opipoco1@gmail.com

opipoco1@gmail.com
Ricardo Coutinho fecha as portas do Governo do Estado para João Henrique
Mesmo votando em Galdino, Ricardo não irá perdoar apoio do deputado a Cássio

Apesar dos esforços do deputado estadual João Henrique (DEM) para tentar uma reaproximação, as portas do Governo do Estado estão fechadas para o democrata, foi o que garantiu o próprio governador Ricardo Coutinho (PSB) durante reunião com aliados de Monteiro, cidade do deputado, nesta terça-feira (25).

Segundo fontes do Portal MaisPB, que participaram da reunião e são opositores de João Henrique em Monteiro, Ricardo não irá perdoar a “opção” do deputado nas eleições estaduais deste ano. Ele foi aliado do governador até o último mês de abril, mas rompeu com o socialista para apoiar a candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao Governo do Estado.

Com a derrota de Cássio, João Henrique tenta uma reaproximação com o governador e inclusive já declarou voto no candidato do governo a presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB), para legislatura 2015/2016. No entanto, o gesto parece não ter sensibilizado Ricardo Coutinho. 

Cristiano Teixeira - OPIPOCO
PF descobre esquema que desviou R$ 400 mil do INSS em duas cidades da Paraíba

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Monteiro e São João do Tigre


A Polícia Federal e o Ministério da Previdência Social iniciaram nesta quarta-feira a Operação Cariri, para desarticular organização criminosa especializada em fraudar benefícios previdenciários na Paraíba. Estima-se que a fraude tenha gerado um prejuízo acima de R$ 400 mil aos cofres públicos.

Dezesseis policiais federais, juntamente com servidores da Previdência Social, cumpriram quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 11ª Vara Federal/PB, nas cidades de Monteiro e São João do Tigre.

Os mandados foram cumpridos na Agência da Previdência Social (APS) em Monteiro, no Sindicato de Trabalhadores Rurais de São João do Tigre, e nas residências dos suspeitos.

As investigações mostraram que o grupo criminoso, que teria a participação de um servidor do INSS, criava documentos para comprovar o exercício de atividade rural durante o período necessário à concessão de aposentadorias e salários maternidade.

OPIPOCO

MaisPB
Mulher é atropelada e tem corpo mutilado em acidente entre caminhão ‘bitrem’ e moto, na Paraíba


Agricultora Etiene Eneas da Silva, 28 anos, ainda teve o corpo arrastado por vários metros
Moto que a vítima pilotava
Uma mulher morreu na manhã desta quarta-feira (26), no Km 111 da BR-101, no município de Alhandra, no Litoral Sul paraibano, durante a batida entre uma motocicleta e um caminhão, conhecido como ‘Bitrem’. A agricultora Etiene Enéas da Silva, 28 anos, teve o corpo arrastado por vários metros.

Segundo o delegado titular de Alhandra, Francisco Basílio, a vítima seguia com destino a Penitenciária Flósculo da Nóbrega, o ‘Presídio do Roger, em João Pessoa, para visitar o esposo que cumpre pena na unidade, quando foi atropelada pelo ‘Bitrem’, que é um caminhão com dois semi-reboques acoplados na traseira.

“Etiene foi atropelada quando seguia para o presídio visitar o esposo. A mulher teve o corpo mutilado. Pernas foram arrancadas. O corpo foi arrastado por vários metros. A vítima pilotava sozinha, morava na cidade de Pedras de Fogo e tinha três filhos”, revelou o delegado.

Ainda de acordo com o Francisco Basílio, a vítima não tinha habilitação para pilotar motocicleta. O motorista do caminhão fugiu do local do acidente e ainda não foi identificado. O corpo foi levado para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa.

Portal Correio


 Muitos produtores nordestinos ainda imaginam que a palma forrageira pode ser utilizada apenas como suporte alimentar para os animais no período de seca. Só que a planta, típica de regiões desérticas e famosa por armazenar uma grande quantidade de água, tem múltiplas funções e se explorada corretamente possui recursos para impulsionar toda uma cadeia alimentar. 

Um projeto desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), no Campus de Catolé do Rocha, tem mostrado a valor nutritivo da palma e como ela pode revolucionar a economia da região. Hortaliça de deserto riquíssima e caracterizada por dispor de alto poder de digestão, a planta pode ser transformada em solução para o sertanejo que ainda sofre com os efeitos dos fenômenos climáticos.

Coordenada pelo professor Alcides Almeida Ferreira, a pesquisa iniciada em 2007 já rendeu frutos. Os estudos realizados em um campo experimental da Escola do Cajueiro revelaram que a palma pode ser usada não apenas como suporte forrageiro, mas como matéria-prima que dá origem a produtos como picolé, sorvete, doces, sucos, cosméticos, licor e até a cachaça genuinamente nordestina.

Os produtos fabricados a partir das técnicas ensinadas por estudantes da UEPB, na unidade experimental montada no Câmpus IV, já foram comercializados em várias feiras e mostras da Paraíba. A produção, no entanto, ainda é pequena e visa apenas mostrar aos pequenos produtores que eles podem fabricar os produtos em suas propriedades e, assim, garantir uma renda própria a partir de uma planta de fácil adaptação ao semiárido.

palmaforrageira3“A palma é uma hortaliça de deserto que pode também servir para a alimentação humana. A culinária dessa planta é riquíssima. Em muitos restaurantes do México são servidos produtos a base de palma, por sua propriedade nutritiva”, explicou professor Alcides. Além de ser um alimento, a planta, segundo ele, tem índice de cálcio energético impressionante.

O idealizador da pesquisa destaca a parte farmacológica e cosmética da palma, como a produção de batons, shampoo, sabonetes entre outros. “Podemos fazer produtos de muita qualidade e a experiência de nosso projeto comprova isso”, garante. A iniciativa conta com uma parceria firmada pela UEPB com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Paraíba (FAEPA) e com o Sebrae.

Para aprender as técnicas e explorar corretamente o potencial da palma, os produtores participaram de dezenas de treinamentos oferecidos pela Universidade. Professor Alcides explica que, inicialmente, o objetivo da iniciativa foi trabalhar a conscientização dos produtores agrícolas através dos projetos de extensão da UEPB, como tentativa de impulsionar a atividade agrícola no Sertão. Trazer o agricultor para dentro da Universidade, apresentando a palma como uma das alternativas de suporte forrageiro para alimentar os animais nos momentos críticos foi o primeiro desafio.

palmaforrageira-660x330Através das pesquisas, os estudantes e professores passaram a utilizar tecnologias e metodologias de dias de campo que apresentam a palma forrageira como um dos principais alimentos de bovinos, caprinos e ovinos em épocas de estiagem. Nas experiências, os alunos de Agroecologia têm ensinado os produtores como plantar, cuidar e armazenar corretamente a planta e, principalmente, como transformá-la em farelo. “O agricultor descobre que ele tem uma matéria-prima importante dentro da propriedade, aonde para ele produzir qualquer outra ração, apenas vai trabalhar o farelo da palma”, disse professor Alcides.

Segundo o professor, o farelo de palma representa 70% da matéria-prima para qualquer ração animal. A cactácea tem toda uma capacidade para ser produzida de forma expressiva. No Sertão da Paraíba, é possível produzir até 350 toneladas por hectare, conforme o projeto desenvolvido no Câmpus IV.

Para desenvolver o projeto, o Departamento de Ciências Agrárias, responsável pela pesquisa, conseguiu junto à direção do Câmpus destinar uma área correspondente a um hectare para realizar os experimentos. A Universidade também se apropriou de tecnologia simples. Na área plantada foi utilizada um sistema de irrigação feita através de energia solar, a partir de um equipamento doado por entidades parceiras. O sistema de irrigação garante o andamento do projeto sem o uso de muita água. A Universidade vai entrar com os insumos agrícolas, aquisição de sementes e a produção da pesquisa.

Parte da produção de suporte forrageiro plantada na Escola do Cajueiro foi usada para manter os rebanhos de ovinos, bovinos e de caprinos do Câmpus. A outra parte serviu para realizar pesquisas e ainda fortalecer a cultura na região. Isso porque cada produtor recebeu certa quantidade de raquete da planta, resistente aos ataques da cochonilha do carmim que tem dizimado os palmares da Paraíba.

De acordo com Alcides Almeida Ferreira, em sete anos de execução, a UEPB treinou, capacitou e transmitiu conhecimentos para dezenas de agricultores de mais de 15 municípios da região, a exemplo de São Bento, Brejo do Cruz, Riacho dos Cavalos. No contato com os produtores, a Instituição ajudou na preparação do solo e fez a doação de 5 mil raquetes da palma para cada agricultor. Nesse período foram realizados mais de 50 eventos, entre treinamentos, seminários e encontros rurais.

Antes de partir para realizar a experiência, os agricultores aprendem a fazer o processo no Câmpus IV. O fatiamento da palma é feito em uma mini fábrica batizada de “casa de máquina” instalada no local. Na fábrica foi instalado um secador solar e um maquinário, que é usado para desidratar a planta e dela fazer ração, transformando-a em farelo. “Nossa meta é trabalhar a sustentabilidade desse projeto”, destacou o professor.

Para 2015, a meta do projeto é descobrir novas variedades da planta e desenvolver um novo sistema que vise atingir uma produção maior com uma significativa economia de água. A ideia é fazer duas colheitas no campo experimental durante o ano, potencializando ainda mais as pesquisas. “É possível se produzir satisfatoriamente com uma pequena lâmina de água e atingir uma produção superior a 350 toneladas de massa verde por hectare”, concluiu professor Alcides.

Com Ascom
Na sessão desta terça-feira (25) na Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado estadual Carlos Batinga (PSC), voltou a cobrar empenho do poder público em relação à barreira do Cabo Branco, em João Pessoa.

“O ponto mais importante da área geográfica da Paraíba está desmoronando há mais de 10 anos devido a falta de ações do Governo, mesmo existindo a disponibilidade de recursos, garantidos pelas bancadas estadual e federal paraibanas”, disse Batinga.

OPIPOCO
 
O Plenário do Senado deve votar hoje  o PLS 256/2005, que determina a prioridade do uso de armas não letais sobre as armas de fogo na ação policial — desde que essa opção não coloque em risco a vida dos policiais. O texto foi aprovado na última quarta-feira (19/11) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. 
 
De acordo com o projeto, armas não letais têm baixa probabilidade de causar mortes ou lesões permanentes e são projetadas para conter, debilitar ou incapacitar pessoas temporariamente. São exemplo desse tipo de instrumento gás lacrimogêneo, balas de borracha, spray de pimenta e arma de eletrochoque, também conhecida como taser.
O autor do projeto, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), destaca o crescimento da violência na ação policial, resultando em grande número de mortes, em especial de jovens. Para reduzir as ocorrências e manter a integridade física de pessoas em abordagens policiais, ele sugere disciplinar o uso da força pelos agentes de segurança, com prioridade para armas não letais.
Outros projetos.

A Lei Geral das Antenas (PLS 293/2012), de autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), também deve ser analisada pelo Senado nesta terça-feira (25/11). O projeto unifica regras para instalação e compartilhamento de torres, além de dar mais celeridade aos processos de autorização para as empresas de telecomunicações. Normas sobre o licenciamento e limites para a radiação também constam da proposta.
O Plenário da casa também deve retomar na próxima semana a votação do PLC 34/2014, de autoria do Executivo, que determina os casos em que forças estrangeiras podem transitar ou permanecer em território brasileiro, facilitando a autorização, por exemplo, para que aeronaves militares estrangeiras sobrevoem o país em certas situações. A votação foi suspensa no último dia 11 por falta de quórum. Por se tratar de um projeto de lei complementar, a aprovação da matéria depende de maioria absoluta, ou seja, 41 votos favoráveis.

Há ainda diversas Propostas de Emenda à Constituição na pauta do Senado. A PEC 5/2005, do senador Cristovam Buarque, busca conceder ao brasileiro residente no exterior o direito de votar para deputado. Hoje, só é possível o voto para presidente. As PECs 53/2007 e 56/2009 tratam de regras sobre transferência de terrenos de marinha e seus acrescidos. Já a PEC 46/2013, do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), disciplina a instituição de consórcio público destinado à atuação exclusiva no Sistema Único de Saúde e na atenção básica à saúde.

As PECs têm de passar por cinco sessões de discussão em primeiro turno e três em segundo turno. Em cada etapa, para serem aprovadas, precisam de pelo menos 49 votos favoráveis, correspondentes a três quintos dos senadores.
Outra matéria na pauta é o PLS 250/2005, do senador Paulo Paim (PT-RS), que estabelece critérios para a concessão de aposentadoria aos servidores públicos com deficiência. Com informações da Agência Senado.
 O Rei das diárias. Prefeito de Coxixola  torrou R$ 19.947,00 com diárias no ano de 2013.

Alguns gestores do Cariri tem consumido diárias exorbitantes dos cofres públicos, um exemplo é o prefeito do município de Coxixola, Givaldo Limeira De Farias (DEM), o pagamento de diárias de viagens, principalmente pelo gabinete do Prefeito, é de deixar a população da pequena notável em alerta, os gastos com diárias podem encobrir práticas que fogem a razoabilidade e, por vezes, se transformar num ralo por onde escoa o dinheiro público. Essa verba, de caráter indenizatório, pode ser usada como mecanismo para aumentar o salário dos legisladores municipais.

O Município de Coxixola, uma pequena cidade do Cariri  Paraíbano, localizada a   247 km da capital, com pouco mais de 1.800 habitantes, onde o Prefeito Sr. Givaldo Limeira de Farias, fez mais de 60 viagens no ano de 2013.  Segundo o TCE -PB, as  viagens foram para resolver problemas do município com diárias que variam entre R$ 140,00 a R$ 300,00 reais, a maioria para Campina Grande e João Pessoa, já este ano de 2014 já usufruiu da quantia de R$ 12.344,90 com diárias entre R$ 320,00 a R$ 400,00. De  tal atitude pode ser até legal, mas no mínimo imoral.

OPIPOCO


Motocicleta é roubada em cidade do Cariri paraibano


Uma moto foi roubada por volta das 16hs da tarde desta terça-feira (25), na Rua Marceano de Oliveira, no município de Sumé. 

A motocicleta roubada é uma Honda CG 125, de placa KKG 7850/PE, de cor vermelha. 

Segundo os motoristas que trafegam na rodovia que liga as cidades de Sumé ao Congo, uma moto com está semelhança foi vista trafegando na estrada. 

Com Jacquelline Oliveira
ONG paraibana lança campanha educativa sobre o trânsito

Durante o mês de dezembro, o Instituto de Acesso à Cidadania Ednice Maria Batista da Silva estará dialogando com a população paraibana, através da campanha “Não espere perder um familiar, mude sua atitude no trânsito”. Como foco educativo, a ONG pretende abrir caminhos para mudanças culturais na concepção de trânsito em nosso país, trabalhando a valorização da vida humana no cotidiano urbano.

Com base em números do Ministério das Cidades, são 40 mil vítimas fatais por ano nas ruas e estradas brasileiras. Essa “guerra” nas vias urbanas em nosso país tem como alvo principal pessoas entre 18 e 34 anos, causando impacto e mudando a trajetória de diversas famílias. Assim, a preservação da vida vem conquistando uma nova pauta entre os grandes temas no século XXI.

Para o fundador da ONG, Alcimar Martins, “A mistura de direção, embriaguez, e alta velocidade está transformando trânsito em sinônimo de morte no Brasil. Precisamos de leis mais rígidas, todavia, necessitamos mudar a mente de nossa população.”

O instituto tem como finalidade colocar em linguagem acessível à sociedade campanhas de Organizações Civis, além da constante fiscalização na aplicação das leis de trânsito. Nesses termos, a concepção da ONG coloca em debate nos diversos espaços sociais, o aprimoramento legislativo sobre o tema, com foco na eficácia das normas junto aos condutores e educadores em geral.

“Nossa perspectiva atual é criar canais de diálogo pra avançarmos na aprovação do Projeto de Lei nº 5568/2013, que tem como relator o Dep. Hugo Leal. Estamos atuando em diversas frentes, e tenho certeza da longa caminhada que estamos iniciando”, conclamou o idealizador da campanha, Alcimar Martins.

Breve Histórico

O Instituto de Acesso a Cidadania tem na sua origem a marca dos seus objetivos. No dia 19 de Janeiro de 2014, a senhora Ednice Maria Batista da Silva sofreu trágico acidente de trânsito no Cariri paraibano. Para Alcimar, filho da vítima, a fundação da ONG foi o caminho para superação, “uma vida que está mudando o destino de muitas”, finalizou Martins.
Senador da PB e ex-candidato a governador é indicado para o TCU

Nome de Vital do Rêgo será submetido à análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania; caso aprovado, ainda terá de passar pela análise do Plenário do Senado
Senador Vital do Rêgo
Com o encerramento do prazo para inscrição de nomes indicados para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), o senador paraibano Vital do Rêgo foi o único inscrito para a vaga do ministro José Jorge, obrigado a se aposentar porque completou 70 anos no último dia 18. Com isso, o parlamentar é o indicado à vaga pela bancada do PMDB.

O anúncio foi feito pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, na noite desta terça-feira (25).

Renan afirmou que o nome de Vital do Rêgo será submetido à análise da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Se aprovado, ainda terá de passar pela análise do Plenário do Senado. O TCU é um órgão de controle externo, auxiliar do Congresso Nacional.

Vital do Rêgo é relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias e analisa mais de 1.600 emendas parlamentares. Ele prometeu empenho no sentido de apresentar o texto final da LDO até a próxima quinta-feira (27) na Comissão de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, para discussão e votação.

A LDO dá origem à Lei Orçamentária Anual (LOA). Do total de emendas apresentadas ao projeto da LDO 2015, 1.235 são emendas que alteram partes do texto. As outras 418 são emendas ao chamado Anexo de Metas e Prioridades, que foi incluído na proposta do Executivo para que deputados, senadores, comissões e bancadas estaduais do Congresso possam determinar que ações, programas e obras têm de ser priorizadas pelo Governo Federal no próximo ano.

Além da LDO, Vital trabalha na relatoria do Código Penal e do Código de Processo Civil.

opipoco com  Portal Correio
PM e Bombeiros da PB convocam 1.632 candidatos para exames de aptidão física


Exames físicos serão realizados em João Pessoa, Campina Grande e Patos até o dia 13 de dezembro e o resultado será divulgado no dia 19 de dezembro. As matrículas acontecerão até o dia 31 de dezembro.


Polícia Militar
A Polícia Militar da Paraíba e o Corpo de Bombeiros estão convocando os 1.632 candidatos aprovados no Concurso Público para Soldados das corporações para realizarem, a partir desta quarta-feira (26), o Exame de Aptidão Física (EAF). Os exames físicos serão realizados em João Pessoa, Campina Grande e Patos até o dia 13 de dezembro e o resultado será divulgado no dia 19 de dezembro. As matrículas acontecerão até o dia 31 de dezembro.

O concurso foi realizado em agosto deste ano e ofertou 600 vagas, sendo 520 para a Polícia Militar e 80 para o Corpo de Bombeiros. De acordo com a presidente da Comissão de Avaliação Física do Concurso, coronel Maria Filha, em João Pessoa os testes físicos acontecerão no Centro de Educação da Polícia Militar, em Mangabeira, nos dias 26, 27, 28 e 29 de novembro e dias 1 e 2 de dezembro, sempre nos turnos da manhã e tarde. 

Em Campina Grande, os exames físicos serão aplicados nos dias 4, 5, 9 e 10 de dezembro, no campus de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); enquanto na cidade de Patos os candidatos ao Curso de Formação de Soldados farão os exames de aptidão física dias 12 e 13 de dezembro no campo de futebol “O Palmeirão” e no Tiro de Guerra.

Cada candidato terá dois dias de avaliação física. No primeiro dia, o teste consistirá em flexões na barra fixa; abdominal e corrida de 100 metros. No segundo dia, os candidatos vão praticar salto em altura e corrida de 12 minutos, conforme adiantou a coronel Maria Filha. 

O Corpo de Bombeiros, por sua vez, está convocando os candidatos para o Exame de Aptidão Física por grupos. 

Grupo 1 (Campina Grande)

- Ginásio de Esporte da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Rua Baraúnas, 351 – Bairro Universitário (Bodocongó), a partir das 7 h, nos dias 26, 27 e 28 de novembro.

- Grupo 2 – (Patos)

Tiro de Guerra de Patos – Rua Sargento Everaldo, 611, Bairro Belo Horizonte, dias 1, 2 e 3 de dezembro, a partir das 7h. 

Grupo 3 – (João Pessoa) 

Centro de Educação da PMPB – Rua Coronel Dr. Francisco de Assis Veloso, s/n – Mangabeira VII, nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, a partir das 7 h.


Portal Correio

 
O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) realizou, neste domingo (23), no município de Poção (PE), em parceria com a organização Procasur e a Cáritas Diocesana de Pesqueira, um intercâmbio produtivo entre grupos de rendeiras dos Estados da Paraíba e Pernambuco, com o objetivo de compartilhar experiências bem sucedidas da produção da renda renascença na região.

Participaram do evento as rendeiras da Associação de Resistência de Rendeiras de Cacimbinha (Arca) e da Cooperativa de Bens e Serviços de São João do Tigre (Coopertigre), ambas do município de São João do Tigre (PB), e rendeiras da Associação Cáritas Paroquial Cruzeiro de Poção, da região agreste de Pernambuco.

A coordenadora do Procase, Dirce Ostroski, destaca que as duas entidades representantes da Paraíba desenvolvem projetos voltados ao desenvolvimento sustentável da renda renascença no Cariri do estado. “Estamos investindo aproximadamente R$ 300 mil nesses dois projetos, com aquisição de equipamentos, reforma do local de trabalho e compra de matéria prima, além das capacitações técnicas e dos intercâmbios produtivos, visando à qualificação dos grupos de mulheres e a difusão de conhecimento”, comenta.

Para a representante da Procasur no Brasil, Lia Poggio, o intercâmbio foi um momento rico de diversos saberes. “Foi um espaço para os grupos de rendeiras, de Poção e São João do Tigre compartilharem conhecimentos e experiências, mas também de apontarem os desafios, as fragilidades, as chaves de sucesso e os êxitos enquanto coletivos que estão no semiárido”, afirmou.

O intercâmbio serviu como atividade preparatória para a “Feira de Conhecimento”, que será realizada nos dias 6 e 7 deste mês, no município de Monteiro, com a temática da renda renascença, evidenciando as experiências bem sucedidas desenvolvidas pelas associações e cooperativas de rendeiras dos dois Estados, e a produção do setor na região.

PROCASE – Resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida), o Procase beneficia projetos de associações e cooperativas rurais de 56 municípios do semiárido paraibano, onde serão investidos US$ 49,6 milhões, aproximadamente R$ 100 milhões, sendo 50% dos recursos oriundos do Fida e 50% do Governo, para um período de seis anos.
IFPB DE MONTEIRO REALIZA EVENTO NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) Campus Monteiro, realizará do dia 8 a 11 de dezembro de 2014 o “I ENTEC – Encontro de Tecnologia da Construção”.

Com o objetivo de apresentar para a comunidade os resultados de pesquisas científicas realizadas pelos estudantes do curso, o ENTEC proporcionará aos participantes, várias palestras, dentre elas “Os Benefícios sociais da transposição” tendo em vista que a transposição do Rio São Francisco é um assunto tão relevante e presente em nossa região.

A programação também contará com oficinas, mesa redonda e minicursos na área de construção civil, além de acesso à cultura por meio de apresentações artísticas e um concurso de fotografias, que premiará o vencedor do primeiro lugar com um Ipad.

As inscrições para o evento são limitadas e podem ser feitas através do site: www.entec-ifpb.com.br, onde é possível encontrar mais detalhes sobre o envento, como o edital para o concurso de fotografias.
Reajuste de 20,83% nas contas da Energisa gera impacto no bolso dos paraibanos
O reajuste de 20,83% concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) à Energisa vem causando um efeito devastador na economia paraibana, na avaliação economistas entrevistados pelo ClickPB. Os novos valores tarifários que vem sendo cobrados desde setembro, atingiu as contas de energia dos paraibanos que residem em municípios atendidos pela Energisa.

A Energisa havia solicitado um reajuste de 27,23% mas o órgão regulador autorizou 20,83. Seis municípios atendidos pela Energisa Borborema -- Boa Vista, Campina Grande, Fagundes, Lagoa Seca, Massaranduba e Queimadas -- não foram atendidos pelo reajuste, uma vez que a revisão tarifária da companhia somente será avaliada no mês de fevereiro de 2015. Ficaram de fora os moradores de Pedras de Fogo, que são atendidos pela Celpe (PE).

O reajuste das tarifas da Energisa Paraíba, tiveram aumento médio de 21,81%. Para consumidores residenciais, as tarifas subiram 21,43%, e para grandes consumidores, como indústrias, 22,75%. A Energisa atende 1,3 milhão de unidades consumidoras na Paraíba.
Prefeitura de Serra Branca não conclui obra da creche e MEC promete barrar recursos para novos projetos no município
A falta de gestão no município de Serra Branca está chamando a atenção dos órgãos federais e a cidade poderá ser penalizada pela lentidão nas obras lideradas pelo Executivo. O Ministério da Educação prometeu barrar recursos para novos projetos enviados pela Secretaria de Educação caso a creche do bairro dos Pereiros não seja concluída.

A creche foi um projeto conseguido pela gestão do prefeito Eduardo Torreão, quando de um projeto enviado pela ex-secretária de educação Dalvanira Barros Leão. A cidade foi uma das poucas do Cariri contempladas com o benefício, mas já teve seu prazo de conclusão encerrado há quase dois anos.

A obra orçada em R$ 1.393.500,00 já teve todo o recurso liberado e está com mais de 90% de conclusão, mas com atividades paralisadas há vários meses fazendo com que o município perca todos os prazos solicitados ao Ministério da Educação. A creche teve seu prazo inicial de entrega para março de 2013, pediu prorrogação para março de 2014 e sem habilidade para concluí-la, fez um aditivo para o último mês de setembro. O Ministério da Educação agora poderá requisitar a devolução dos recursos liberados e a creche poderá se tornar um grande “elefante branco” sem conclusão.

No momento, a Prefeitura de Serra Branca tem R$ 423 mil em conta para pagamento da última parcela da obra. A empresa responsável culpa o prefeito Eduardo Torreão pelo atraso e o gestor atribui a responsabilidade à empresa, sem que nenhum explique qual a pendência existente entre ambos.

A comissão de fiscalização criada pela Câmara de Vereadores de Serra Branca precisará dar uma resposta à sociedade e ao Ministério Público quanto ao impasse. 
Enquanto isso, estudantes serra-branquenses reivindicam o envio de novos projetos para o MEC solicitando mais ônibus escolares para o município e o pedido poderá ser negado pela inércia da Prefeitura.

DE OLHO NO CARIRI
OPIPOCO
Homem reage a assalto, joga caminhão por cima de moto e mata suspeito no Sertão


Caminhoneiro chegou a ser ferido superficialmente com estilhaços de disparo efetuado por um dos suspeitos pela tentativa de assalto, que permanecia sendo procurado pela polícia após fugir do local.

Local onde o corpo do suspeito foi encontrado

Uma tentativa de assalto terminou com a morte de um dos suspeitos pelo ato, na noite desta segunda-feira (24), na rodovia PB-262, nas proximidades do local conhecido como “curva do nove”, entre os municípios de Patos e São José do Bonfim. O motorista de um caminhão, ao perceber que seria assaltado por dupla em uma motocicleta, jogou o veículo por cima da mesma, o que resultou na ocorrência fatal. Segundo a Polícia Civil de Patos, como resposta à ação desesperada, um dos homens efetuou um disparo e o caminhoneiro foi atingido com estilhaços do projétil na área da boca.

A polícia informou que o motorista seguia em um caminhão carregado com frango. Ele faria uma entrega em um assentamento chamado Tubarão, quando foi surpreendido pelo anúncio do assalto.

Mesmo ferido, ele conseguiu seguir até um posto de combustíveis no bairro Alto da Tubiba, em Patos, onde acionou a Polícia Militar. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado. Segundo a atendente Suely, do Samu do município, o caminhoneiro sofreu apenas ferimentos superficiais e se recusou a ser conduzido para o Hospital Regional de Patos, pois não poderia abandonar a carga.

Os policiais foram até o local indicado pelo motorista e encontraram apenas um homem, já sem vida. O outro permanecia foragido. A Polícia se encontrava na tentativa de localizá-lo.

Conforme explicou o agente André, da Polícia Civil de Patos, o caminhoneiro deverá ser chamado para prestar esclarecimentos sobre o caso, mas, após ser ouvido, “provavelmente será liberado devido às circunstâncias do momento da ação, que podem caracterizar legítima defesa”.

Agentes do Instituto de Polícia Científica ainda realizavam os trabalhos de perícia e conduziriam o corpo do suspeito pelo assalto para o Instituto Médico Legal de Patos. A identificação do mesmo ainda não havia sido realizada.
portalcorreio
OPIPOCO
João Henrique, Edmilson Soares e Branco Mendes confirmam apoio a Galdino

Eles elogiaram a gestão de Ricardo Marcelo, mas destacaram a alternância de poder como fator crucial para o apoio a Galdino.
Os deputados João Henrique, Edmilson Soares e Branco Mendes, nessa ordem, acabam de confirmar oficialmente o apoio a Adriano Galdino para presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba.

Os três ocuparam a Tribuna no início da sessão ordinária desta terça-feira (25). Eles elogiaram a gestão de Ricardo Marcelo, mas destacaram a alternância de poder como fator crucial para o apoio a Galdino.

João Henrique disse que é a favor ao fim da reeleição na Casa e que o atual presidente já tinha lhe confidenciado o desejo de não continuar a frente do cargo.

Já Edmilson Soares afirmou que optou pela chapa pelo formato proposto, com Galdino no Biênio 2015-2016 e Gervásio Maia para o biênio 2017-2018.

O deputado Branco Mendes fez o discurso para, segundo ele, por fim as especulações. "Aqui venho afirmar que quando assino um documento, eu não mudo nunca a minha posição", disse Branco confirmando que assinou a lista de apoio a Galdino.

opipoco
WSCOM Online
Prefeita é acusada de comprar vereadora por R$ 100 mil para eleger presidente da Câmara
Carmelita Ventura nega compra e classifica denúncia de desespero da oposição
O vereador de Livramento, Guilherme Vilar (PSB), acusou a prefeita da cidade Carmelita Ventura (PR), de ter pagado R$ 100 mil de propina a vereadora, Joana Paula (PMDB), para ela votar em Adeilson "Padim" (DEM), que foi eleito presidente da Câmara Municipal pela bancada de situação na última sexta-feira (21). Joana Paula foi eleita vice de Adeilson.

Guilherme, que a princípio seria candidato a presidente da Câmara pela oposição, também confessou em uma gravação feita a partir de ligação telefônica para o radialista Ernandes Gouveia, da rádio Paronâmica FM de Campina Grande, ter dado R$ 20 mil de propina Joanna Paula e que lhe daria mais um “mensalinho” de R$ 1.800 durante os 24 meses do mandato para que ela votasse nele. Porem a vereadora, segundo Guilherme, teria recebido R$ 100 mil em espécie da prefeita e aceitado fazer parte da chapa encabeçada por "Padim" como candidata a vice e lhe devolveu os R$ 20 mil. Também em contato com o radialista Erenandes Gouveia a prefeita Carmelita Ventura negou que tenha dado algum tipo de propina a Joanna Paula, que, segundo ela, já era vereadora da base de situação. Ela classificou a denúncia como desespero da oposição, do vereador Guilherme.

“Quero deixar claro, principalmente para o vereador Guilherme, que fez a denúncia, que isto não existe isto, é uma inverdade. Quero que ele prove, que saber se ele tem como provar na Justiça. Não precisamos comprar ninguém, temos a Câmara desde o primeiro mandato”, afirmou.

MaisPB com informações Ernandes Gouveia


 A Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com o Sesc Pernambuco, realiza o VIII FLIS – Festival Literário do Sertão. O evento, que será realizado desta quarta-feira (26) ao sábado (29), objetiva criar condições para a produção, divulgação e a recepção da poesia regional e da literatura infanto-juvenil através de atividades que garantam a participação e interatividade dos alunos das escolas públicas.

Na programação apresentação de teatro, violão, dança, sanfona, palestra, lançamento de livro e show’s com As Severinas, Pierre Tenório e os Virgulados e o Grupo Sagaranna. Haverá a Missa dos Poetas de Sertânia e a visita de escritores nas escolas públicas municipais.

A unidade móvel de artes cênicas do Sesc estará em Sertânia para o VIII FLIS. Adaptada com um palco de 7m x 7,10m, camarim climatizado, 10 mil watts de som, 25 mil watts de luz, a unidade, que ficará estacionada na Praça de Eventos, ainda possui um projetor e telão para exibição de filmes.

Confira toda a programação:

Quarta-feira (26/11/2014)

Local: Praça de Eventos

Horário: 19h
Conexão 171
(Comédia teatral produzida e dirigida por Flávio Magalhães e Wilton Augusto)
Apresentação das escolas de Violão, Teatro, Dança e Sanfona da Secretaria Municipal de Juventude, Cultura, Esporte e Turismo. Haverá a Missa dos Poetas de Sertânia,

Quinta-feira (27/11/2014)

Local: Escolas Municipais

Horário: 9h
Mostra de Literatura NOS POS – Um Escritor na Minha Escola
(Escritores como Pedro Américo, Galdêncio Neto, Josessandro Andrade, Antônio Amaral, Genival Pereira (Gato Novo) vão às escolas municipais para debater com os alunos sobre a importância de ler e produzir crônicas, poesias e textos)

Local: Câmara de Vereadores

Horário: 15h
Mesa de Debates: A fala do autor com Profº Dr. Antônio Jorge de Siqueira (UFPE) e o Profº Dr. Antônio Paulo Rezende (UFPE) – Tema: Labirintos da Modernidade

Local: Praça de Eventos

Horário: 19h
Lançamento do livro LABIRINTOS DE MODERNIDADE
(Obra do professor e doutor Antônio Jorge de Siqueira, com a participação do professor e doutor Antônio Paulo Rezende, ambos da UFPE.
Missa dos Poetas de Sertânia
(Celebração do Padre Luizinho)
II Noite dos Poetas do Povo
(Participação de Antônio Amaral e homenagem ao escritor Marcos Cordeiro)

Sexta-feira (28/11/2014)

Local: Praça de Eventos

Horário: 19h
Show’s:
- Calú Vital (Cantigas do Sertão para Voar)
- Pierre Tenório e os Virgulados

Sábado (29/11/2014)

Local: Praça de Eeventos

Horário: 19h
Show’s:
- As Severinas
- Grupo Sagaranna

  O Pipoco alerta aos pais para os cuidados com os pequenos para evitar que eles se machuquem durante as brincadeiras no parque da criança na praça João Pessoa.

Nossa redação recebeu  reclamações de várias mães denunciando o estado de calamidade em que se encontra o parquinho da criança na praça João Pessoa. Que ao levarem seus filhos no local, se indignaram com a situação de “Abandono”. Brinquedos quebrados e  enferrujados,colocando em risco a vida das crianças  são algumas das  principais reclamações dos Pais .

Dados do Ministério da Saúde mostram que as quedas com crianças entre 1 e 9 anos são a quinta causa de morte no Brasil, seguida de queimaduras e acidentes de trânsito. 

É importante, nesse caso, verificar se os equipamentos são apropriados para a idade do pequeno e se os brinquedos  estão adequados. Além disso, é bom ficar atento a perigos como ferrugem, pregos expostos, superfícies instáveis ou quebradas. 

  Esperamos que a prefeitura tome alguma atitude em relação a manutenção dos Parques infantis de Monteiro, antes que algo mais grave venha acontecer com alguma criança.Confira fotos abaixo.




 

OPIPOCO


 A  Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Monteiro em nome do Pastor Silvio Jorge lançou  no dia (23) o site da igreja. Para quem quiser acessar e ter informações sobre os  e só acessar no endereço eletrônico ohttp://www.admonteiro.com.br.
 
O Pastor Silvio Jorge avisa também que o site da igreja os irmãos poderão acompanhar noticias,programação dos cultos, eventos , reuniões etc  em relação a Igreja Assembleia de Deus em Monteiro.

O site foi uma oferta de um  bloguista irmão  " Flaviano Torres e de sua esposa Eurides Torres".

OPIPOCO

SEM TRANSPARÊNCIA: Prefeito caririzeiro não envia prestação de contas à Câmara desde fevereiro deste ano
Numa Democracia como a vigente no Brasil, a mais importante função de um vereador é o controle e a fiscalização dos atos do Executivo, impedindo-lhe os abusos. Em Parari, cidade situada há 240 km da capital João Pessoa, os vereadores do município estão despreocupados ou sem condições de realizar sua principal atividade. Isso porque ferindo a lei, a Prefeitura Municipal de Parari está há 10 meses sem enviar balancetes com as prestações de contas do município e demonstra total desrespeito com o Poder Legislativo e descompromisso com a transparência devida à população.

O último balancete de contas enviado a Câmara de Vereadores de Parari foi em janeiro deste ano e de lá para cá, o prefeito José Josemar está fazendo o que quer com o dinheiro repassado mensalmente a Prefeitura, sem nenhum controle do principal órgão fiscalizador do município.

O balancete, segundo o presidente da Câmara de Vereadores Diógenes Correia, fica a disposição na Casa para que os vereadores e a população possam ter acesso e acompanhar o que a Prefeitura está fazendo com o dinheiro público, mas mesmo solicitando várias vezes, o presidente disse que não recebeu até o momento nenhuma sinalização de cumprimento desta obrigação por parte do Executivo.

Por falar em descumprimento, o presidente denunciou, após ser procurado por nossa reportagem, que desde o ano de 2013, nenhum Projeto de Lei aprovado e enviado pela Câmara de Vereadores foi sancionado pelo prefeito Josa. Segundo ele, os projetos tramitam apenas na Casa e quando para a Prefeitura seguem, voltam sem nenhum visto do prefeito, num total desrespeito à Casa Legislativa da qual o gestor fez parte por 4 mandatos consecutivos.
OPIPOCO com
De Olho no Cariri

Luís Torres afirma carta de demissão coletiva, demonstra apoio de todos os secretários por reforma do governo
Em entrevista a rádio Correio FM, o secretário de comunicação do Governo do Estado, Luís Torres, declarou que a carta de demissão coletiva escrita pelo secretariado estadual representa que todos estão empenhados em apoiar as decisões do governador Ricardo Coutinho (PSB) na reforma administrativa do segundo mandato.

Luís Torre enfatizou que não haveria necessidade da carta, mas o secretariado optou por contribuir com a escolha de superação do primeiro mandato do governador.

- Nem haveria a necessidade legal nem política de se fazer a carta, porque cabe ao governador a prerrogativa plena de fazer as alterações. O gesto foi para mostrar que os secretários estão dispostos a contribuírem com essa alteração. É uma luta para superar o primeiro mandato – disse.

Os secretários e os dirigentes da administração indireta, em decisão conjunta, resolveram colocar os cargos à disposição do governador Ricardo Coutinho para que o Chefe do Executivo possa conduzir, sem obstáculo, a reforma administrativa, começa as especulações dos partidos aliados como PMDB e PT vão ocupar os cargos. Dos 27 atuais cargos do 1º escalão, quatro não sofrerão alterações. São pastas ocupadas por pessoas de extrema confiança do governador. Devem permanecer nos cargos, João Azevedo na pasta de Recursos Hídricos, Luis Torres na Comunicação, Claudio Lima na Segurança Pública e o coronel Euller Chaves na Polícia Militar.

Os demais cargos, inclusive os que exigem um perfil mais político, como Secretaria de Governo, Casa Civil e Desenvolvimento e Articulação Municipal, e os cobiçados da Administração Indireta, como Suplan, DER, Cagepa, Docas e Detran, podem ter novos titulares, dependendo das conversas entre Ricardo Coutinho e os partidos que contribuíram para sua vitória.

PBAgora
Cotado para presidência da ALPB, Adriano Galdino comemora apoios e minimiza críticas de Manoel Ludgério 

Reeleito com mais de 40 mil votos, o deputado estadual Adriano Galdino, do PSB, comemorou, em entrevista ao PB Agora, nesta segunda-feira (24), a adesão de 21 deputados ao seu nome para presidir a Assembleia Legislativa da Paraíba no 1º biênio da próxima legislatura e revelou que novos nomes poderão engordar a lista.

O parlamentar, que defende uma Mesa eclética, fruto da alternância de poder, revelou que conversará com outros deputados, mas preferiu não citar nomes para não se precipitar. “A alternância de poder é salutar, a prova disso é que já sou candidato no primeiro biênio e Gervásio é o nosso candidato para o segundo biênio, defendemos uma Mesa eclética, com a participação de todos os partidos, para que possamos administrar juntos e de forma colegiada”, falou.

Indagado se a conversa seria com algum tucano, Galdino disse que ainda não teve a honra de ter algum tucano apoiando esse projeto de alternância de poder.

“Nossa lista é composta de 21 nomes, mas ainda podemos aumentar para 22 esta semana, irei conversar com esse deputado e acredito que essa lista será aumentada ainda nesta semana, pois para ganhar é preciso 19 apoios, nós já temos 21, mas e se Deus quiser chegaremos a 22 deputados que querem uma Assembléia mais colegiada, mais plural e mais coletiva”, completou.

A reportagem do PB Agora insistiu, mas Galdino preferiu não revelar o nome. “Estou evitando dar entrevistas para inibir interpretações alem das palavras, no momento certo todos saberão”, explicou.

Sobre as críticas do deputado Manoel Ludgério (PSD), que classificou a lista como uma desconfiança, Galdino adotou a postura diplomática e também não quis polemizar.

“Ludgério fala como quer, prefiro não comentar”, falou. Ludgério foi o deputado estadual mais votado no último pleito e considerou a movimentação em torno da antecipação do pleito como um casuísmo político.

"Acho isso um casuísmo e uma falta de respeito à Casa. Acredito que cada coisa tem que ter seu tempo. A bancada governista, que está propondo isso, demonstra, com isso, a desconfiança com os recém aliados. No momento em que se costura um entendimento de fazer duas eleições - e soube que setores dos novos aliados queriam antecipar o segundo biênio para que ocorresse na primeira votação. Isso para mim não cheira bem. A eleição para o primeiro biênio deve ser em 1º de fevereiro e depois é que a Assembleia de forma consensual deve discutir o segundo biênio", falou à época.

PB Agora
Vereador Paulo Sérgio pode deixar a vida pública

Na manhã desta segunda-feira (24), recebemos a informação de que o vereador monteirense Paulo Sérgio estaria pensando seriamente em deixar a vida pública. Mais quais os motivos? Um deles é o acúmulo de atividades na vida empresarial que estariam impossibilitando o mesmo de dar seguimento as suas atividades legislativas. Outro motivo seria os conselhos de amigos próximos ao vereador para que o mesmo deixasse o meio político, dedicando-se mais a família e aos negócios particulares. Procurado, o vereador não afirmou, mas também deixou o que antes era tratado aos risos, hoje um assunto levado com mais seriedade.

- O que posso afirmar, é que nos últimos dias tenho pensado com mais tranquilidade sobre o assunto. Nos últimos anos, amigos mais próximos têm me aconselhado a viver com mais tranquilidade, viver mais pra família. O ritmo político ultimamente tem sido frenético. E temos deixado muito coisa de lado em prol do legislativo, e dos compromissos que temos com amigos e correligionários. Mas não é uma decisão fácil, sei da responsabilidade, das pessoas que de mim dependem. Politicamente vivo um bom momento, mas nossa vida particular tem que ser vista com mais carinho, e digo que a porcentagem que antes era zero, hoje subiu para os 50% – falou Paulo Sérgio.

Nos bastidores da politica monteirense, sabe-se que Paulo Sérgio é um dos nomes fortes para concorrer a poder municipal em 2016. Conhecendo o vereador, e o momento empresarial que vive, a possibilidade de deixar a vida pública é uma decisão que pode mesmo ser anunciada em breve.

OPIPOCO
CL
PMDB indicará Vital do Rêgo para vaga no TCU

O paraibano Vital do Rêgo está cada vez mais próximo de ser indicado como ministro do TCU. Antes dado como uma possibilidade, agora é uma certeza. Segundo o Jornal O Globo, em matéria assinada pelas jornalistas Simone Iglesias e Maria Lima revelam que a bancada do PMDB no Senado indicará nesta terça-feira o nome de Vital do Rêgo (PB) para vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Aberta com a aposentadoria de José Jorge. A indicação cabe ao Senado e havia um entendimento prévio entre o presidente da Casa, Renan Calheiros, e a presidente Dilma Rousseff de apoiar a ministra Ideli Salvatti (Direitos Humanos) para o tribunal, mas a rejeição à ministra entre os senadores peemedebistas levaram à indicação de um nome do próprio partido.

Ideli estava visitando os gabinetes dos senadores, em campanha, mas há muita resistência à sua indicação pela relação ruim que se estabeleceu entre ela e o Congresso no período em que foi ministra da Secretaria de Relações Institucionais. A indicação de Vital enfraquece as chances da petista, porque a bancada do PMDB é a maior do Senado e são necessárias 28 assinaturas de senadores para subscrever a indicação. Após a validação do requerimento, o pretendente a ministro do TCU deve ser sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça e, depois, ser aprovado no plenário do Senado. O nome é ainda submetido ao plenário da Câmara. As votações em todas essas instâncias são secretas.

Confiram a matéria na integra: PMDB indicará Vital para vaga no TCU

A indicação de Vital do Rêgo (PB) enfraquece as chances de Ideli Salvatti, ministra dos Direitos Humanos BRASÍLIA - A bancada do PMDB no Senado indicará nesta terça-feira o nome de Vital do Rêgo (PB) para vaga de ministro do Tribunal de Contas da União, aberta com a aposentadoria de José Jorge. A indicação cabe ao Senado e havia um entendimento prévio entre o presidente da Casa, Renan Calheiros, e a presidente Dilma Rousseff de apoiar a ministra Ideli Salvatti (Direitos Humanos) para o tribunal, mas a rejeição à ministra entre os senadores peemedebistas levaram à indicação de um nome do próprio partido. Renan já havia indicado este ano Bruno Dantas para a vaga de Valmir Campelo, que se aposentou em junho passado.

Ideli estava visitando os gabinetes dos senadores, em campanha, mas há muita resistência à sua indicação pela relação ruim que se estabeleceu entre ela e o Congresso no período em que foi ministra da Secretaria de Relações Institucionais. A indicação de Vital enfraquece as chances da petista, porque a bancada do PMDB é a maior do Senado e são necessárias 28 assinaturas de senadores para subscrever a indicação. Após a validação do requerimento, o pretendente a ministro do TCU deve ser sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça e, depois, ser aprovado no plenário do Senado. O nome é ainda submetido ao plenário da Câmara. As votações em todas essas instâncias são secretas.

Redação com O Globo
Quarenta e três celulares e quarenta e seis carregadores de celulares, além de drogas, foram encontrados nesta segunda-feira (24), durante uma operação pente fino na Penitenciária Desembargador Sílvio Porto, na Capital paraibana. Os produtos ilícitos estavam na posse de um dos detentos da unidade prisional.

O diretor da casa de detenção, José Rodolfo, contou que a operação pente fino é rotineira e continuará sempre buscando barrar a entrada de entrada de produtos proibidos no presídio.

Já o secretário de Administração Penitenciária, Walber Virgolino, declarou que as operações pente fino devem continuar ocorrendo em todos os presídios da Paraíba.

“Faz parte de uma determinação nossa de intensificar as operações pente fino e reforçar a fiscalização de entrada dos materiais ilícitos nos presídios. Sempre que possível iremos realizar estas operações”, afirmou.

OPIPOCO/ COM MAISPB

  A  Montran faz modificações  no trânsito de Monteiro, a partir de hoje dia 24/11/14,o trecho da Rua Coronel Manoel Rafael no cruzamento da Rua Gilverson de Araújo Cordeiro, tendo como início a Farmácia Popular, até o cruzamento da Rua Sizenando Rafael mudará de duplo sentido para sentido único descendo.

Também haverá no trecho da Rua Sizenando Rafael, do cruzamento até o início da Epaminondas de Azevedo, que adotará sentido único. As modificações visam contribuir no melhor fluxo de veículos e para comodidade dos pedestres.
Fotos: Edvan José
 
 




Uma ex-modelo mato-grossense saiu da sua cidade em busca de oportunidades para a carreira, rumo a São Paulo, e uma vez na terra da garoa encontrou um outro caminho: o crack. Loemy, de 24 anos, 1,79 metro de altura e olhos verdes, chama a atenção em meio à sujeira do local conhecido como cracolândia, no centro da capital paulista.
Em entrevista a revista Veja São Paulo, na semana passada, a jovem contou que, quando não está sob o efeito de drogas, é uma pessoa lúcida e articulada, com consciência da sua situação: “Quando me mudei para São Paulo e descobri que existia um lugar como a cracolândia, fiquei horrorizada com aquelas pessoas na rua. Hoje, eu é que estou nessa situação”, disse.
Loemy assumiu que consome cerca de cinco pedras de crack por dia, a um valor de R$ 10 cada, e para conseguir o dinheiro se prostitui. A ex-modelo contou à revista que se sente humilhada ao pedir esmola e que, uma vez, tentou roubar uma senhora, no entanto, ao empurrá-la para pegar a bolsa, sentiu-se mal ao vê-la cair no chão e prometeu nunca mais repetir a ação.
A ex-modelo lembra ainda o dia e horário em que fumou crack pela primeira vez: 15 de setembro de 2012, às 4h da manhã. Loemy disse que estava em um táxi e, em vez de ir direto para casa onde morava com outras duas meninas, desviou o caminho e desceu perto da Praça Júlio Prestes para comprar maconha. Contudo, foi assaltada e o desespero por ter perdido o pouco dinheiro que lhe restava tomou conta: “Até que colocaram um cachimbo na minha boca. Foi como uma tomada para carregar”.
Loemy nasceu em um município de aproximadamente 50 mil habitantes, no interior do Mato Grosso e é a filha mais nova de uma empregada doméstica e um garimpeiro. A mãe, Elizabeth, conversou com a revista e contou que foi a São Paulo em junho de 2013 para tentar convencer Loemy a voltar para a cidade onde nasceu, para fazer tratamento, mas não obteve sucesso. Agora, apela para as orações.
“Já tentei interná-la, mas não deu certo. Toda noite fico de joelhos e oro por duas horas, pensando quantas noites ela não dorme com fome. A única solução é conseguir um tratamento em São Paulo”, falou Elizabeth, que é fiel da igreja evangélica Congregação Cristã no Brasil.
Outras pessoas também tentaram tirar a ex-modelo das ruas oferecemdo-lhe casa, tratamento, passagem de volta para casa, mas o vício sempre a levava de volta para a cracolândia. No ano passado, ela chegou a passar pelo Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), na capital paulista, mas se negou a ser internada e também não quis passar por atendimento psicossocial. 
Na infância, foi abusada sexualmente pelo padrasto. Nas ruas, também já foi violentada. A vaidade dos tempos de modelo já não existe mais. Apesar da situação em que vive e do passado que ela lembra alternando dores e alegrias, Loemy ainda deseja sair dessa e voltar a estudar: “Quero ser engenheira, acho que estou velha demais para ser modelo”, contou.
  
A Polícia militar do município de Prata  registrou uma tentativa de assalto a uma residência Neste domingo (23). O interessante dessa historia é que o assaltante se deu mal, pois o dono da residência o imobilizou.

De acordo com informações da PM,  quando a polícia chegou ao local o acusado tinha sido dominado pela vítima após uma luta corporal. Seu Artur reagiu a ação do acusado, que estava portando uma arma branca e por sorte conseguiu imobilizá-lo.
A guarnição da PM fez a condução dos envolvidos no caso até a delegacia de Monteiro para serem apresentados as autoridades competentes.
 
OPIPOCO
O ex-prefeito do município de Prata, Marcel Nunes, foi condenado pelo Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) a devolver mais de R$ 17 mil aos cofres públicos. Os recursos seriam oriundos do Funcep (Fundo de Cobate a Erradicação da Pobreza) e deveriam ter sido usados na construção de um posto tubular.

O TCE realizou uma inspeção na cidade e não foi encontrada nenhuma obra realizada com o referido recurso, além disso, a obra foi considerada desnecessária, já que a cidade já possuía uma obra semelhante.

OPIPOCO com Assessoria

 

Maria dos Anjos foi socorrida para o Hospital Regional, onde recebeu atendimento médico e depois foi liberada. Confira os detalhes


Vítima sofreu ferimentos pelo corpo (Fotos

Um grave acidente foi registrado por volta das 16:30h deste domingo (23) na BR 230 próximo a sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município de São Mamede. A médica pernambucana, Maria dos Anjos, ficou ferida após perder o controle e capotar seu veículo.

De acordo com informações da PRF, a médica conduzia um automóvel Gol de cor prata quando foi surpreendida por outro carro na contramão tentando ultrapassar um caminhão. Para evitar a colisão, ela desviou e acabou perdendo o controle da direção e capotando o veículo que foi arremessado para fora da pista.

Com o impacto a vítima sofreu ferimentos pelo corpo, mas foi salva pelo cinto de segurança. ““Eu estava de cinto e por isso estou bem. Aconselho a todos utilizar o cinto sempre”, disse ela.

Maria dos Anjos foi socorrida para o Hospital Regional de Patos, onde recebeu atendimento médico e depois foi liberada.








 OPIPOCO
 

DIÁRIO DO SERTÃO
FOTOS :Francisco Sales)