guarda a menor semelhança com a carnificina provocada pelos nazistas em todo o mundo, até porque ele apenas reagiu à tentativa de “desconstrução” de sua candidatura pelo PT – uma estratégia adotada com sucesso no primeiro turno contra a candidata do PSB, Marina Silva, e contra os tucanos José Serra e Geraldo Alckmin, em eleições passadas. Diante da afirmação estapafúrdia de Lula, talvez seja o caso de perguntar aqui: o que ele sabe sobre o nazismo?

Exceto pelo estreito contato que mantém com a central de infâmia montada pelo PT contra seus adversários, comandada pelo marqueteiro João “Goebbels”Santana, como afirmou o cineasta Fernando Meirelles, numa referência a Joseph Goebbels, o temido ministro da propaganda nazista, Lula parece saber muito pouco sobre o regime de Hitler. Sua aproximação com o ex-presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, fala por si mesma. Numa prova inequívoca de má fé e ignorância histórica, Ahmadinejad, um dos maiores inimigos de Israel, sequer reconhece a ocorrência do Holocausto, como é conhecido o extermínio de seis milhões de judeus por Hitler, na Segunda Guerra Mundial.

Se Lula se preocupasse mais com as ações de seu próprio partido e de seus aliados, talvez pudesse aprender um pouco mais sobre o regime hitlerista. Em vez de acusar os tucanos de agir como nazistas, Lula deveria ter demonstrado um mínimo de indignação quando a blogueira cubana, Yoani Sánchez, foi impedida de dar uma palestra no Brasil pelas milícias fascistas de seus aliados. Mas, como ela critica a falta de liberdade na ilha de seu amigo Fidel Castro, ele preferiu fazer vistas grossas.

O vereador e ex-vice-prefeito de Santa Helena, Júlio Neto (PT), declarou nesta quinta-feira (23), apoio à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB). O parlamentar petista havia votado em Vital do Rêgo (PMDB) no primeiro turno, e decidiu aderir a Ricardo após reunião com o ex-prefeito de Cajazeiras e coordenador da campanha do socialista na região, Carlos Antônio (DEM).

Júlio Neto afirmou que a sua adesão a Ricardo deve-se, primeiramente, ao grande trabalho realizado pelo atual governo na região do Alto Sertão, com ligação asfáltica dos municípios, projetos hídricos, melhoria de escolas e dos hospitais.

No município de Santa Helena, o vereador destacou algumas das ações da gestão de Ricardo, como a ponte no distrito de Várzea da Ema, a entrega de três ônibus escolares, a recuperação do canal da Lagoa do Arroz, a reforma de açudes e de barreiros e a construção de uma escola. “Vamos reeleger Ricardo para a Paraíba continuar avançando em todas as regiões”, destacou Júlio Neto.



A juíza da 31ª Zona Eleitoral, Isabelle Braga Guimarães de Melo, baixou portaria determinando Lei Seca no segundo turno das eleições, no próximo domingo (26), nos municípios de Pombal, Paulista, Cajazeirinhas, São Domingos, São Bentinho e Lagoa.

Apesar da decisão da juíza, os estabelecimentos comerciais que são vinculados à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) poderão vender bebidas alcoólicas em todo o estado. Já prevendo eventual portaria a ser publicada pela Secretaria de Segurança do Estado e pela Justiça Eleitoral estabelecendo a Lei Seca, a Abrasel entrou na Justiça com um mandado de segurança preventivo, com pedido de liminar, contra a possível proibição. O juiz João Batista Barbosa acolheu o pedido de liminar e em seu despacho, entendeu que na ausência de previsão legal “no sentido de proibir a comercialização de bebida alcoólica no dia de eleições” liberou à venda na Paraíba. Decisão isenta os associados à Abrasel da proibição

Prefeituras da Paraíba já gastaram mais de R$ 518 milhões com prestadores de serviço; TCE pede identificação dos servidores temporários 
 O conselheiro Arnóbio Viana, que responde interinamente pela Presidência do Tribunal de Contas do Estado, recebeu, na manhã desta quinta-feira (23), representantes do Banco do Brasil para o trato de questão relacionada ao pagamento de servidores contratados, em caráter temporário, por organismos públicos estaduais e municipais. No caso das Prefeituras, são valores que superam R$ 518 milhões de janeiro a agosto passados e pagos a pessoas cuja identificação o TCE ainda desconhece.


Ele definiu o encontro com dirigentes regionais do BB como um chamamento à parceria em favor do controle e acompanhamento das contratações temporárias de agentes públicos.


Arnóbio Viana discutiu a viabilidade de as prefeituras e governo do Estado abrirem uma conta exclusiva para receber os recursos destinados ao pagamento dos codificados. Na ocasião, o conselheiro explicou que houve este ano um acréscimo de servidores codificados e prestadores de serviço nas folhas de pessoal, situação que ele trata como consequência do período eleitoral.


Para os fins da Resolução são considerados “temporários” aqueles servidores que mantenham vínculos precários com o Poder Público, ou seja, os contratados por excepcional interesse público ou identificados a títulos de “pro-tempore”, “codificado” e “prestador de serviço”.


Uma vez aberta a conta exclusiva para o pagamento dos temporários, os gestores deverão oferecer autorização para que o Banco do Brasil encaminhe ao Tribunal os extratos a ela referentes.


Participaram do encontro no TCE o gerente administrativo da Superintendência do Banco do Brasil Daniel Oliveira, os gerentes Edilberto José de Souza Passos e Renato Mesquita, além do advogado Severino Chaves, pelo setor jurídico do banco.


Redação com TCE-PB
 
O Governo do Estado antecipou para a  sexta-feira (24) o pagamento do funcionalismo público estadual referente ao mês de outubro. Os salários dos servidores ativos e inativos estarão disponíveis no mesmo dia. A portaria da Secretaria de Estado da Administração será publicada no Diário Oficial, edição desta quarta-feira (22).

O Diário Oficial também vai trazer portaria da secretária da Administração, Livânia Farias, que transfere para a sexta-feira (31) o feriado de 28 de outubro, Dia do Funcionário Público.


                                                            Comando Geral da PM

A Polícia Militar da Paraíba divulgou, na noite dessa terça-feira (21), a promoção de 116 cabos à graduação de 3º sargento e 16 soldados à graduação de cabos. A lista foi publicada no boletim interno da corporação, que pode ser acessado no site www.pm.pb.gov.br.

Os promovidos realizaram nessa quarta-feira (22), cursos de habilitação para a nova graduação que passaram a responder, com carga-horária de 120 horas-aula para cabos e 160 para sargentos. Além disso, os militares atendem a critérios como ter bom comportamento e tempo de serviço mínimo exigido para alcançar a promoção.

Dos 4.474 promovidos desde 2011 – que representa quase metade de todo efetivo da Polícia Militar - 3.853 policiais são do quadro de praças (soldados, cabos, sargento e subtenentes) e 621 do quadro de oficiais (tenente, capitão, major, tenente-coronel e coronel).

No período foram chamados 1.044 novos soldados que já estão nas ruas reforçando a segurança. Um novo concurso para soldados está em andamento, com os primeiros convocados concluindo as etapas específicas do certame para poderem entrar no curso de formação, que tem duração de 10 meses.

Concursos Internos – A Polícia Militar está com inscrições abertas para três concursos internos com 140 vagas para habilitação de oficiais, formação de sargentos e também de cabos. Os cursos garantem mais uma oportunidade de ascensão profissional para os integrantes da corporação. Os policiais têm até o dia 30 deste mês para realizarem a inscrição no site www.idecan.org.br. Os certames são compostos por três etapas (intelectual, saúde e física) e a primeira fase acontece nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos.
Helicóptero é usado para localizar ladrões de celulares no Centro de João Pessoa

De acordo com o tenente Diórgenes Sousa, do 1º Batalhão de Polícia Militar, os suspeitos são dois homens que levaram 50 celulares.
Helicóptero participou da procura aos suspeitos

O helicóptero Acauã, que pertence ao Governo da Paraíba, foi acionado no final da manhã desta quarta-feira (22), para ajudar a capturar dois homens que roubaram cinquenta celulares de uma loja de eletrodomésticos no Centro de João Pessoa.

De acordo com o tenente Diórgenes Sousa, do 1º Batalhão de Polícia Militar, por volta das 11h40, a PM foi comunicada que dois homens chegaram em uma motocicleta foram até o balcão e anunciaram o assalto.

“Os homens levaram cinquenta celulares que estavam na prateleira. Eles fugiram em uma motocicleta. Assim que fomos comunicados, o helicóptero foi acionado e fez varredura em toda a região. A aeronave ficou em cima da loja poucos minutos depois”, confirmou o tenente.

Ainda segundo oficial, além da aeronave, policiais em viaturas também fizeram uma inspeção, mas até às 12h30, os suspeitos nem os equipamentos foram localizados.

Portal Correio 
Idoso da PB compra 10 iPhones pela internet, mas recebe coco e refrigerante

Segundo a Delegacia de Defraudações de João Pessoa, pelos aparelhos, ele pagou o valor de R$ 18,1 mil, sendo que já havia depositado R$ 8 mil.
Produtos vieram na caixa via Sedex
Um idoso de 70 anos entrou para a lista das vítimas dos golpes na internet. Ele comprou dez celulares da marca iPhone do tipo 6 ( recém lançado) em um conhecido site de compras, mas recebeu em casa uma caixa contendo um coco e uma garrafa de refrigerante. O caso foi notificado nessa terça-feira (21), na 12ª Delegacia Distrital, no bairro de Manaíra, em João Pessoa. Pelos aparelhos, ele pagou o valor de R$ 18,1 mil, sendo que já havia depositado R$ 8 mil.

De acordo com Iumara Gomes, delegada titular de Defraudações de João Pessoa, o adolescente, filho do aposentado, viu a promoção dos aparelhos no site e conversou com o pai sobre o baixo custo e a rentabilidade que teriam com a compra.

“O pai viu o preço e comprou no dia 18 de outubro. No dia 20, quando a caixa enviada pelo Sedex e foi aberta, as pessoas encontraram um coco verde e uma garrafa pet de refrigerante”, revelou a delegada.

Segundo o delegado Lucas Sá, que vai investigar o caso, foi paga uma quantia de R$ 8 mil e a outra parte foi parcelada. “Para a compra ser efetivada e as pessoas receberem os Iphones 6 em casa, elas pagaram R$ 8 mil de entrada e parcelaram o restante do valor”.

O remetente forneceu um endereço falso como se morasse no município de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. O caso será investigado pela Polícia Interestadual.
ESTIAGEM: GOVERNO DO ESTADO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM 170 MUNICÍPIOS

O Governo do Estado editou novo decreto de Situação de Emergência, por um período de seis meses, em 170 municípios paraibanos afetados pela estiagem, a fim de que não haja interrupção na assistência dada as populações. O decreto está publicado na edição desta quarta-feira (22) do Diário Oficial.

A Situação de Emergência é válida apenas para as áreas dos municípios comprovadamente afetados pela escassez ou falta de chuva. Com o decreto, o Governo do Estado fica autorizado a abrir crédito extraordinário para atender às demandas existentes.

Para a decretar a Situação de Emergência o Governo do Estado levou em consideração a escassez de água no semiárido paraibano por conta das irregularidades das chuvas, que não foram suficientes para recarga dos mananciais e persiste até a presente data, causando danos à subsistência e à saúde.

De acordo com o documento, a estiagem prolongada tem gerado prejuízos importantes e significativos às atividades produtivas no Estado, principalmente à agricultura e à agropecuária dos municípios afetados, cabendo aos poderes públicos buscarem soluções para minimizar os efeitos da estiagem.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a capacidade máxima dos 122 açudes monitorados é de 3,7 bilhões de metros cúbicos d’água, mas o volume atual é de apenas 984,7 milhões de metros cúbicos d’água. Conforme os dados da agência, apenas três reservatórios estão transbordando; 58 reservatórios estão com capacidade armazenada superior a 20% do seu volume total; 34 em observação (menor que 20% do seu volume total) e 29 reservatórios em situação crítica (menor que 5% do seu volume total).
Homem é torturado com ferro de soldar após elogiar mulher em Sertânia
Um homem foi torturado por cerca de quatro horas no domingo (19) em Sertânia, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, Vandenberg Alves da Silva, de 29 anos, teria elogiado a ex-namorado de um dos suspeitos, Leandro José da Silva, de 21 anos. O suspeito e outro homem teriam se dirigido a casa da vítima e praticado a tortura. O caso foi divulgado nesta terça-feira (21). Ainda segundo a polícia, a vítima foi obrigada a ingerir bebiba alcóolica, comer sal e foi queimada com um ferro de soldar em várias partes do corpo. A tortura ocorreu na Rua Terezinha Laet, no bairro Mário Melo. Os dois suspeitos foram presos e encaminhados a delegacia do município. Em depoimento, os suspeitos afirmaram que teriam a intenção de matar a vítima. Eles foram autuados por tentativa de homicídio e encaminhados para a cadeia pública do município.
fonte darciorabelo.com
Embalado por um coral formado por 150 mil vozes, o governador Ricardo Coutinho (PSB), candidato à reeleição pela coligação A Força do Trabalho, protagonizou, na noite desta quarta-feira (22), o maior evento da história das campanhas políticas da Paraíba. Com o reforço do senador eleito José Maranhão (PMDB), do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), da candidata à vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) e do candidato a senador Lucélio Cartaxo (PT), a última Girassoca das eleições de 2014 acabou se transformando em carnaval fora de época.

Paraibanos vindos de todas as regiões do Estado se juntaram aos milhares de pessoenses, que de forma espontânea, começaram a se aglomerar a partir das 18h na praça que há 28 anos serve de concentração para o segundo maior bloco de arrasto do Brasil. “Juntamos um grupo de amigos, fretamos um ônibus e percorremos quase 500 quilômetros só para vim hoje a João Pessoa demonstrar o apoio do povo de Cajazeiras ao governador que tem transformado a história da Paraíba”, destacou o estudante Jandirson Freitas.

A aposentada Felisbela Cabral ignorou os seus mais de 70 anos de idade e fez questão de descer à pé a Avenida Epitácio Pessoa só para ouvir as palavras de Ricardo, a quem prefere chamar de ‘Mago Trabalhador’. “Sou filha natural de Guarabira, mas moro aqui em João Pessoa há mais de 50 anos. Tive a oportunidade de ver essa cidade sendo administrada por vários prefeitos, mas nunca vi ninguém trabalhar tanto quanto esse ‘Mago Trabalhador’. Sei que não preciso mais votar, porém, por tudo que Ricardo fez por essa cidade que me adotou há 50 anos, fiz questão de sair de casa para votar nele no primeiro turno e, se Deus quiser, farei o mesmo no próximo domingo”, enfatizou.

Assumidamente petista, a servidora pública federal Maria da Penha da Silva disse que a cidade de João Pessoa deu provas na noite desta quarta-feira de que não quer mais dar chance ao atraso. “O PSDB representa hoje o que é de pior na política brasileira. Aécio e Cássio são frutos da burguesia e só pensam em tirar proveito do poder público. Esses senhores nunca souberam o que é trabalhar na vida, conseguiram tudo de mão beijada, e hoje se dizem os salvadores do Brasil e da Paraíba. Ainda temos muitos problemas a enfrentar no nosso País e no nosso Estado, mas com a força do trabalho de Dilma e Ricardo, haveremos de vencer todos os desafios”, declarou.

A Girassoca da Vitória desta quarta-feira contou também com a participação de lideranças políticas dos mais variados partidos, como o ex-senador Efraim Morais (DEM), os deputados Damião Feliciano (PDT), Wilson Braga (PV), Lindolfo Pires (DEM), Anísio Maia (PT), Estela Bezerra (PS, B) e Gervásio Maia (PMDB); os vereadores Durval Ferreira (PP), Zezinho Botafogo (PSB) e Benilton Lucena (PT); o ex-deputado Fabiano Lucena (PSDB) e o ex-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Tavinho Santos (sem partido).
ascom

O Partido Trabalhista Cristão (PTC), liderado pelo candidato ao Senado e ex-deputado Walter Brito, desistiu de apoiar o candidato do PSDB ao Governo do Estado e aderiu à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB). A adesão foi formalizada nesta quarta-feira (22), durante encontro com o socialista, em Santa Rita.
Ao lado de seu filho, o ex-vereador de Campina Grande Fabrinni Brito (PTC), Walter disse que foi ‘desprestigiado’ pelo candidato tucano, que recebeu o seu apoio no primeiro turno. “Nem me telefonar ele foi capaz”, criticou o ex-parlamentar.
Walter Brito disse que consultou as bases de seu partido, e que a decisão foi de ‘zerar o jogo’, apoiando o governador que colocou a Paraíba no rumo do desenvolvimento. “Tomamos a decisão de caminhar juntos com o governador Ricardo Coutinho, que tem feito obras importantes de infraestrutura em Campina Grande e João Pessoa, fazendo nosso Estado avançar cada vez mais”, disse.

Fabrinni Brito também ressaltou a falta de gratidão do ex-governador Cássio Cunha Lima para com o PTC e seus militantes. “O partido sabe que o melhor para a Paraíba é Ricardo Coutinho, que tem compromisso para com o Estado, e fez muito mais do que qualquer outro governador”, finalizou.
Em Monteiro vereador do PSDB, deixa grupo de situação e adere a campanha de RC

Em Monteiro o grupo de oposição começa a ganhar força, na noite desta terça-feira (21) o vereador do PSDB, que fazia parte do grupo de situação, liderado pela prefeita de Monteiro Edance Henrique e o deputado João Henrique. Durante a realização de um comício em praça publica aderiu a campanha de reeleição do governador Ricardo Coutinho.

Segundo o vereador Tiba que obteve 690 votos no pleito municipal, o trabalho do governador foi decisivo para apoiar Ricardo, e ainda garantiu que vai estar ao lado de Conrado em 2016. 
Justiça Eleitoral apreende material irregular na Avenida Beira Rio difamando o governador
A Justiça Eleitoral recolheu na manhã desta quarta-feira (22) um material irregular de campanha. Fiscais cumpriram um mandado de busca e apreensão no estacionamento do Posto Quality, localizado na avenida Beira Rio, em João Pessoa.

O material apreendido foi considerado difamatório contra o candidato à reeleição Ricardo Coutinho (PSB).Os exemplares são do Jornal dos Municípios e estavam em um veículo pertencente a um blogueiro paraibano cujo nome o juiz da propaganda eleitoral não confirmou.

Ninguém foi preso, segundo o juiz da propaganda de rua, Ricardo Freitas.

"O Jornal dos Municípios teve sua distribuição proibida por decisão do juiz Tércio Chaves de Moura, corregedor do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Recebemos uma denúncia de que o material estaria com um cidadão e acabou se confirmando que os jornais estavam no carro dele. Ainda não posso confirmar a identidade do dono do veículo", disse Costa Freitas.

Na decisão de Tércio Chaves, referente ao início do mês de outubro, a Polícia Federal foi acionada para dar cumprimento ao mandado de busca e apreensão na WG Editora e Publicidade, de propriedade de Wanderly Farias, visando recolher “todo e qualquer exemplar do periódico denominado Jornal dos Municípios”.

A decisão do corregedor do TRE foi tomada após ação cautelar inominada com pedido de liminar impetrada pela assessoria jurídica da coligação "A Força do Trabalho", por entender que o material produzido pela WG Editora e Publicidade contém matérias que difamam a honra, imagem e reputação do governador Ricardo Coutinho. Além de determinar a imediata retirada de circulação do jornal, o corregedor do TRE ainda fixou uma multa diária no valor de R$ 100 mil à WG Editora e Publicidade em caso de descumprimento de sua decisão. “Considero (o valor da multa) suficiente para inibir a conduta ilícita e preservar os princípios defendidos pela legislação eleitoral, que pode ser majorada em caso de recalcitrância no cumprimento da liminar”, conclui o magistrado.


Redação
Candidatos intensificam atividades na reta final de campanha
Comícios e caminhadas dão o tom dos compromissos dos candidatos a governador nesta quarta-feira
A quatro dias da eleição do próximo domingo (26), os candidatos a governador da Paraíba aproveitam a reta final da campanha para intensificar os contatos e visitar o maior número de cidades no interior.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato a governador pela coligação ‘A Vontade do Povo’, participa de vários comícios nesta quarta-feira (22). De acordo com a assessoria do tucano, às 14h30 Cássio participa de comício na cidade de Santa Cecília do Umbuzeiro.

Em seguida, Cássio Cunha Lima promove comícios nas cidades de Umbuzeiro, Natuba e Aroeiras.

Depois dos comícios pelo Cariri, o candidato do PSDB participa de circuito de comícios em Campina Grande. Às 20h45, visita o bairro do José Pinheiro, onde realiza o primeiro comício da noite. Logo após, se desloca para os bairros da Liberdade e Malvinas, onde encerra as atividades programadas para esta quarta-feira.

O governador Ricardo Coutinho (PSB), candidato a reeleição da coligação ‘A Força do Trabalho’, realiza caminhada no comércio de Bayeux. Segundo a assessoria do socialista, a atividade está programada para iniciar às 10 horas.

Ao meio-dia, Ricardo participa de almoço do Restaurante Popular de Santa Rita, no bairro de Tibiri II. Em seguida, faz caminhadas nos bairros de Marcos Moura e Várzea Nova.

Encerrando a noite, Ricardo Coutinho participa da Girassoca, em João Pessoa.

MaisPB com assessoria
Barbaridade: mãe degola filha de 4 anos e depois tenta cometer suicídio
Caso macabro aconteceu nesta terça-feira e chocou moradores e policiais militares
Uma dona de casa de 25 anos foi internada em estado grave no hospital da cidade de Lábrea, a 710 km de Manaus, após degolar a filha de 4 anos e tentar suicídio. O caso macabro aconteceu nesta terça-feira e chocou moradores e a polícia local.

A dona de casa Vanuza do Nascimento da Silva, 25 anos, matou a filha com uma faca de cortar carne e, quando tentava tirar a própria vida, foi impedida por policiais militares. Ela segue internada no Hospital Regional da cidade sob a guarda de dois PMs.

Segundo a polícia, Vanuza vinha sofrendo de depressão. De acordo com histórias apuradas pela polícia com os parentes da dona de casa, ela chegou a alertá-los sobre o crime. "Ninguém acreditou muito quando ela falou isso. Mas quando ouviram a criança gritar, chamaram logo a polícia", contou o delegado Bruno Hitotuzi, por telefone.

Na última segunda-feira, uma psicóloga chegou a conversar com Vanuza para tentar entender porque ela vinha alardeando aos parentes que poderia se matar e matar a filha. No entanto, a profissional de saúde não teria conseguido fazer com que a dona de casa revelasse o que lhe aflingia. Hitotuzi informou ainda que a família de Vanuza disse que a acusada não tinha problemas com álcool ou drogas.

De acordo com a polícia, quando os PMs chegaram na casa onde o crime aconteceu, a garotinha já estava morta sobre a cama. "A mãe cortou o pescoço da filha. Ela ainda tentou se matar depois, mas os PMs chegaram a tempo", relatou Hitotuzi. O delegado disse ainda que os familiares relataram que a dona também tinha distúrbios mentais. "Isso não está confirmado, mas a família disse", afirmou o delegado.

Vanuza foi presa em flagrante no hospital da cidade, mas assim que receber alta será encaminhada à delegacia. "Já autuamos ela por homicídio qualificado por motivo fútil. Assim que receber alta, dona Vanuza será trazida para a delegacia onde ficará presa", concluiu o delegado.

De acordo com a direção do Hospital Regional de Lábrea, a dona de casa deu entrada na unidade com a traquéia cortada e perdendo muito sangue. Exames de sangue constataram a ingestão de uma grande quantidade de medicamento antidepressivo por parte de Vanuza que permanecerá em coma induzido pelos próximos três dias.

Terra
AL aprova projeto que obriga presença de nutricionista em asilos da Paraíba
Batinga afirma que projeto vai garantir qualidade de vida dos idosos
A Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, na sessão desta terça-feira (21), projeto de Lei, nº 1948/2014, de autoria do deputado Carlos Batinga (PSC), que torna obrigatório a assistência e acompanhamento de profissional nutricionista nos asilos e instituições de longa permanência de idosos e similares no Estado.

De acordo com o projeto, “todos os asilos, casas de acolhimento e repouso e instituições de longa permanência para idosos, bem como quaisquer outros estabelecimentos que ofereçam amparo, proteção, hospedagem, abrigo ou internação a idosos, a título gratuito ou oneroso, de caráter público ou particular, com atuação no Estado da Paraíba, deverão ser assistidos por um ou mais profissionais nutricionistas, para acompanhamento dos idosos atendidos”.

“É fundamental para garantir a qualidade de vida aos idosos à segurança alimentar e correta alimentação. Atendido esse requisito, em muito se avançará no sentido de mantê-los saudáveis por mais tempo”, justifica o deputado.

Batinga destaca que no primeiro semestre deste ano a ALPB já havia aprovado o projeto de Lei, nº 1861/2014, também de sua autoria, que determina que “os estabelecimentos comerciais e não comerciais que prestem serviços de preparo e fornecimento de alimentação humana pronta para consumo que produzam mais de 200 refeições por dia, somente poderão exercer as suas atividades sob a responsabilidade técnica de um nutricionista”. Esta lei já foi sancionada pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) e está em vigor na Paraíba.

Reconhecimento

Durante a votação e discussão do projeto, o deputado Carlos Dunga ocupou a tribuna da ALPB e ressaltou a importância das duas matérias para a segurança alimentar dos paraibanos. Segundo Dunga, estes dois projetos de Batinga estão entre os mais importantes aprovados pela Casa de Epitácio Pessoa em 2014.

Cristiano Teixeira - MaisPB
Prefeitura de Zabelê encerra programação da padroeira Nossa Senhora das Dores
A Prefeitura Municipal de Zabelê encerrou na noite desta segunda-feira, 20, a programação da festa da padroeira do município.

O evento de encerramento foi realizado no Clube Municipal e contou com a participação musical de Os Descendentes do Forró, Dejinha de Monteiro e Claudenir Fernandes.

A prefeita Iris Henrique marcou presença juntamente com a secretária municipal de Educação Marleide e correligionários.

Foram vários dias de festividades religiosa e festiva na comemoração da Padroeira Nossa Senhora das Dores.

De acordo com a prefeita municipal o evento superou as expectativas da coordenação. “O evento foi maravilhoso, superou as expectativas da coordenação, no próximo ano o sucesso se repetirá”, finalizou a gestora Iris Henrique.
CARIRIDECÁ







A Prefeitura de São João do Tigre iniciou na manhã desta terça - feira (21) mais uma vez a campanha mundial de mobilização de prevenção ao câncer de mama.

A proposta é sensibilizar a comunidade para os cuidados com a doença e importância do diagnóstico precoce e como também outras doenças que venha prejudicar a saúde das mulheres . A escolha pela tonalidade deve-se ao rosa ser a marca da luta contra o câncer de mama. Na ocasião será realizados exames de prevenção e do Auto Exame das Mamas à todas as mulheres.

O evento contou com a participação da população em geral do Prefeito Célio Barbosa que realizou a abertura da campanha, também estavam presente os secretários de Saúde João Batista, o presidente da Câmara Municipal Igor Queiroz, o Secretário de ação social Elissandro de Andrade, e o Secretário de finanças Marcio Leite e demais vereadores. 

campanha em São João Do Tigre iniciou nesta Terça - Feira, 21 com palestra sobre a prevenção do câncer de mama e colo uterino no Clube Municipal e se estendera até o próximo dia 24 , confira a programação.

Veja a programação da Prefeitura de São João do Tigre.

Outubro Rosa

21/10/2014 : REALIZAÇÃO DE MAMOGRAFIA DE FAIXA ETARIA DE 60 A 69 ANOS NA 

( UNIDADE DE SAÚDE DINA e EMILIA DE CARVALHO )

22/ 10/202014 : DIA D NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE REALIZAÇÕES DE EXAMES PREVENTIVOS E E ATIVIDADES EDUCATIVAS E DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES.

23/10/2014 : 22/ 10/2014 : DIA D NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE REALIZAÇÕES DE EXAMES PREVENTIVOS E E ATIVIDADES EDUCATIVAS E DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES. 

24/10/2014 : CAMINHADA PELAS PRINCIPAIS RUAS DA CIDADE, CONCENTRAÇÃO COLÉGIO ANA FERREIRA ARAGÃO, ENCERRAMENTO PRAÇA DE EVENTOS

A razão do Outubro Rosa está relacionada aos números da doença. O câncer de mama constitui um grave problema de saúde pública em vários países do mundo, inclusive no Brasil. A doença vem apresentando taxas de incidência crescentes nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil, a cada ano ocorrem cerca de 50.000 novos casos e cerca de 11.000 mortes decorrentes da doença. A maior parte dessas mortes é atribuída ao diagnóstico tardio.

Criado nos Estados Unidos, em 1997, a campanha se disseminou pelo mundo. Monumentos como a Torre de Pisa (Itália), Arco do Triunfo (França), Casa Branca (EUA) e Cristo Redentor (Brasil) já receberam a iluminação que representa o engajamento social pela saúde.

OPIPOCO










Depois de muita indefinição por causa da contestação judicial feita pela Coligação "A Vontade do Povo", encabeçada pelo candidato ao Governo da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), a Associação das Emissoras de Rádio e Televisão da Paraíba (Asserp) resolveu cancelar o debate que seria realizado ao meio-dia de hoje com os dois postulantes ao Palácio da Redenção. 
 
Cássio alegou não ter sido convidado para o programa, mas o presidente da Asserp, Henrique Kirilauskas, manteve contato telefônico com o publicitário Jurandir Miranda, da coligação A Vontade do Povo, no dia 13, para informá-lo sobre a data do programa. "A alegação de desconhecimento do debate não procede", garantiu o presidente da Asserp.
 
Além disso, conforme Kirilauskas, sua assessoria também fez contatos diretos com o publicitário Jurandir Miranda convidando-o para uma reunião na última sexta-feira, oportunidade em que o mesmo pediu para que a ligação fosse feita para o jornalista Marcos Alfredo, que seria o representante da coligação na reunião.
 
Diante do impasse, a Asserp emitiu hoje de manhã uma nota que pode ser conferida na íntegra a seguir:
 

 
 

O Senador Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato ao Governo do Estado da Paraíba, esteve visitando algumas cidades do Cariri Paraibano nesta terça-feira (20) Congo, Camalaú, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Zabelê e Monteiro.

Um fato curioso e que logo gerou repercussão nas redes sociais, é que já no início de sua visita o candidato do PSDB, foi recebido com vaias, com cartazes e bandeiras demonstrando apoio à reeleição Ricardo Coutinho, como pode se ver nas fotos abaixo.
 
Algo que também chamou atenção foi o pouco número de pessoas que acompanharam a visita de Cássio a essas cidades. Lembrando que no primeiro turno seu adversário, Ricardo Coutinho (PSB) obteve uma votação expressiva nos 20 municípios do Cariri Ocidental. Venceu em 18 deles e Cássio obteve vantagem em apenas dois (Ouro Velho e Gurjão). Desta forma a vantagem de Ricardo ficou acima dos 15 mil votos.
OPIPOCO/CARIRI EM AÇÃO
Dilma tem 52%, e Aécio, 48% dos votos válidos, aponta Datafolha
Levantamento com 4.389 eleitores foi feito nesta segunda (20). Margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (20) aponta os seguintes percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para a Presidência da República:

- Dilma Rousseff (PT): 52%
- Aécio Neves (PSDB): 48%

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".

De acordo com o Datafolha, na reta final da eleição, os candidatos continuam empatados, no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, mas Dilma aparece pela primeira vez numericamente à frente de Aécio em um levantamento feito após o primeiro turno.

No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 15, Aécio tinha 51% e Dilma, 49%.

Votos totais

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:

- Dilma Rousseff (PT): 46%
- Aécio Neves (PSDB): 43%
- Em branco/nulo/nenhum: 5%
- Não sabe: 6%

Na margem de erro, os candidatos estão empatados tecnicamente.

O Datafolha ouviu 4.389 eleitores no dias 20 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01140/2014.

Certeza do voto

O Datafolha também perguntou, entre os dois candidatos, em quem os eleitores votariam com certeza, em quem talvez votassem e em qual não votariam de jeito nenhum. Veja os números:

Dilma
45% - votariam com certeza
15% - talvez votassem
39% - não votariam de jeito nenhum
1% - não sabe

Aécio
41% - votariam com certeza
18% - talvez votassem
40% - não votariam de jeito nenhum
2% - não sabem

1º turno
No primeiro turno, Dilma teve 41,59% dos votos válidos e Aécio, 33,55% (veja os números completos da apuração no país).

G1